Enzo Lopes e Thui Todeschini finalizam participação no Mundial de Motocross Júnior FIM 2012

||


Enzo Lopes ficou em sétimo na primeira bateria, mas não repetiu desempenho na segunda- Foto: David Bulmer / Cortesia VurbMoto

Os brasileiros Enzo Lopes e Thui Todeschini finalizaram neste domingo, 25, suas participações no Mundial de Motocross Júnior da FIM – Federação Internacional de Motociclismo.

As provas aconteceram na Bulgária, em Sevlievo, com duas baterias de cada categoria. Thui fez o 19º lugar overall da 65cc em sua estreia em competições internacionais. Enzo Lopes conquistou a 15ª posição na 85cc, com um belo sétimo lugar na primeira bateria.

O australiano Caleb Grothues venceu a classe 65cc, enquanto o alemão Brian Hsu faturou a 85cc. Na 125cc, o vencedor das duas baterias foi Tim Gasjer, da Eslovênia, se tornando o primeiro atleta a ganhar consecutivamente as três categorias.

De volta ao Brasil, no dia 29, a assesoria de imprensa de Enzo Lopes divulgou um resumo do que aconteceu em cada bateria dos brasileiros.

Na primeira prova do dia, Thui largou na quarta posição mas, com a pista bastante molhada, caiu e teve que recomeçar sua corrida junto com o último pelotão, terminando em 16º lugar. Vale dizer também que, devido ao forte calor, a FIM decidiu reduzir a duração das provas da categoria 65cc de 15 para 10 minutos, o que resultou em uma prova com sete voltas na pista de Sevlievo. Na segunda bateria, Thui largou em 27º, pulou para o 22º até a quarta volta, e terminou em 20º.

– Me concentrei demais para a segunda largada e acabei
errando o pulo, ficando muito para trás. Como a prova era muito curta,
não consegui me recuperar, mas fiquei muito feliz por ter participado e
quero voltar no ano que vem – disse Thui.
 

Na 85cc, Enzo Lopes começou a primeira bateria na oitava posição, mas caiu e perdeu algumas posições. Após se recuperar, terminou em sétimo, tendo feito o quinto melhor tempo da prova.

Alinhou para a segunda bateria e teve uma largada ruim. Enzo buscou recuperação durante toda a prova, fazendo várias ultrapassagens, porém, na quarta volta, sofreu uma queda que o fez perder a ponteira da moto. Além de perder rendimento, a organização o puniu em 60 segundos, após inspeção com o decibelímetro. Assim ele terminou a bateria em 32º e ficou sem pontuar.

– Esperávamos que o Enzo andasse entre os ponteiros, porque seus tempos de prova foram melhores do que os dos cinco primeiros colocados. Mesmo assim, considerando que ele competiu com moto original e com pilotos mais velhos com motos preparadas, ele nos surpreendeu pela sua velocidade na categoria 85 – disse Leo Lopes, pai do piloto.

 
Resultados – baterias somadas

65cc
1) Caleb Grothues (AUS) – 1-1
2) Riley Dukes (AUS) – 3-3
3) Robert Criztian Tompa (ROU) – 4-5
4) Conner Mullennix (EUA) – 8-4
5) Timur Petrashin (RUS) – 6-6
19) Thui Todeschini (BRA) – 16-20

85cc
1) Brian Hsu (ALE) – 3-1
2) Austin Forkner (EUA) – 1-3
3) Davy Pootjes (HOL) – 2-5
4) Ivan Petrov (BEL) – 9-2
5) Tomas Ragadini ((ITA) – 6-4
15) Enzo Lopes (BRA) – 7-32

125cc
1) Tim Gasjer (ESL) – 1-1
2) Simone Furlotti (ITA) – 2-2
3) Pauls Jonass (EST) – 3-5
4) Jorge Zaragoza (ESP) – 6-4
5) James Dunn (GBR) – 10-3

* Texto atualizado às 9h37 de quinta-feira, 29