Husqvarna planeja retorno ao Mundial de Motocross com equipe de fábrica

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Pit Beirer falou sobre o assunto nesta semana – Foto: Ray Archer / Youthstream

Depois de a KTM anunciar no início do ano a compra da Husqvarna, começam a surgir as primeiras informações sobre a volta da marca ao circuito do motocross mundial.

Pit Beirer, ex-piloto e chefe de competições da KTM, concedeu entrevista a Youthstream (organizadora do Mundial de MX) e falou sobre o assunto.

É claro que a intenção não será substituir a equipe KTM, que atualmente domina o Mundial com Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings, mas a proposta é montar um time de fábrica forte para a temporada de 2014, trazendo assim a Husqvarna de volta ao “primeiro escalão”.

– A Husqvarna é uma marca top, com muita história. Ela foi fundada em torno de 1900 e foi uma das marcas que ajudou a desenvolver o motocross. Temos uma estratégia para ela no Mundial de 2014. Já existe desenho das motos, mas ainda não podemos falar dos detalhes. É sabido que teremos uma equipe de fábrica da Husqvarna em 2014 – adianta Beirer.

Quem serão os pilotos? Como será a estrutura deste time? Ainda são perguntas sem respostas objetivas.

– Temos dois diferentes tamanhos de companhia. A KTM vende 100 mil motos (por ano), enquanto a Husqvarna vende 20 mil. Para vencer corridas, você precisa ter um grande piloto na moto, então, se fizermos as coisas na Husqvarna como fazemos na KTM, tenho certeza que teremos sucesso. O importante é ter pessoas boas no que fazem em sua equipe, então temos que trabalhar para isso, porque é claro que não podemos usar as mesmas pessoas da KTM, que já têm suas ocupações – complementa Beirer.

Em anos recentes, o italiano Alessandro Lupino (hoje na CLS Kawasaki) costumava pilotar uma Husqvarna na MX2 sem resultados muito expressivos. No final da década de 90, o italiano Alessio Chiodi fez sucesso com a marca ganhando dois mundiais (98 e 99) de 125 dois tempos e o MX das Nações no Brasil (1999).

Na década de 60, a marca suéca dominava as ações ao lado da Monark e da Lito. Os suécos Bill Nilsson e Rolf Tibblin foram campeões mundiais na 500cc, e Torsten Hallman na 250cc. Na década de 70, com a chegada das marcas japonesas, a concorrência aumentou, mas a \”Husq\” também conquistou títulos mundiais com o finlandês Heikki Mikkola e outro suéco, Håkan Carlqvist, tanto na 500cc quanto na 250cc, que bateram nomes como Harry Everts e Roger de Coster. Nos anos 80, a Husqvarna \”sumiu\” do Mundial, voltando a figurar nas primeiras posições no início dos 90s, quando o belga Jacky Martens ganhou o Mundial de 500cc em 1993 e foi vice em 1994.

No Brasil, a marca voltou a fazer “barulho” neste ano ao patrocinar a antiga Copa Pacato de Enduro – agora é Copa Power EFX Husqvarna.