Honda anuncia equipes para a temporada 2019

Equipes Honda Racing 2019 – Foto: Honda Racing

 

A Honda Racing anunciou nesta terça-feira 26, em grande evento para imprensa e parceiros na capital paulista, as equipes oficiais de Motovelocidade, Motocross, Rally Cross Country, Enduro FIM e Enduro de Regularidade.

A marca também revelou os eventos patrocinados no segmento de competições para o ano.

Entre as novidades, está a chegada da primeira mulher à equipe de fábrica mais tradicional do esporte sobre duas rodas no país. A goiana Bárbara Neves vai acelerar a novíssima Honda CRF 250F nas provas de Enduro FIM. A motocicleta nacional também será destaque nas equipes Honda Racing de Rally Cross Country e de Enduro de Regularidade.

A presença de Bárbara Neves foi recebida com extremo entusiasmo, como mostra Marcos Monteiro, Gerente Geral Comercial da Moto Honda da Amazônia.

– A mulher ocupa o espaço que tem direito na sociedade, e no esporte não é diferente. A chegada da Bárbara Neves é um caminho natural para o motociclismo feminino, que a cada ano ganha mais força e representatividade – comemorou.

– A Bárbara já é uma inspiração para todas as mulheres, até mesmo para as que ainda não andam de moto – continuou Monteiro.

A jovem piloto prometeu empenho máximo na equipe Honda Racing de Enduro FIM.

– É uma grande honra, para mim, integrar a equipe mais importante do motociclismo e ainda ser a primeira mulher a vestir essa camisa. Vou me dedicar ao máximo para retribuir a oportunidade com muitas vitórias. Quero representar a Honda Racing e o esporte feminino da melhor maneira possível – afirmou Bárbara Neves.

O time oficial de Enduro FIM recebeu outro reforço de peso, o atual campeão brasileiro das classes E1 e Enduro GP, o capixaba Bruno Crivilin. Ele irá pilotar a nova versão da moto Honda CRF 250RX. Gabriel Soares, na classe E2, e Nicolás Rodrigues, na E3, completam o esquadrão vermelho da modalidade com as motos Honda CRF 450RX. A Honda ainda anunciou o patrocínio inédito ao Campeonato Brasileiro de Enduro FIM na temporada 2019.

 

Honda Talent Test (HTT)

A filosofia de incentivo aos novos talentos do motociclismo nacional foi mantida com a realização do Honda Talent Test (HTT). Desta vez, o foco foram os pilotos do Motocross e o aprovado, o goiano Matheus Klysman. Ele competirá pela classe MX2 no Campeonato Brasileiro da modalidade.

– Pelo segundo ano consecutivo, o HTT reuniu, na pré-temporada, os jovens que sonham ingressar na equipe Honda Racing. É promovida uma bateria de testes físicos e com a moto, para avaliar os candidatos com transparência. O desempenho dos pilotos é acompanhado de perto pelo staff da Honda Racing, formado por chefes de equipes, dirigentes, treinadores, preparadores físicos e pilotos profissionais – explicou Odair Dedicação Júnior, Gerente de Marketing da Moto Honda da Amazônia.

– O HTT é motivo de muito orgulho para a Honda, já que a evolução do esporte está na renovação das categorias de base – acrescentou o executivo. Klysman terá como companheiros de MX2 outros dois pilotos revelados no HTT, só que em 2018: os catarinenses Lucas Dunka e Leonardo Souza. Na MX1, a Honda Racing conta com o atual campeão brasileiro da MX Elite, o equatoriano Jetro Salazar, e com o paulista Hector Assunção a bordo das motos Honda CRF 450R.

 

Nova equipe satélite no Motocross

A Honda anunciou a criação de uma nova equipe satélite para o Motocross, a Circuit Honda, que absorveu outros dois jovens talentos que se destacaram no HTT 2019. Reginaldo Ribeiro irá competir pela MX2 e Rafael de Araújo, o Bubinha, defenderá o time na MX2 Júnior. A equipe terá um representante na MX1, o venezuelano Humberto Martin.

Além do Campeonato Brasileiro de Motocross, a Honda manterá o patrocínio ao Arena Cross em 2019, no qual os pilotos da equipe vermelha estarão na briga pelo título da classe Pró.

 

Motocross vai ao MXGP Argentina

Jetro Salazar, Hector Assunção, Lucas Dunka e Leonardo Souza ainda estão confirmados na abertura do Campeonato Mundial de Motocross, o GP da Patagônia, dias 2 e 3 de março na Argentina. É o segundo ano consecutivo que a equipe brasileira da Honda Racing abre a temporada testando máquinas e pilotos ao lado dos melhores do planeta.

 

Honda CRF 250F

Além das provas de Enduro FIM, com Bárbara Neves, a nova moto Honda CRF 250F é novidade nas equipes de outras modalidades. Considerado o “Rei da CRF 230F”, o piloto paulista Júlio “Bissinho” Zavatti ganhou mais cilindradas para a temporada 2019. Ele irá acelerar a nova Honda CRF 250F para manter a hegemonia entre as motocicletas nacionais nas provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, o que inclui o Rally dos Sertões.

