Humberto “Machito” Martin vive nova expectativa com seu regresso à Yamaha

||

Machito em seus primeiros dias de Yamaha Grupo Geração – Foto: Mau Haas / BRMX

O venezuelano Humberto “Machito” Martin integra um dos times favoritos a conquistar os títulos da temporada 2013 do motocross brasileiro, a Yamaha Grupo Geração.

Depois de passar 2012 inteiro convivendo com os paulistas, com quem aprendeu a falar português com ginga e malandragem de “mano”, agora Machito vai pegando o jeito “manezinho” da capital catarinense, onde está situado o time azul, que ainda contará com Carlos Campano e Pipo Castro na MX1, e Anderson Cidade, Rafael Faria e Marçal Müller na MX2.

Machito está morando em São José – cidade da Grande Floianópolis –, no mesmo apartamento que residiu Carlos Campano em 2012. Assim que o espanhol regressar ao Brasil (na segunda quinzena de março), Machito vai se mudar para o novo Centro de Treinamento da Yamaha, que está sendo construído em Governador Celso Ramos, a cerca de 35 quilômetros da capital catarinense.

– Lá (no CT) é bem tranquilo, lugar bom para descansar a cabeça. Estão terminando a pista de motocross e depois vão fazer a de arena. Vão colocar um ar-condicionado no meu quarto também – conta o piloto de 24 anos, misturando acentos do sotaque paulista com catarinense e venezuelano.

Boa gente, Machito recebeu com sorrisos e piadas o BRMX no Motódromo Marronzinho, em São José, na sexta-feira, 22. Treinava em uma tarde de calor forte com sua Yamaha 450F 2013, ao lado do mecânico Jose Cuchi, que o acompanha desde a Venezuela, Maninho e Pipo Castro.

– Estamos mexendo na suspensão. Mas ainda vão chegar mais equipamentos para “dar um talento” nas motos – conta, usando uma gíria do motocross brasileiro para dizer que a moto ainda vai melhorar.

A expectativa é fazer uma temporada forte, de igual para igual com os demais gringos que estão baixando no Brasil e os brasileiros que andam na ponta.

Em 2012, Machito enfrentou problemas com lesão no início da temporada, mas terminou o ano andando forte, fechando o Brasileiro de Motocross na sétima posição e o Arena Cross em sexto. Andava de Honda (equipe Itamaracá ONE Industries) e, apesar de mudar de moto agora, acha que terá facilidade para se adaptar com a Yamaha.

– Na Venezuela eu era piloto oficial da Yamaha, sempre fui conhecido como piloto Yamaha – lembra.

:: Confira o que diz Machito sobre 2013

Pipo Castro também estava na pista, e o BRMX conversou com ele. Com seu jeito tranquilo, o catarinense revelou que está recuperado de sua lesão no cotovelo sofrida no segundo semestre de 2012 e agora retoma os treinos com moto lentamente.

:: Veja o que Pipo Castro tem a dizer

Yamaha divulga investimentos na base

Nesta terça-feira, 26, a Yamaha Grupo Geração anunciou a contratação de Arthur “Thui” Todeschini e Renato “Muguinho” Paz para a categoria das 85cc.

Thui é o atual campeão brasileiro da 65cc, enquanto Muguinho é vice-campeão do Arena Cross na mesma categoria. Ambos sobem de classe, tentando fazer frente a nomes como Enzo Lopes e Kioman Muñoz.

– Quero estar no pódio na maioria das etapas, e quem sabe, até o final da temporada, brigar entre os primeiros colocados. Começamos a pré-temporada no início de fevereiro, fiquei uma semana em Joinville fazendo curso com o Chumbinho, e a partir disso intensificamos a parte de condicionamento físico, que faço com um personal. Estou treinando com moto de três a quatro vezes por semana. Optamos, como no ano passado, em não disputar provas durante a pré-temporada, focando os trabalhos na preparação – comenta Thui.

– É uma satisfação fazer parte de uma equipe tão forte, estou muito feliz! Como estou mudando agora de categoria, quero poder dar meu melhor e alcançar todos os meus objetivos. Minha pré-temporada resume-se em treinos, treinos e treinos, tudo para estar na melhor forma possível para o início das competições – afirma Muguinho.

Além deles, o paulista Caio Lopes representará o time na categoria 230 do Brasileiro de Motocross, com uma Yamaha TTR.

Humberto \”Machito\” Martin prevê uma temporada \”muito forte\”  – Foto: Mau Haas / BRMX