Honda anuncia equipes e estratégias de patrocínios esportivos para 2020

Honda Racing Brasil lança equipes para a temporada 2020, em Manaus – Foto: Caio Mattos

 

A Honda Racing está pronta para manter a hegemonia nas principais competições do motociclismo brasileiro em 2020. Com projetos internacionais, como a presença do piloto Bruno Crivilin no Mundial de Enduro, a Honda anunciou as equipes que irão defender o esquadrão vermelho na temporada do Motocross, Rally, Enduro e da Motovelocidade. A empresa também trouxe detalhes das estratégias que envolvem os patrocínios esportivos para 2020. As novidades foram reveladas em grande evento para jornalistas, influenciadores digitais, patrocinadores e parceiros em Manaus, Amazonas, local da fábrica da Honda, na noite desta quarta-feira, 11/3.

Pioneira no incentivo ao esporte sobre duas rodas, a Honda é patrocinadora do motociclismo nacional há mais de 40 anos. Em 2020, a marca amplia o investimento na área e conta com 31 pilotos no Brasil, sendo 15 oficiais, nove nas equipes satélites e sete apoiados. A meta é manter o domínio tanto nas provas off-road como no asfalto, as quais renderam 37 títulos em 2019. Além disso, a marca planeja estimular a evolução constante do motociclismo no Brasil, por meio de intercâmbios internacionais e do trabalho direcionado às categorias de base: Honda Junior Cup e a nova Copa ProHonda CBR 650R, na Motovelocidade.

– O esporte está no DNA da Honda há mais de 60 anos, quando a empresa iniciou as atividades no segmento pelo mundo, lembra Marcos Monteiro, gerente geral comercial da Honda.

Odair Dedicação Júnior, gerente de marketing e de competições da Honda, completa:

– É uma grande honra investir no motociclismo nacional e, a cada temporada, trazer novos projetos e oportunidades para que o esporte continue crescendo de forma sólida no Brasil. Mais que a conquista de títulos, a disputa saudável e respeitosa estimula valores como espírito de equipe, determinação e evolução contínua , que são comuns à filosofia Honda.

Time de campeões – A Honda Racing reuniu um verdadeiro time de campeões para a temporada 2020, trazendo oportunidades para que muitos deles estejam em contato direto com os melhores pilotos do mundo em experiências internacionais. No Enduro, liderado pelo chefe de equipe e multicampeão Felipe Zanol, o capixaba Bruno Crivilin – um dos principais nomes do off-road na atualidade – representa o Brasil em todas as oito etapas de Mundial de Enduro, que tem início em abril. O piloto irá conciliar as atividades com as provas do Brasileiro de Enduro FIM, no qual é o atual campeão das categorias E1 e Enduro GP com a Honda CRF 250RX.

– Para mim, é uma grande honra poder continuar na equipe Honda Racing Brasil e juntos conseguirmos abrir mais essa porta para um piloto brasileiro poder participar de um Mundial completo. Por meio da Honda, houve a oportunidade de estar com o campeão do mundo Alex Salvini, agregando conhecimento, e de conviver no dia-a-dia, nos treinos e corridas, contando com acesso a equipamentos de ponta no Mundial de Enduro. Tenho certeza de que será um ano de grandes compromissos, buscar o tricampeonato no Brasil e brigar inicialmente pelo pódio e, quem sabe, pelo título mundial, comenta Crivilin.

Bárbara Neves, primeira mulher a integrar uma equipe oficial de fábrica no Brasil, está pelo segundo ano no time e irá defender os títulos das classes femininas do Brasileiro e do Latino-Americano de Enduro, além de estrear no  Mundial da modalidade. A goiana compete com a Honda CRF 250F nas provas nacionais e de CRF 250RX nas provas internacionais. Gabriel Soares, de Minas Gerais, também segue no time acelerando a moto CRF 450RX na categoria E2 do Campeonato Brasileiro. A novidade da equipe Honda Racing de Enduro é o paulista Vinicius Calafati, que luta pelo bicampeonato brasileiro da classe E3 com a CRF 450RX.

Na Motovelocidade, sob comando de Reinaldo Campos, a Honda Racing conta com o tricampeão do SuperBike Brasil, Eric Granado, e o vice-campeão de 2019, Pedro Sampaio, pilotando as motocicletas CBR 1000RR Fireblade SP. O time de Motocross terá o equatoriano Jetro Salazar, bicampeão brasileiro da MX1 e Elite MX, e o paulista Hector Assunção, atual campeão do Arena Cross, com a CRF 450R. Assunção, inclusive, fez pré-temporada nos Estados Unidos, onde disputou três etapas do AMA Supercross. Na categoria MX2, com a CRF 250R, foram mantidos os pilotos Lucas Dunka,  campeão do Arena Cross em 2019 na categoria AX2 e Leonardo Souza, ambos de Santa Catarina. Cale Neto é o chefe de equipe.

