Fabiano dos Santos assegurou o título da categoria Nacional 230 no Brasileiro de Motocross 2013. Na etapa final, realizada neste sábado, 9, em Senador Canedo, Goiás, o piloto ficou com a segunda colocação e somou 87 pontos, apenas três a mais que Marcos Guilherme de Lima, vice-campeão.
A classe porém está cercada de polêmica. Durante a cerimônia do pódio, uma integrante da família de Marcos Guilherme protestava dizendo que a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) “não fiscaliza nada”. Ela se manifestava ao fato de Fabiano dos Santos ter sido desclassificado na sexta etapa, em São José, Santa Catarina, por utilizar uma peça irregular no freio de sua moto. Mas, como sua equipe, a CTLS, recorreu da punição na justiça comum, conseguiu os pontos de volta. Caso Marcos Guilherme de Lima proteste contra a decisão, pedindo revisão do caso, o título ainda poderá mudar de mãos.
– Foi um campeonato muito disputado. Nessa categoria as motos têm desempenhos muito próximos, por isso o título foi brigado até o final. Trabalhei muito para ter essa conquista. Tenho oito títulos gaúchos, mas esse é o maior da minha carreira e não tem como negar: o sentimento é totalmente diferente. Estou muito feliz – ressalta Fabiano dos Santos.
O vencedor da prova deste sábado foi Gabriel Montagner, que liderou a bateria de ponta a ponta e terminou o campeonato na quinta colocação.
:: Resultado
1. Gabriel Montagner
2. Fabiano dos Santos
3. Marcos Guilherme de Lima
4. Paulo Vitor
5. Murilo Tomazelli