FISIO – Conheça os benefícios que as meias de compressão proporcionam para os atletas

 

Iniciando a coluna aqui no BRMX da fisioterapeuta, Roberta Bueno, especialista em Fisioterapia Esportiva (Recovery, registrada no Crefito 45972) e também mãe do piloto Pepê Bueno. Com vasta experiência no trabalho de recuperação seja de pilotos profissionais ou amadores e entende que as lesões fazem parte da vida de quem pratica esportes. Confira abaixo a primeira dica da fisioterapeuta.

 

* texto: Roberta Bueno
Instagram: @robbuenoo
WhatsApp: 41 9907-0302

 

Há algum tempo, as meias de compressão deixaram de ser um componente para tratamento médico e se tornaram também um acessório para a prática de esportes. Podendo ser usadas tanto para performance, quanto para recuperação, o equipamento promove indiscutíveis benefícios.

Se tratando de provas maiores, que exigem muito do atleta, as meias podem exercer ajuda fundamental. Como:

  • Retardo do desgaste muscular: as meias de compressão promovem a circulação sanguínea, diminuem a vibração muscular e beneficiam a eficácia do movimento. Por estes fatores o cansaço que viria em determinado momento passa a vir depois. O retardo do desgaste muscular é nítido.
  • Aumenta o fluxo sanguíneo: o equipamento estimula o retorno venoso e aumenta o fluxo de oxigênio e nutrientes para o tecido muscular. Também diminui o acúmulo de ácido láctico nos músculos durante o exercício.
  • Proteção das pernas: em algumas provas, o atleta fica sujeito a arranhões ou pequenos ferimentos nas pernas. Em casos de trilhas, até ervas venenosas oferecem perigo. As meias também fazem esse papel protetor.
  • Maior conforto: é inegável o conforto que as meias de compressão oferecem. Com o alinhamento das fibras musculares que o produto exerce, as mesmas ficam mais firmes e mais confortáveis.
  • Menor tempo de recuperação: as meias de compressão aceleram a recuperação muscular, diminuem a fadiga, a tensão muscular e o desgaste após atividades esportivas. Além disso, reduzem as dores musculares e o acúmulo de ácido láctico. O acessório também promove a circulação e o fornecimento de oxigênio para os músculos.

Há muitos anos recomendo o uso deste equipamento para os meus pacientes e atletas, principalmente para os de alto rendimento, e agora, diante desta pandemia, não seria diferente, pois eles precisam manter a integridade física do corpo, acele rando a recuperação dos mesmos, mantendo os músculos bem oxigenados, uma boa circulação e acelerando a eliminação do ácido láctico.