No Rally, a Honda Racing segue com time de peso, sob comando de Dário Júlio. Tunico Maciel, bicampeão do Rally dos Sertões, Gregorio Caselani, atual campeão brasileiro da Super Production, e Jean Azevedo, que dispensa apresentações (possui 10 títulos nacionais e é o maior vencedor das motos no Sertões, com sete títulos), aceleram a CRF 450RX. Bissinho Zavatti, bicampeão brasileiro de Rally Cross Country e tetracampeão do Rally dos Sertões na categoria Brasil, encara os desafios com a CRF 250F.

Além de disputar as etapas do Brasileiro, a equipe estará ao lado das feras internacionais da modalidade no Sertões, que será válido como etapa do Mundial de Rally Cross Country. No Enduro de Regularidade, Dário Júlio já abriu a temporada com o título do Rally Cerapió na categoria Brasil, também com a moto nacional CRF 250F.

As equipes Honda Racing contam com o patrocínio da ProHonda, fornecedora oficial de fluídos e lubrificantes para todas as categorias. O esquadrão vermelho possui mais parceiros fundamentais para a temporada 2020: Alpinestars (Motovelocidade, Motocross e Enduro), Circuit (Motocross), ASW (Rally e Enduro), DID (Motovelocidade, Motocross, Rally e Enduro), Michelin (Rally), Honda Seguros (Motovelocidade, Motocross, Rally e Enduro) e Zeta (Motocross).

Além de atletas, a Honda investe no patrocínio das principais competições sobre duas rodas no Brasil. A marca estará presente no Sertões, Brasileiro de Motocross, Arena Cross, SuperBike Brasil e no Brasileiro de Enduro FIM.

Equipes satélites e pilotos apoiados – Para 2020, a Honda ampliou os investimentos nas equipes satélites e no apoio a pilotos do motociclismo nacional. No Motocross, a equipe satélite Circuit Honda continua o trabalho iniciado na temporada passada. Agora serão cinco pilotos no time. Além de Humberto Martin na MX1 e Reginaldo Ribeiro, o “Juninho”, e Rafael Araújo, o “Bubinha”, na MX2, chegam ao time os pilotos Leonardo Cassarotti, na MX2, e Roosevelt Assunção, na MX3.

Outra novidade da temporada é a chegada da equipe satélite Edgers Factory Team, no Enduro FIM, com quatro pilotos: Patrik Capila, na E2, Nicolás Rodriguez, na EJ, além de Tiago Wernersbach e Gabriel Mattos, na E4 Pró.

Na Motovelocidade, a Honda apoiará cinco pilotos na nova categoria Copa ProHonda CBR 650R: Lucas Torres, João Vitor Carneiro, Indy Munõz, Raphael Ramos e Rafael Rigueiro, esses pilotos terão as mesmas condições de competição para os demais pilotos da categoria, com o diferencial de terem o empréstimo da motocicleta nas etapas do SBK.

Os outros dois pilotos apoiados são Fred Kyrillos, no Motocross Freestyle, e Rafael Paschoalin, que será embaixador da Copa Pro Honda CBR 650R e participará do TT da Ilha de Man com  o modelo CBR 1000RR Fireblade.

Trabalho de base – O incentivo às categorias de base continua com as atividades do projeto HTT, o Honda Talent Test, totalmente voltado aos novos talentos do esporte. A Honda Junior Cup é uma categoria-escola para crianças e adolescentes entre oito e 16 anos que revela futuros campeões da motovelocidade desde 2013, com a CG 160 Titan. Ao todo, mais de 200 pilotos já passaram pela Honda Junior Cup e muitos deles seguem evoluindo na modalidade.

A grande novidade para 2020 é a Copa ProHonda CBR 650R. A nova categoria monomarca do SuperBike Brasil chega para substituir a Copa Honda CBR 500R. O objetivo continua ser uma classe de acesso, com igualdade de equipamentos e que promete manter disputas incríveis durante as corridas.

