Enzo Lopes passou da primeira fase de classificação para o Loretta Lynn 2014 nas categorias Supermini 1, Supermini 2 e Schoolboy 1. Agora o piloto brasileiro precisa encarar as classificatórias regionais para garantir sua participação no maior campeonato de motocross amador do mundo, que acontece em agosto, no estado do Tennessee, Estados Unidos.
O piloto disputou as classificatórias das áreas Sudeste e Nordeste nos dois primeiros finais de semana de maio, nos Estados Unidos. A classificatória da área Sudeste foi realizada no Aonia MX Park (estado da Geórgia). Enzo estava inscrito para competir em quatro classes, mas uma forte queda no sábado acabou fazendo com que ele disputasse apenas três.
No sábado, 3, o brasileiro começou disputando a categoria Supermini 1. Depois de fazer o holeshot e o melhor tempo da prova, terminou a primeira bateria em segundo lugar. Já na primeira bateria da categoria Schoolboy 1, vinha mantendo a quarta colocação mas cometeu um erro e terminou a prova na sexta colocação. Na segunda bateria da Schoolboy 1, quando disputava a quinta colocação na última volta, caiu nas costelas, batendo muito forte o ombro esquerdo. Mesmo com dor, levantou a moto e conseguiu terminar a prova, alcançando o sexto lugar na classificação geral da categoria Schoolboy 1.
Ainda no sábado, minutos antes da largada da segunda bateria da Supermini 1, a equipe percebeu que a moto 112cc estava falhando e o piloto precisou competir com sua moto reserva de 105cc. Sentindo ainda o ombro machucado e competindo com moto reserva, o piloto conseguiu cruzar a linha de chegada em sétimo lugar, mas em seguida perdeu o pé da pedaleira numa cava e sofreu nova queda, que o deixou em observação no atendimento médico. Liberado pela equipe médica, o brasileiro soube que seus esforços lhe garantiram o quarto lugar na classificação geral da categoria Supermini 1.
No domingo, 4, aconteceram as provas das categorias Supermini 2 e Schoolboy 2. Bastante dolorido, Enzo cancelou sua participação na categoria Schoolboy 2 e optou por disputar apenas a Supermini 2, que é o foco do piloto nesse ano. Na primeira das duas baterias, quando estava em quarto lugar na segunda volta, a roda dianteira da sua moto quebrou, arremessando-o longe. Voltou para a pista, desentortou a roda como pôde e terminou a prova em oitavo lugar. Longe dos problemas terminarem, na segunda e última bateria da Supermini 2 Enzo largou em quarto lugar, mas quando já buscava os ponteiros, o miolo da ponteira se soltou e a moto começou a falhar. Mesmo sem condições de saltar, mas imprimindo um ritmo muito rápido na pista, Enzo terminou a prova em sétimo lugar, o que lhe rendeu a classificação na categoria Supermini 2 na sétima colocação geral.
– Nesses 30 anos em que acompanho corridas de motocross, e na nossa experiência com o Enzo até o momento, nunca vi tanta coisa dar errado em tão pouco tempo. O esforço que fazemos para estar aqui é enorme. Nada pode dar errado, mas quando ocorrem transtornos como esses temos que agradecer pelo fato do Enzo não ter se machucado feio e entender que no nosso esporte nem tudo sai do jeito que planejamos. O importante é que o Enzo cumpriu seu objetivo e passou para a próxima fase – comenta Leo Lopes, pai do atleta.
Depois de viajar cerca de dois mil quilômetros do estado da Geórgia até New York, Enzo Lopes disputou as classificatórias da região Nordeste, na pista de Unadilla. Lá se classificou nas três categorias que se inscreveu, com os seguintes resultados:
Supermini 1 – 3º lugar (parciais de 2-3)
Supermini 2 – 4º lugar (parciais de 3-4)
Schoolboy 1 – 5º lugar (parciais de 3-6)
:: Entenda as categorias
Supermini 1 – motos de 112cc e pilotos de 12 a 15 anos
Supermini 2 – motos de 112cc e pilotos de 13 a 16 anos
Schoolboy 1 – motos de 125cc e pilotos de 12 a 16 anos
Schoolboy 2 – motos de 125cc e pilotos de 13 a 16 anos
:: Sobre o Loretta Lynn
Considerado o maior evento de motocross amador do mundo, o campeonato acontece anualmente em agosto nos Estados Unidos, no Rancho da Cantora Loretta Lynn, no Tennessee. Essa será a 33ª edição do evento, que já consagrou inúmeros pilotos campeões do AMA Supercross e Motocross. A primeira fase classificatória para o campeonato (classificatória de área) recebe mais de 25 mil inscrições. De cada classificatória de área, somente os oito melhores pilotos de cada categoria passam para a fase regional (classificatória regional), que acontece em junho em diversas localidades. Das regionais saem os 40 melhores pilotos de cada categoria que terão um lugar assegurado no gate de largada no Rancho de Hurricane Mills.
* Com informações da assessoria de imprensa do piloto