Sem Rattray e Waters, equipe IceOne Husqvarna já foca em 2015

||

IceOne Husqvarna
Husqvarna sofre com desfalques. Tyla Rattray machucou o polegar em Maggiora – Foto: Youthstream

 

O Mundial de Motocross 2014 vai para a 12ª das 17 etapas programadas e a equipe Red Bull IceOne Husqvarna enfrenta a dura perspectiva de correr boa parte do restante da temporada sem pilotos de “alto calibre”, que poderiam alavancar a escuderia em seu regresso ao circuito. Por isso, o time já foca em 2015, quando pode ter até três pilotos na categoria MXGP.

A lesão no polegar de Tyla Rattray, num acidente no GP da Itália, é a segunda lesão sofrida pelo campeão do mundo este ano. O sul-africano passou por nova cirurgia e terá que ficar mais seis semanas longe das pistas. O companheiro de equipe, Todd Waters, também tem assistido a tudo dos bastidores desde o final de abril.

MXGP-2014-Brasil-sabado-Mau-32
Todd Waters – Foto: Mau Haas / BRMX

– A recuperação de Todd está indo bem e agora ele está fazendo o resto do tratamento no centro de treinamento da Red Bull na Áustria. Ele tem todos os médicos e fisioterapeutas que precisa e estamos muito felizes que ele possa usar essa facilidade, então quero agradecer a Red Bull por isso – disse Antti Pyrhonen, chefe da equipe.

– Acho que em pouco tempo ele pode começar a treinar com moto, no início de julho, e então precisamos ver como ele vai se sair. O objetivo é que ele possa voltar este ano, estamos de olho em Lommel (GP da Bélgica, 3 de agosto). Ele conhece bem a pista, adora areia e pode fazer uma boa preparação até lá – acrescentou Pyrhonen, ainda sobre Todd Waters.

>>> Acesse a classificação do campeonato
>>> FIM suspende James Bubba Stewart: o antidoping acusou uso de anfetamina.

Durante o Grande Prêmio de Trentino, na Itália, em abril, o diretor esportivo da KTM, Pit Beirer comentou que a KTM considerava uma estrutura de seis pilotos para a equipe de fábrica para 2015 e destacou a extrema má sorte com o pessoal da Husqvarna como um exemplo de que ter mais pilotos pode ser útil e melhor para justificar todo o investimento inicial.

As intenções da IceOne Husqvarna têm sido associadas a uma série de pilotos, incluindo Gautier Paulin e o espanhol Jose Butron. Phyhonen permaneceu discreto quanto à tais especulações e também sobre a equipe de Kimi Raikkonen se expandir ou não para tornar-se um trio de pilotos no próximo ano.

– Está aberto atualmente. Está programado para dois pilotos, mas não confirmaram isso ainda. Seria muito difícil (colocar três pilotos). Nós já temos bastante trabalho para gerir dois pilotos de alto nível. Não vai ser fácil, mas se nós nos comprometermos com três pilotos, então é porque podemos fazer isso. Não temos nada a anunciar ainda. Precisamos ver como vai fluir este mercado e as mudanças dos pilotos de equipe – acrescentou Antti Pyrhonen.

Com Arnaud Tonus indo para e equipe Pro Circuit Kawasaki, nos EUA, sobram Gautier Paulin e Tommy Searle como os próximos pilotos a decidirem seus contratos. Depois temos Steven Frossard e Shaun Simpson, além de Rattray e Waters. Todos ainda por decidirem seus futuros contratos e escolherem seus times.