Confira as formações das equipes oficiais da Honda Racing para a temporada 2020:

 

MOTOVELOCIDADE

Chefe de equipe: Reinaldo Campos


Eric Granado
Data de nascimento: 10/06/1996
Natural de: São Paulo (SP)
Categoria: Superbike Pro
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade SP
Competição em 2020: SuperBike Brasil
Destaques da carreira:
Tricampeão do SuperBike Brasil (2019, 2018 e 2017) / Categoria Superbike Pro
Campeão europeu de Motovelocidade 2017 / Categoria Moto2
Campeão do SuperBike Brasil 2016 / Categoria Supersport 600cc
Campeão brasileiro de Motovelocidade 2015 / Categoria GP 600

Pedro Sampaio
Data de nascimento: 24/11/1997
Natural de: Bento Gonçalves (RS)
Categoria: Superbike Pro
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade SP
Competição em 2020: SuperBike Brasil
Destaques da carreira:
Vice-campeão do SuperBike Brasil em 2019 / Categoria Superbike Pro
Campeão do SuperBike Brasil 2017 / Categoria SuperSport 600cc
Campeão brasileiro de Motovelocidade 2013 / Categoria GP 250
Cinco vezes campeão gaúcho de Motovelocidade

 

MOTOCROSS

 

Chefe de equipe: Cale Neto

 

Jetro Salazar
Data de nascimento: 20/08/1991
Natural de: Quito (Equador)
Categoria: MX1
Moto: Honda CRF 450R
Competições em 2020: Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Motocross (2019 e 2016) / Categoria MX1
Bicampeão brasileiro de Motocross (2019 e 2018) / Categoria MX Elite
Campeão latino-americano de Motocross 2015 / Categoria MX1

Hector Assunção
Data de nascimento: 08/04/1992
Natural de: Osasco (SP)
Categoria: MX1
Moto: Honda CRF 450R
Competições em 2020: Etapas do AMA Supercross, Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Destaques da carreira:
Pentacampeão do Arena Cross / Categorias Pró (2019), MX2 (2015), Júnior (2010 e 2009), 85cc (2007)
Hexacampeão brasileiro de Motocross / Categorias MX2 (2015, 2014 e 2012), 85cc (2007) e 65cc (2005 e 2004)

Lucas Dunka
Data de nascimento: 15/03/1998
Natural de: Balneário Camboriú (SC)
Categoria: MX2
Moto: Honda CRF 250R
Competições em 2020: Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Destaques da carreira:
Campeão invicto do Arena Cross em 2019 / Categoria AX2
Duas vezes campeão catarinense de Motocross em 2016 / Categorias MX1 e MX2
Campeão catarinense de Motocross em 2014 / Categoria Intermediária

Leonardo Souza
Data de nascimento: 17/07/1997
Natural de: Balneário Camboriú (SC)
Categoria: MX2
Moto: Honda CRF 250R
Competições em 2020: Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Destaques da carreira:
Vice-campeão do Arena Cross em 2019 / Categoria AX2
Duas vezes campeão mineiro de Motocross em 2017 / Categorias MX2 e MX2Jr

 

RALLY

 

Chefe de equipe: Dário Júlio Lopes


Jean Azevedo

Data de nascimento: 19/02/1974
Natural de: São José dos Campos (SP)
Categoria: Super Production
Moto: Honda CRF 450RX
Competições em 2020: Rally Cross Country (incluindo Sertões, válido pelo Mundial)
Destaques da carreira:
Dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country (2017, 2015, 2014, 2013, 2006, 2005, 2004, 2003, 2002 e 2000)
Heptacampeão do Rally dos Sertões (2017, 2015, 2005, 2004, 2002, 2000 e 1995)  – maior vencedor das motos
Três vezes campeão do Rally Dakar (1997 e 2003 na categoria Production; 2011 na Super Production)
Único brasileiro a vencer etapas do Rally Dakar com motocicletas (uma em 2005 e outra em 2007)

Tunico Maciel
Data de nascimento: 17/02/1994
Natural de: Lavras (MG)
Categoria: Production Aberta
Moto: Honda CRF 450RX
Competições em 2020: Brasileiro de Rally Cross Country (incluindo Sertões, válido pelo Mundial)
Destaques da carreira:
Bicampeão do Rally dos Sertões (2019 e 2018) / Geral e categoria Production Aberta
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2019 / Geral
Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (2019 e 2018) / Production Aberta
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2015 / Marathon
Campeão do Rally dos Sertões 2015 / Categoria Marathon

