GP da Bulgária é peça-chave para equipes no início da temporada do Mundial de Motocross FIM 2012

||

Sevlievo, na Bulgária, recebe neste fim de semana, 21 e 22 de abril, a segunda etapa do Mundial de Motocross FIM 2012. O circuito, que voltou ao calendário FIM em 2006, pode dar novo rumo à liderança do campeonato. Afinal, Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings, na MX1 e MX2, respectivamente, não encontrarão as mesmas facilidades para dominar a etapa como aconteceu na rodada de abertura, onde ambos venceram na pista arenosa de Valkenswaard.

Se no primeiro GP da temporada houve um claro favorito do multicampeão piloto da Red Bull KTM na classe MX1, Cairoli pode esperar um páreo bem mais complicado na pista búlgara. Para este fim de semana, ele terá que ser mais rápido do que pelo menos cinco adversários que também almejam o number plate vermelho.

Clement Desalle – Rockstar Energy Suzuki World – está na vice-liderança do campeonato, seis pontos atrás de Cairoli, e tem na memória a vitória em Sevlievo no ano passado com o resultado 2-1. No mesmo embalo, o terceiro colocado no campeonato, Steven Frossard – Monster Energy Yamaha –, lembra de seu feito na pista búlgara no ano passado. Ele conquistou sua primeira vitória na prova de classificação em sua estreia na MX1. 

Outros nomes que postulam uma vaga no pódio de Sevlievo são o francês Christophe Pourcel – CP377 Monster Energy Kawasaki Pro Circuit –, a dupla da Honda World Motocross, Rui Gonçalves e Evgeny Bobryshev, e Gautier Paulin – Kawasaki Racing Team. 

Lesões: Christophe Pourcel estava doente em Valkenswaard e atualmente é o 14º colocado na classificação geral. Por isso, neste fim de semana, o francês precisa diminuir a diferença para os três principais pilotos. Bobryshev sofreu um forte acidente no GP da Holanda e, embora nada sem apresentar fratura, ele ainda sente um pouco de dor em diversas partes do corpo.

:: Confira a expectativa dos pilotos da Honda World Motocross (em inglês)

Na classe MX2, Jeffrey Herlings não encontrou adversários em Valkenswaard, praticamente sua pista particular. Mas, na continuidade do campeonato, ele precisará medir forças com adversários fortes, como o inglês Tommy Searle, atual terceiro colocado na classificação, e isso já acontecerá neste fim de semana. 

Searle é muito rápido em solo duro e já provou isso no ano passado. O piloto britânico terminou em segundo na classificação geral em Sevlievo, à frente do atual líder da série, Herlings, no GP vencido por Ken Roczen. 

A vice-liderança da MX2 é do belga Joel Roelants, que pode ser uma das surpresas da temporada. Se ele mantiver a frequência com o pódio no próximo GP, certamente despontará como um candidato ao título neste início de temporada. Mas, ele precisa provar que também é rápido em piso duro.

Para o motocross brasileiro, a pista de Sevlievo traz lembranças ruins. Foi no GP da Bulgária, na abertura da temporada de 2011, que Wellington Garcia se acidentou na bateria pré-classificatória da classe MX2.

Leia:

Classificações:

MX1

1) Antonio Cairoli – 50 pontos
2) Clement Desalle – 44 pontos
3) Steven Frossard – 40 pontos
4) Gautier Paulin – 32 pontos
5) Kevin Strijbos – 31 pontos
6) Ken de Dycker – 31 pontos
7) Rui Gonçalves – 29 pontos
8) Shaun Simpson – 23 pontos
9) Tanel Leok – 22 pontos
10) David Philippaerts – 20 pontos
MX2
1) Jeffrey Herlings – 50 pontos
2) Joel Roelants – 42 pontos
3) Tommy Searle – 42 pontos
4) Jeremy van Horebeek – 36 pontos
5) Jordi Tixier – 29 pontos

:: Assista ao GP da Bulgária 2009