Enduro das Neves chega a sua 13ª edição

Yamaha
Pilotos invadem Braço do Norte e São Ludgero em competição nacional – Foto: Divulgação

 

Mais de 150 pilotos são aguardados no 13º Enduro das Neves entre os dias 14 e 16 de junho em Braço do Norte. A competição de moto-regularidade é válida pela Copa Brasil, Sul-brasileiro e Catarinense de Enduro de Regularidade.

A sexta-feira, 14 de junho, é reservada para preparação dos equipamentos, entrega do kit-piloto, liberação da planilha, que é o mapa do trajeto, até então totalmente desconhecido pelos competidores.

– Neste dia acontece o briefing, na Churrascaria Castelinho, no Trevo de Braço do Norte, a partir das 20 horas, onde são passadas todas as orientações do trajeto aos pilotos, ressalta Jonas Schulz, diretor de prova e diretor de Enduro de Regularidade junto a FCM (Federação Catarinense de Motociclismo).

A largada da competição ocorre no sábado, a partir das 9 horas, no centro, na praça da Igreja Matriz de Braço do Norte. Os pilotos se dirigem a comunidade do Mar Grosso, em São Ludgero, onde começam a chegar por volta das 11h45min.

– Após percorrer 125 quilômetros pelo interior, retornam a Braço do Norte. Chegam a partir das 14h45min no Posto Prá, no Rio Bonito, acrescenta Jonas.

No domingo a largada é no mesmo posto de combustível, às 7h30min, com uma pausa a partir das 10 horas na localidade de Bom Retiro, também em São Ludgero. A chegada do primeiro piloto no Centro de Braço no Norte está prevista para às 12h30min, após percorrerem 110 quilômetros.

Os competidores serão recepcionados na praça da Igreja Matriz ao som da Banda Durango Kid. Para os expectadores haverá tendas com food truck. A premiação deve iniciar por volta das 15h30min.

 

Competição 

 

O Enduro das Neves leva este nome por ser realizado no inverno e, coincidentemente, em sua primeira edição, há quase 20 anos, estava nevando na serra e os moto-competidores decidiram, a partir de então, batizar o evento com este nome. Depois de alguns anos sem ser realizada, voltou a fazer parte do calendário esportivo. Há expectativa é que pilotos de oito estados estejam em Braço do Norte, já que é válida pelo circuito nacional.

 

Organização disponibiliza ônibus para espectadores

 

Como boa parte da prova se dá no interior, onde os pilotos devem enfrentar trilhas e obstáculos naturais, a organização da prova disponibilizará transporte para levar os expectadores em locais transformados em uma verdadeira arena.

– As trilhas irão virar um grande estádio onde os pilotos poderão sentir o calor da torcida que estarão em pontos privilegiados para ver e registrar momentos únicos! Além das grandes apresentações dos pilotos de ponta, tenho certeza que não irão faltar muitas quedas e risadas, acrescenta o piloto Wilson Felippe Junior, o “Tio Chico”, diretor de logística desta prova.

Ele lembra ainda que esta é uma novidade no Enduro das Neves, espelhada nas provas do Mundial de Enduro, onde a organização disponibiliza mapas estratégicos, com os principais pontos de observação da prova.

– O Enduro das Neves traz essa opção aos simpatizantes do esporte off-road. A organização disponibilizará ainda ônibus e guia para levar estes espectadores até os pontos de observação totalmente gratuito, acrescenta.

 

Cronograma

 

Sábado
Embarque ônibus: Igreja Matriz BN – 09 horas
Local: Subida de Pedras – Morro do Cruzeiro, São Ludgero
Desembarque: Posto Pra – 13h30min

Domingo
Embarque: Posto Prá – 07h30min
Local: Degraus de Pedras – Serrinha, São Ludgero
Desembarque: Igreja Matriz BN – 12h30min

Yamaha