Eli Tomac finalmente conquistou a primeira vitória na temporada 2016 do AMA Motocross. No sábado, 9, o piloto da Kawasaki venceu as duas baterias da 450 na sétima etapa do campeonato, em Southwick, batendo o alemão Ken Roczen.
Com o resultado, Tomac é o segundo colocado na classificação geral, com 290 pontos e uma diferença de 47 do atual líder, Roczen. No próximo sábado, 16, rola a oitava etapa, em Spring Creek. Será que terá mais batalha?
Após a corrida, o piloto conversou com a imprensa para comentar sobre o grande dia. Confira!
Analisando os treinos, como você se sentiu em relação a pista?
Eli Tomac: Southwick está constantemente mudando. Foi bom andar no começo dos treinos com o solo macio e, em seguida, no final do segundo treino, ela já estava mais seca e intensa. Este lugar era considerado difícil e pensei que estaria mais complicado. Gostei do novo traçado, no sentido original da pista.
Em que ponto da pista você acha que teve uma grande vantagem?
Eli Tomac: Na areia, onde você tem que dar impulso e não perder a velocidade. Houve algumas partes em que perdi tempo. Você tinha que esperar as coisas se encaixarem.
Com todos os segundos lugares que você teve, um primeiro é muito bom. Você achou o que estava faltando para a vitória sair?
Eli Tomac: Eu estive o dia todo positivo. Saí do box para a pista com a intenção de me divertir. Não sei o que dizer. Toda vez que você corre e consegue uma vitória, é muito bom. Mas queremos continuar fazendo isso.
Qual a principal diferença da pista em 2013 e agora?
Eli Tomac: Acho que alguns saltos fluíram melhor e eles estreitaram algumas partes. Havia umas curvas diferentes. Gostei e manteria assim. A largada estava complicada, mas não tão ruim.
Você ultrapassou Ken Roczen na segunda bateria. Você estudou o traçado dele ou foi instinto?
Eli Tomac: Eu poderia ter ultrapassado ele por fora, mas sinceramente achei muito legal que havia vários caminhos para isso. Tudo colaborou.
Quão importante para sua confiança no restante da temporada foi essa vitória?
Eli Tomac: Foi muito importante. Acho que qualquer um pode vencer, então vou levá-la comigo.
Na segunda bateria, após cair, você foi capaz de buscar Roczen de novo. Quanta pressão você estava sentindo após ultrapassá-lo?
Eli Tomac: Nós dois tivemos bons momentos na corrida. Ele estava forçando o tempo todo. Foi uma batalha, literalmente, até o fim. Alguns retardatários atrapalharam aqui e ali e nós dois tínhamos que passar por eles. Foi intenso e nós dois lutamos até o fim. Foi uma corrida limpa.
:: Veja os melhores momentos de Southwick