Filme “Tração” abordará universo das competições de motos

Yamaha
Em pré-produção, longa-metragem do ator e diretor André Luís Camargo é o primeiro de ação sobre duas rodas no Brasil

 

Os apaixonados por motociclismo, ação e aventura já podem se preparar, porque vem aí o filme Tração. O longa-metragem do ator e diretor André Luís Camargo será o primeiro a abordar o universo das competições sobre duas rodas no Brasil. O elenco conta com grandes nomes como Marcos Pasquim, Nelson Freitas, Mauricio Meirelles, André Ramiro, Paola Rodrigues, Bruna Altieri, entre outros. O projeto, realizado de forma independente, está em pré-produção e captação de recursos. As gravações começam a partir de março e devem seguir até julho deste ano. O lançamento está previsto para 2021.

A história de Tração é focada em um grupo de pilotos de motos que será convidado para participar de uma competição que inclui diversas modalidades. A partir daí, conflitos, intrigas, perseguições, elementos surpresas e muita adrenalina farão parte da trama.

– Será uma espécie de ‘Velozes & Furiosos’ (saga americana de ação com carros de alta performance, com oito filmes até o momento) sobre duas rodas. Geralmente, as motos aparecem nas produções apenas como plano de fundo e veículo de transporte. O objetivo desse projeto é o humanizar o motociclismo e o esporte, ressalta o diretor que também tem no currículo os longas ‘Máscaras’ e ‘Amor, Confuso Amor’, que estreiam neste ano.

Piloto de motocross na década de 90, com participações em provas nacionais e internacionais, Camargo conta que nas últimas semanas voltou a andar de moto como laboratório para o filme.

– A ideia é criar um ‘motoathlon’, ou seja, uma prova de revezamento com disputa em freestyle, motovelocidade, motocross, supercross e arrancada. É uma superprodução, com 40% da história ambientada dentro do universo das competições. Quero mostrar que os pilotos são atletas, que se preparam muito fisicamente, e também o lado da amizade entre eles. Não existe no Brasil um longa-metragem com essa pegada, acrescenta Camargo, que destaca que o projeto já conta com apoio de pilotos profissionais, motoclubes, entre outros parceiros do segmento.

Para os atores, fazer parte de um projeto inovador aumenta a expectativa.

– O filme é uma aventura sobre duas rodas, que fala do motociclismo, com uma superprodução técnica e um elenco fantástico. Tenho certeza que será mais um grande trabalho no cenário do audiovisual brasileiro, diz Nelson Freitas, que viverá o empresário milionário DiMello.

Marcos Pasquim interpretará o piloto Ajax.

– É um gênero novo no país, que é a ação em duas rodas. A história de uma equipe de motociclistas que cairá em uma cilada mostrará que eles terão que se virar como uma família, adianta.

Já o personagem Manoel será do ator e humorista Maurício Meirelles.

– Estou muito empolgado em estar nesse projeto, que é uma superprodução nacional. É primeira vez que vejo um filme no Brasil baseado em motociclistas, que tem um mercado imenso aqui, completa.

O universo feminino também estará presente em Tração.

– O filme vai abordar temas que vão mexer com sentimentos e emoções, entre eles família, amigos, além de exaltar o empoderamento feminino. Estou muito feliz com esse novo trabalho, destaca Bruna Altieri, que fará a jovem piloto Isadora na superprodução.

Outra atriz escalada para viver essa aventura é Paola Rodrigues, intérprete da motociclista Jéssica.

– É um prazer estar com esse elenco incrível e tenho certeza que o público vai adorar, finaliza.

Yamaha