FIM divulga novo calendário do Mundial de Enduro 2020


A Federação Internacional de Motociclismo e a ABC Communication (promotora do Mundial), divulgaram nesta quarta-feira o novo calendário para a temporada 2020 do Campeonato Mundial de Enduro. Serão cinco provas (dez etapas) entre setembro e novembro.

A França abre o calendário, nos dias 18 a 20 de setembro, com a segunda rodada sendo realizada na Itália uma semana depois, de 25 a 27 de setembro. A terceira prova será na Alemanha, nos dias 16 a 18 de outubro e pra finalizar, mais uma rodada dupla, com Espanha entre os dias 6 a 8 de novembro e finalizando em Portugal, de 13 a 15 de novembro.

Com as incertezas sobre a pandemia do COVID-19, o calendário não é definitivo, dependendo dos governos locais, ainda que todos os cuidados e precauções sejam tomados.

Em uma live no Instagram, o diretor da ABC e promotor do mundial, Bastien Blanchard, explicou que o objetivo é realizar os cinco GP’s. A concentração na Europa central foi pensada com o objetivo de manter as provas o mais próximo possível, para evitar grandes deslocamentos e permitir que pilotos e equipes façam as viagens de van ou caminhões. Este também foi o pensamento ao se decidir por rodadas duplas (em finais de semana consecutivos) na abertura e fechamento da temporada, para diminuir os custos.

Sobre a presença de público nas provas, essa é uma decisão que deve ser tomada pelos organizadores locais, juntamente com as autoridades de cada cidade e país.

 

O brasileiro Bruno Crivilin e o italiano Alex Salvini disputam o Mundial de Enduro pela S2 Motorsports

 

Bruno Crivilin

O brasileiro Bruno Crivilin disputará todo o campeonato Mundial deste ano na Categoria Júnior. Piloto oficial da Honda Racing Brasil, o seis vezes campeão brasileiro de enduro faz parte da Equipe S2 Motorsports, junto com o campeão mundial Alex Salvini. Crivilin vai utilizar uma Honda CRF 250RX no mundial, mesma moto que disputa o campeonato Brasileiro.

“Estava bem preocupado com a temporada, porque com o cancelamento de todas as provas no primeiro semestre por causa da pandemia, tanto do mundial como do campeonato brasileiro, tive receio de ter que abrir mão de alguma prova ou campeonato, já que elas poderiam coincidir datas. Mas com os calendários do Brasileiro e do Mundial divulgados, vai dar pra conciliar e disputar os dois, sem precisar abrir mão de um deles. Vai ser uma maratona de viagens, mas estou preparado e bastante animado em trazer um bom resultado para o Brasil”, explicou Crivilin.

 

Calendário revisado do Campeonato Mundial de Enduro 2020:
18 a 20 de setembro, Réquista, França
25 – 27 de setembro, Spoleto, Itália
16 a 18 de outubro, Zschopau, Alemanha
06 a 08 de novembro, Lalin, Espanha
13 a 15 de novembro, Marco de Canaveses, Portugal