A foto mudou. Leandro Silva agora é LS Racing – Foto: Divulgação
Leandro Silva, 25 anos, mudou de equipe para a temporada 2013 do motocross brasileiro. Entre uma proposta da Pro Tork e outra para permanecer na Honda, preferiu integrar o time privado comandado por seu pai, o Elievan “Kareka” Silva.
O paranaense será o principal nome da LS Racing, continua com apoio da Honda, com equipamento de ponta, e acha que terá condições de brigar pelo título nacional, apesar de saber que \”esse ano será uma guerra\”, devido ao alto nível dos pilotos que competirão no Brasil e a \”invasão gringa\”.
Na entrevista que segue, concedida ao BRMX no último fim de semana, ele fala das suas expectativas para 2013 e conta um pouco do que aconteceu no ano passado. Confira!
BRMX: A temporada passada foi de altos e baixos para você. Até venceu provas, mas enfrentou muitos problemas durante o ano. O que aconteceu? Problemas físicos, psicológicos, ou apenas \”má sorte\”?
Leandro Silva: Foi, sem dúvida, o ano mais difícil da minha carreira. Tive lesões e outros problemas físicos no começo da temporada, falta de confiança em mim e no meu equipamento, já não tinha mais alegria de pilotar nas corridas.
Passei alguns perrengues na equipe que me desmotivaram a ponto de eu pensar em rescindir meu contrato. Tudo isso no ano que teve o nível mais alto de todos os tempos. Mas, no final, me reencontrei comigo e com a equipe, e venci o Brasileiro em Anchieta e o Arena em Brasília.
BRMX: A temporada 2013 está prestes a começar. Você está com 25 anos, no auge da forma física, mas mudou de equipe, de estrutura. Acha que terá as mesmas condições para brigar pelo título?
Leandro Silva: Foi uma mudança pensada. Assim como lá fora os pilotos montam suas próprias equipes para ter mas liberdade de trabalho e uma situação mais rentável, eu decidi seguir esse caminho. Em diversas situações (no passado) me senti engessado. Agora fico feliz em ter muito mais liberdade e paz para dar o meu melhor. Em alguns aspectos, se tornou mais difícil, pelo menos nesse primeiro ano, mas o lado positivo é muito maior ao meu ponto de vista.
BRMX: Por que não aconteceu a renovação com a Honda para você seguir como um oficial?
Leandro Silva: A situação na Honda mudou. Tive proposta para continuar, mais achei mais interessante andar para a minha equipe. Mas só tenho a agradecer a Honda por sete anos e seis títulos nacionais que conquistamos juntos.
BRMX: A proposta da Pro Tork balançou você? O que prevaleceu para que você não fosse para a Pro Tork e apostasse no seu projeto?
Leandro Silva: O Marlon Bonilha, além de tudo, é um amigo pessoal da minha família. Me patrocinou por diversos anos aqui no Brasil e no exterior. Quando fui morar nos EUA pela primeira vez, em 2001, ele nos incentivou e me apoiou em toda jornada. Acredito que não era o momento certo ainda (de assinar com a Pro Tork), mas quem sabe um dia voltaremos a trabalhar juntos.
O mecânico também mudou. Chuck vai seguir novos rumos na sua vida – Foto: Mau Haas / Arquivo BRMX
BRMX: Por que você não havia feito essa opção antes, de correr por seu próprio time?
Leandro Silva: Não me via andando pra LS Racing tão cedo, pois minha situação na Honda era muito boa, mas a Honda mudou.
BRMX: Quem serão os pilotos LS Racing nesta temporada? Tem intenção de contratar mais alguém para MX1 e MX2?
Leandro Silva: O time será composto por mim na MX1, o Sean Lipanovich e o Mauriti Junior na MX2, o Leonardo de Souza e o Emerson Junior na 150cc e o Fabiano Nestor na 230cc. Por enquanto, não temos plano para aumentar o time.
BRMX: Qual o motivo que fez você seguir pilotando moto Honda mesmo após sair da equipe oficial?
Leandro Silva: Temos uma parceria longa com a Honda e um relacionamento bom. Achamos interessante a proposta deles e decidimos continuar.
BRMX: Agora você precisará de se preocupar com várias coisas além de treinar e pilotar. O quanto isso pode atrapalhar dentro da pista?
Leandro Silva: Acredito que não atrapalhe, sempre me dediquei a equipe na parte dos treinamentos. Quem cuida da LS Racing nas provas é o meu pai.
BRMX: A estrutura da LS Racing conta com pilotos estreantes, que é um trabalho diferente que propicia oportunidade aos garotos em participar do Brasileiro e ingressar na vida profissional. Qual é a real intenção da equipe no esporte? Apenas fazer essa introdução ou, em algum momento, se tornar uma “Pro Circuit Brasileira”?
Leandro Silva: Realizamos um trabalho em conjunto com o CT Leandro Silva, aonde buscamos formar novos talentos. O Leo de Souza era aluno do CT, como outros também já foram e passaram a integrar o time. Buscamos formar mais pilotos, mas queremos sim títulos e nos espelhamos, e muito, na equipe Pro Circuit.
BRMX: Quem serão os parceiros da LS? Sabemos que vocês fecharam parceria com a Bel Parts. Quem mais estará nesse time?
Leandro Silva: Estamos negociando ainda. Um deles é a Belparts, realmente. Em breve anunciaremos as parcerias para 2013.
BRMX: Falando em estrutura de campeonato. O que você espera do Brasileiro de MX em 2013?
Leandro Silva: Essa é uma boa pergunta. Torço pra que seja o melhor campeonato de todos os tempos, que pilotos e equipes sejam valorizados como merecem e não apenas como meros palhaços de circo.
BRMX: Muitos brasileiros foram aos Estados Unidos fazer pré-temporada. Acha que o nível técnico do Brasileiro estará mais alto neste ano por causa disso?
Leandro Silva: Acredito que sim. Acho muito positivo esse intercâmbio. O negocio é buscar conhecimento.
BRMX: Você tem interesse em fazer corridas fora do Brasil?
Leandro Silva: Com certeza. Já fui diversas vezes pra fora e gostaria de ter ido muito mais. Tudo é questão de viabilizar custos. Andar nos EUA é estar entre os melhores do mundo.
BRMX: Como foi sua pré-temporada? Participou de alguma corrida? Tem intenção de participar?
Leandro Silva: Tenho treinado muito. Estou decido a dar o meu melhor para vencer. A vida é feita de desafios, e esse ano será uma guerra.
BRMX: Este espaço é livre para você falar sobre o que você quiser…
Leandro Silva: Quero agradecer a vocês do BRMX pelo espaço e pedir a todos fãs do esporte que compareçam esse ano nas provas e torçam muito para os brasileiros.