Gregório Caselani
Data de nascimento: 05/05/1987
Natural de: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Super Production
Moto: Honda CRF 450RX
Competições em 2020: Brasileiro de Rally Cross Country (incluindo Sertões, válido pelo Mundial)
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (2018 e 2016) / Geral
Tricampeão brasileiro de Rally Cross Country (2019, 2018 e 2016) / Categoria Super Production
Campeão do Rally dos Sertões 2016 / Geral e categoria Super Production
Campeão do Rally dos Sertões 2013 / Categoria Production Aberta
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2012 / Categoria Production Aberta

Bissinho Zavatti
Data de nascimento: 03/07/1986
Natural de: Monte Alto (SP)
Categoria: Rally Brasil
Moto: Honda CRF 250F
Competições em 2020: Rally Cross Country (incluindo Sertões, válido pelo Mundial)
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (2019 e 2018) / Categoria Rally Brasil
Tetracampeão do Rally dos Sertões (2018, 2017, 2016 e 2015) / Categoria Rally Brasil e divisão Brasil – CRF 230F
4º lugar na classificação geral das motos do Rally dos Sertões 2017 com a Honda CRF 230F

 

ENDURO DE REGULARIDADE

 

Dário Júlio
Data de nascimento: 03/08/1977
Natural de: Lavras (MG)
Categoria: Brasil
Moto: Honda CRF 250F
Competições em 2020: Rally Cerapió, Enduro da Independência e Ibitipoca Off-Road
Destaques da carreira:
Hexacampeão do Enduro da Independência / Categorias Brasil (2019), Over 40 (2019), Master (2010, 2009, 2008, 2007)
Pentacampeão do Rally Cerapió/Piocerá / Categorias Brasil (2020), Over 40 (2018), Master (2011, 2009 e 2007)
Bicampeão do Ibitipoca Off-Road / Categorias Brasil (2019) e Over 40 (2018)
Brasileiro de enduro de regularidade 2018 / Categoria Over 40

 

ENDURO FIM


Chefe de equipe: Felipe Zanol


Bruno Crivilin
Data de nascimento: 25/03/1997
Natural de: Aracruz (ES)
Categoria: EJ (Mundial) e E1 (Brasileiro)
Moto: Honda CRF 250RX
Competições em 2020: Mundial de Enduro e Brasileiro de Enduro FIM
Destaques da carreira:
Bicampeão brasileiro de Enduro FIM (2019 e 2018) / Enduro GP e Categoria E1
Duas vezes medalha de ouro no ISDE – International Six Days of Enduro (2019 e 2017)
Campeão Romaniacs Hard Enduro em 2017 / Categoria Silver
Campeão brasileiro de Enduro FIM em 2017 / Categoria E2

Gabriel Soares
Data de nascimento: 19/09/1997
Natural de: Divinópolis (MG)
Categoria: E2
Moto: Honda CRF 450RX
Competições em 2020: Brasileiro de Enduro FIM
Destaques da carreira:
Vice-campeão brasileiro de Enduro FIM em 2019 / Categoria E2
Medalha de ouro no ISDE – International Six Days of Enduro em 2019
Vice-campeão da Copa EFX Brasil em 2018 / Categoria Elite
Campeão mineiro de Enduro FIM em 2017 / Categoria Júnior

Vinicius Calafati
Data de nascimento: 09/09/1994
Natural de: Guariba (SP)
Categoria: E3
Moto: Honda CRF 450RX (com kit especial)
Competições em 2020: Brasileiro de Enduro FIM
Destaques da carreira:
Tetracampeão brasileiro de Enduro FIM / Categoria E3 (2019), Categoria E2 (2018), Categoria EJ (2017 e 2016)
Campeão da Copa EFX Brasil em 2017 / Categoria Júnior
Campeão CACC – Cross Country em 2017 / Categorias XC2 e Geral
Bicampeão paulista de Enduro FIM / Categorias Elite e Geral (2013) e Categorias E2 e Geral (2011)

Bárbara Neves
Data de nascimento: 16/05/2000
Natural de: Goiânia (GO)
Categoria: EF (Feminina)
Moto: Honda CRF 250F
Competições em 2020: Brasileiro de Enduro FIM, Latino-Americano de Enduro e Mundial de Enduro Feminino
Destaques da carreira:
Bicampeã latino-americana de Enduro FIM (2019 e 2018) / Categoria Mulheres Pró e Open Júnior
Bicampeã brasileira de Enduro FIM (2019 e 2017) / Categoria EF – Feminina
Bicampeã do Enduro da Independência (2019 e 2018) / Categoria Feminina