Enduro da Independência faz sorteio da ordem de largada

Yamaha

Na grande maioria dos esportes motorizados, largar na frente é uma vantagem, além de sinônimo de supremacia nos treinos qualificatórios. No enduro de regularidade, a história é diferente. Como o percurso só é revelado aos pilotos na véspera da competição e o desafio não é acelerar mais, mas manter a média prevista na planilha, a ordem de partida acaba definida por sorteio. O que na teoria, deixa todos os competidores em condições semelhantes. Mas os favoritos torcem, com todas as forças, para não abrir o caminho, e também não ficar muito para trás.

Assim será no sorteio que definirá, nesta segunda-feira, 12, a ordem para o primeiro dos quatro dias do Enduro da Independência, que levaria o pelotão de Ubatuba a Itajubá.

E a explição é simples: quem abre a trilha não conta com qualquer referência como as marcas dos pneus dos concorrentes ou mesmo a poeira levantada, que pode ajudar na navegação. E nos sufocos, os trechos mais técnicos, é obrigado a descobrir primeiro a trajetória ideal.

Por outro lado, ser um dos últimos da fila aumenta a possibilidade de engarrafamentos e de encontrar o piso mais desgastado. Detalhes, que podem fazer toda a diferença numa prova de alto ní­vel técnico como o Independência.

 

Enduro da Independência – Foto: Léo Tavares

Neste ano a 37ª edição,  traz uma novidade a mais para os pilotos. Todo o material de identificação das motos, adesivos, colete com o numeral, trará também o nome do competidor, favorecendo a identificação pelo público. A patrocinadora da prova, a Slin Graphics, ainda oferece condições especiais para quem quiser adesivar a moto de forma personalizada.

O Enduro da Independência conta com o patrocí­nio da Honda Brasil, Pro Tork Racing Development, Yamaha Racing, Totem, Rinaldi Pneus, Menta Motos, ASW Racing, By Moto – A casa da Honda, Cervejaria Backer, Slin Graphics, BMP Special Parts e apoio das Prefeituras Municipais de Ubatuba, São Paulo, Itajubá, Minas Gerais, Caxambu, Minas Gerais e Lavras, Minas Gerais.

Programação

 

 

03/09
Entrega de Material e Largada Promocional Ubatuba, São Paulo

04/09
Ubatuba, São Paulo a Itajubá, Minas Gerais

05/09
Itajubá, Minas Gerais a Caxambu, Minas Gerais

06/09
Caxambu, Minas Gerais a Caxambu, Minas Gerais

07/09
Caxambu, Minas Gerais a Lavras, Minas Gerais

Yamaha