Enduro da Independência comemora 35 anos em 2017

Enduro da Independência
Uma longa história do Enduro da Independência – Fotógrafo: Leo Tavares

 

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro, o Enduro da Independência chega a sua 35ª edição ininterrupta, homenageando quem vai fazer 300 anos. O roteiro tem início em Aparecida, São Paulo, nas margens do rio Paraíba do Sul, onde em outubro de 1.717, três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em uma história de fé que chega ao jubileu do tri-centenário.

A prova termina em Lavras, com pernoites em Itajubá e Três Corações, já no estado de Minas Gerais, atravessando a imponente e desafiadora Serra da Mantiqueira.
Um percurso que também motivou os bandeirantes, ainda na época das Capitanias Hereditárias, a superar seus próprios limites em busca do ouro, desbravando caminhos e fundando cidades.

O Enduro da Independência, em sua 35º edição, vai fazer o caminho inverso, mantendo o mesmo eixo, que também norteou o surgimento de trechos da Estrada Real, com início no santuário, em direção ao ponto de partida. Serão cerca de 700 quilômetros de percurso, em quatro dias de competição, com a participação de pilotos de 20 estados do Brasil.

Uma prova no estilo “em linha”, para também resgatar a divertida caravana itinerante dos apoios, mecânicos e seguidores pelas belas paisagens do interior do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais, através do maciço da Mantiqueira.

Pernoites:
6/09 – Largada em Aparecida/SP, chegada em Itajubá/MG.
7/09 – Largada em Itajubá/MG, chegada em Três Corações/MG.
8/09 – Largada em Três Corações/MG, chegada em Lavras/MG.
9/09 – Largada em Lavras/MG, chegada em Lavras/MG.

A entrada é franca e acontecerá sempre nos locais de concentração da chegada do Enduro da Independência a partir das 19h.