 

Rally

Tunico Maciel, mineiro vencedor das motos no Rally dos Sertões 2018, e o gaúcho Gregório Caselani, atual campeão brasileiro da modalidade (na geral e na classe Super Production) seguem na equipe, bem como o multicampeão Jean Azevedo. Todos aceleram as motos Honda CRF 450RX. Pelo oitavo ano seguido, a Honda será patrocinadora oficial do Rally dos Sertões, o maior do país.

 

Enduro de Regularidade

No Enduro de Regularidade, a Honda Racing começou a temporada da melhor forma possível, com o tricampeonato de Tunico Maciel na categoria Master do Rally Piocerá / Cerapió. Nas mãos de Dário Júlio, que retornou à categoria de elite da modalidade, a Honda CRF 250F estreou em grande estilo nas competições, com o terceiro lugar da Master.

A dupla irá defender a equipe vermelha nas provas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e no Enduro da Independência, do qual a Honda é patrocinadora oficial em 2019. Vale lembra que o Consórcio Honda patrocinou o Rally Piocerá, realizado em janeiro de 2019.

Força total na Motovelocidade – Com a motocicleta Honda CBR 1000RR Fireblade, a equipe Honda Racing acelera forte no SuperBike Brasil, o principal campeonato de Motovelocidade do país. O bicampeão Eric Granado, de São Paulo, e o gaúcho Pedro Sampaio, revelado no HTT 2018, irão representar a equipe oficial na categoria de elite, a Superbike Pro.

A Honda manteve o patrocínio ao SuperBike Brasil na temporada 2019, bem como o incentivo às categorias de entrada para novos pilotos da Motovelocidade, a Junior Cup e a classe CBR 500R.

Livro comemorativo “Honda Racing – Liderando o Pódio há 40 Anos” – A Honda completou 40 anos de incentivos às competições brasileiras em 2018. Para eternizar o capítulo inicial dessa história, a empresa lançou o livro comemorativo “Honda Racing – Liderando o Pódio Brasileiro há 40 Anos”.

São 160 páginas dedicadas a traçar a linha do tempo da jornada percorrida pela Honda em quatro décadas de esforços em benefício do esporte, desde a criação da Fórmula Honda 125, em 1978. O livro traz os ídolos, fotos antigas e atuais, curiosidades e as competições que marcaram o período.

Confira as formações das equipes oficiais da Honda Racing para a temporada 2019:

 

MOTOVELOCIDADE
Chefe de equipe: Reinaldo Campos

Eric Granado
Idade: 22 anos
Natural de: São Paulo (SP)
Competição em 2019: SuperBike Brasil
Categoria: Superbike Pro
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade
Destaques da carreira:
Bicampeão do SuperBike Brasil (2018 e 2017) / Categoria Superbike Pro
Campeão europeu de Motovelocidade 2017 / Categoria Moto2
Campeão do SuperBike Brasil 2016 / Categoria Supersport 600cc
Campeão brasileiro de Motovelocidade 2015 / Categoria GP 600

Pedro Sampaio
Idade: 21 anos
Natural de: Bento Gonçalves (RS)
Competição em 2019: SuperBike Brasil
Categoria: Superbike Pro
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade
Destaques da carreira:
Campeão do SuperBike Brasil 2017 / Categoria SuperSport 600cc
Campeão brasileiro de Motovelocidade 2013 / Categoria GP 250
Cinco vezes campeão gaúcho de Motovelocidade

 

ENDURO FIM
Chefe de Equipe: Felipe Zanol

Bárbara Neves
Idade: 18 anos
Natural de: Goiânia (GO)
Competição em 2019: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Categoria: EFeminina
Moto: Honda CRF 250F
Destaques da carreira:
Campeã latino-americana de Enduro FIM 2018 / Categoria Mulheres Open Júnior
Campeã brasileira de Cross Country 2018 / Categoria Feminina
Campeã do Enduro da Independência 2018 / Categoria Feminina
Campeã brasileira de Enduro FIM 2017 / Categoria EFeminina

Bruno Crivilin
Idade: 21 anos
Natural de: Aracruz (ES)
Competição em 2019: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Categorias: E1 e Enduro GP
Moto: Honda CRF 250RX
Destaques da carreira:
Campeão brasileiro de Enduro FIM 2018 / Categorias E1 e Enduro GP
Campeão Romaniacs Hard Enduro 2017 / Categoria Silver
Campeão brasileiro de Enduro FIM 2015 / Categoria EJr

Gabriel Soares
Idade: 21 anos
Natural de: Divinópolis (MG)
Competição em 2019: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Categorias: E2 e Enduro GP
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira:
Vice-campeão da Copa EFX 2018 / Categoria Elite
Campeão mineiro de Enduro FIM 2017 / Categoria EJ
Tetracampeão mineiro de Motocross

Nicolás Rodriguez
Idade: 21 anos
Natural de: Rio de Janeiro (RJ)
Competição em 2019: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Categoria: E3
Moto: Honda CRF 450RX (com kit adicional)
Destaques da carreira:
Campeão da Copa EFX 2018 / Categoria E1
Campeão da Copa EFX 2017 / Categoria E3

 

MOTOCROSS
Chefe de equipe: Cale Neto

Jetro Salazar
Idade: 27 anos
Natural de: Quito (Equador)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX1 / Pró
Moto: Honda CRF 450R
Destaques da carreira:
Campeão brasileiro de Motocross 2018 / Categoria MX Elite
Campeão brasileiro de Motocross 2016 / Categoria MX1
Campeão latino-americano de Motocross 2015 / Categoria MX1

Hector Assunção
Idade: 26 anos
Natural de: Osasco (SP)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX1 / Pró
Moto: Honda CRF 450R
Destaques da carreira:
Hexacampeão brasileiro de Motocross
Tetracampeão do Arena Cross

Lucas Dunka (piloto Honda Talent Test 2018)
Idade: 20 anos
Natural de: Balneário Camboriú (SC)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX2 / Pró
Moto: Honda CRF 250R
Destaques da carreira:
Duas vezes campeão catarinense de Motocross em 2016 / Categorias MX1 e MX2
Campeão catarinense de Motocross 2014 / Categoria Intermediária

Leonardo Souza (piloto Honda Talent Test 2018)
Idade: 21 anos
Natural de: Balneário Camburiú (SC)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX2 / Pró
Moto: Honda CRF 250R
Destaques da carreira:
Duas vezes campeão mineiro de Motocross em 2017 / Categorias MX2 e MX2Jr

Matheus Klysman (piloto Honda Talent Test 2019)
Idade: 20 anos
Natural de: Anápolis (GO)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX2 / Pró
Moto: Honda CRF 250R
Destaques da carreira:
Campeão goiano de Motocross 2018 / Categoria Nacional
Campeão goiano de Motocross 2011 / Categoria 65cc
Duas vezes campeão tocantinense de Motocross

 

RALLY CROSS COUNTRY
Chefe de equipe: Dário Júlio Lopes

Tunico Maciel
Idade: 25 anos
Natural de: Lavras (MG)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (o que inclui o Rally dos Sertões)
Categoria: Production Aberta
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira:
Campeão do Rally dos Sertões 2018 / Geral e categoria Production Aberta
Duas vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country (2018 pela Production Aberta e 2015 pela Marathon)
Campeão do Rally dos Sertões 2015 / Categoria Marathon

Gregório Caselani
Idade: 31 anos
Natural de: Caxias do Sul (RS)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (o que inclui o Rally dos Sertões)
Categoria: Super Production
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (2016 e 2018) / Geral e categoria Super Production
Campeão do Rally dos Sertões 2016 / Geral e categoria Super Production
Campeão do Rally dos Sertões 2013 / Categoria Production Aberta
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2012 / Categoria Production Aberta

Jean Azevedo
Idade: 45 anos
Natural de: São José dos Campos (SP)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (o que inclui o Rally dos Sertões)
Categoria: Super Production
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira:
Dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country / Geral e categoria Super Production
Heptacampeão do Rally dos Sertões (maior vencedor das motos)
Três vezes campeão do Rally Dakar (1997 e 2003 na categoria Production; 2011 na Super Production)
Único brasileiro a vencer etapas do Rally Dakar com motocicletas (uma em 2005 e outra em 2007)

Júlio “Bissinho” Zavatti
Idade: 32 anos
Natural de: Monte Alto (SP)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (o que inclui o Rally dos Sertões)
Categoria: Rally Brasil
Moto: Honda CRF 250F
Destaques da carreira:
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2018 / Categoria Rally Brasil
Campeão das últimas quatro edições do Rally dos Sertões / Categoria Rally Brasil e divisão Brasil – CRF 230F
4º lugar na classificação geral das motos do Rally dos Sertões 2017 com a Honda CRF 230F

 

ENDURO DE REGULARIDADE
Chefe de equipe: Dário Júlio Lopes

Tunico Maciel
Idade: 25 anos
Natural de: Lavras (MG)
Competições em 2019: Rally Piocerá, Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e Enduro da Independência
Categoria: Master
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira:
Atual tricampeão do Cerapió/Piocerá
Atual bicampeão do Enduro dos Ipês Off-Road
Campeão do Enduro da Independência 2012 / Categoria Sênior

Dário Júlio
Idade: 41 anos
Natural de: Lavras (MG)
Competições em 2019: Rally Piocerá, Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e Enduro da Independência
Categoria: Master
Moto: Honda CRF 250F
Destaques da carreira:
Campeão brasileiro de Enduro de Regularidade 2018 / Categoria Over 40
Tricampeão brasileiro de Enduro de Regularidade (2007, 2008 e 2009) / Categoria Master
Seis vezes campeão do Enduro da Independência, sendo quatro títulos pela categoria Master.