Eduardo Erbs: Dallas e Atlanta em tópicos nos tópicos da semana

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Huntington Beach (Califórnia) – Olá amigos do BRMX, as coisas aqui nos Estados Unidos estão bem movimentadas, tanto no campeonato quanto na minha vida. Mas, consegui reunir algumas informações que quero dividir com vocês. 

# Bolão BRMX: AMA Supercross – St Louis


> Há dois fins de semana, a comitiva do AMA Supercross começou a se dirigir ao Leste dos Estados Unidos, tendo a primeira parada no bilionário Cowboys Stadium, em Dallas. Na Lites, Justin Barcia confirmou o favoritismo, e Ken Roczen subiu ao pódio. Já nas 450s, a vitória de Ryan Villopoto foi um tanto ofuscada pelo melhor desempenho de Chad Reed desde sua vitória em Los Angeles, mas que acabou subitamente depois de um erro na seção de areia que lhe custou toda a temporada de SX e, pelo menos, o início da temporada do MX.

:: Assista à queda de Reed no Cowboy Stadium

> No último fim de semana, Ryan Dungey bateu Ryan Villopoto no Georgia Dome, em Atlanta, com uma corrida quase perfeita. Villopoto foi seguido por James Stewart e David Millsaps. Seely, pilotando a moto de Trey Canard, ficou na sexta posição. Já na Lites, Justin Barcia dominou mais uma vez, com um desempenho impecável, seguido por Blake Baggett e Justin Bogle, que subiu ao pódio pela primeira vez em sua carreira profissional.
  
> Ryan Dungey: agressividade é a palavra que vem se usando ultimamente quando se fala de Ryan Dungey. O piloto, que tem fama de ser “bonzinho” e não ser agressivo o suficiente, especialmente durante as primeiras voltas, mostrou grandes sinais de agressividades nas duas últimas corridas. Dungey aproveitou o erro de Bubba para chegar em Jake Weimer e passá-lo na última volta pela segunda posição em Dallas.


Foto: Frank Hoppen / KTM Images


> Atlanta foi apontada como uma corrida local para Dungey, já que o piloto tem sua base perto dali, em Talahasse, Florida, e era apontado como uns dos favoritos a quebrar a sequência de vitórias de Villopoto. Dungey teve uma largada boa na segunda posição e assumiu a liderança de Cole Seely para ganhar a sua segunda corrida do ano. Vale salientar que Dungey resistiu aos ataques de Ryan Villopoto nas últimas voltas, sendo que na volta final ele marcou o melhor tempo de toda a sua noite.

> Ryan declarou que o segredo do seu sucesso é um novo acerto na moto que conseguiram durante a semana, além de uma nova combinação de pneus.

> Todos sabem que Ryan é um dos pilotos mais consistentes do mundo, mas, é válido lembrar que ele largou em todas as corridas de supercross durante toda a sua carreira profissional, e, além disso, 11 dos últimos 12 ganhadores da etapa de Atlanta se sagraram campeão da temporada. Isso significa que Dungey, além de diminuir a diferença para Villopoto, tem outros pontos a seu favor neste momento.

> Ryan Villopoto: o piloto nativo de Washington teve a sua sequência de três vitórias consecutivas quebrada na última semana. RV não teve uma largada muito boa e demorou para passar alguns adversários. Vale apena comentar que Villopoto foi motivo de muito comentário pelo fato de que ele pulou um salto triplo quando as luzes de alerta estavam piscando, o que o salvou um tempo muito precioso à caça de Ryan Dungey, porém, pondo a sua própria seguranca e a de outros pilotos em risco. RV aterrissou entre o piloto e a moto, passando a poucos centímetros de distância dos dois. Apesar de alguns protestos, a AMA decidiu não puni-los.

> James Stewart: intitulado como o “Tiger Woods do motocross”, o piloto floridiano teve mais uma noite difícil em Atlanta. Apesar de um início de corrida agressivo, James foi atrapalhado pelo seu colega de equipe Davi Millsaps e acabou deixando o motor de sua Yamaha apagar. Bubba mostrou sinais de reação quando estava à caça de Villopoto, mas o “incidente do triplo” – no qual Villopoto fez o pulo e Bubba não, o fez perder praticamente 2,5 segundos, o que deu uma diferença muito grande para poder fazer um ataque até o final da prova. Apesar de ainda não se contar como derrotado, com o resultado James está mais de 40 pontos atrás da liderança: 180 contra 136.

> Chad Reed: como comentado no início desta coluna, Reed deu adeus às chances de qualquer título em 2012. Apesar do susto, Reed permanece positivo diante da situação e pensa em voltar às pistas ainda esse ano para o motocross e ainda ao Monster Energy Cup. Desde o ano passado, vem se falando sobre a aposentadoria do piloto, mas Reed deu a entender que “30 é só um número” – se referindo à idade que ele completará em 15 de março – e que pretende correr a temporada de 2013 pela Two Two Motorsports. Novamente ele falou sobre a contratação de um segundo piloto e não escondeu a vontade de ter Dean Wilson sob a sua tenda. Há varias especulações sobre algum piloto para assumir o seu posto até o fim do campeonato, mas Reed negou que haja algum candidato há vaga. Porém, ele deve fazer uma reunião com os patrocinadores para decidir o futuro da equipe. 

> Definitivamente é fácil de entender o motivo para alguns pilotos preferirem as corridas da Costa Leste. Primeiro pelos “Domes”, que são os estádios cobertos, com ambiente climatizado e, em alguns, os boxes ficam em áreas cobertas dentro dos próprios estádios. Além disso, a terra do outro lado do país é um terreno mais macio e com melhor tração. Exatamente o contrário do solo desértico e duro californiano. Alguns dos principais pilotos, como Bubba, Reed, Villopoto e Dungey têm suas bases na Flórida, podendo fazer treinos e ajustes no meio da semana em suas próprias pistas privadas. Além disso, esses mesmos pilotos alegam que na Flórida se tem mais tempo para relaxar e se focar somente nos treinos, enquanto na Califórnia eles têm que dar muito mais atenções aos patrocinadores e à mídia, que estão todas localizadas naquela região.

Foto: Frank Hoppen / Feld Motorsports

> Entre outras notas, podemos destacar a 200ª largada de Kevin Windham como profissional da AMA. Um recorde fenomenal para o piloto de 34 anos que tem pretensões de correr até 2014.

> Cole Seely assumiu o posto de Trey Canard em alto estilo – liderando as primeiras voltas da corrida e tendo um resultado importante para a American Honda. Cole está escalado para um total de três corridas e depois deixaria o posto para a entrada de Will Hanh, originalmente da GEICO Honda para quatro outras corridas.

> Neste fim de semana, em St Louis, Marvin Musquin tem a sua estreia na “Big Bike Class”, a bordo de uma KTM 350 SXF. Marvin está escalado para três corridas da Costa Leste antes de voltar à Califórnia para iniciar teste para a temporada de MX. 

Lites: 

O atual campeão da Costa Leste, Justin Bam-Bam-Barcia mostrou que, como de costume, não entrou na pista para fazer amigos, principalmente em Dallas, quando usou o contato físico para várias ultrapassagens, mas chegou de forma dominante para defender o seu número 1.

Ken Roczen: o piloto alemão, que ainda se recupera de uma fratura no braço, subiu ao pódio em Dallas na terceira colocação, mas teve uma corrida frustrante de recuperação em Atlanta depois de ficar preso no gate. Rick Carmichael, que aparentemente é um grande fã do piloto, não podia acreditar no que via. Porém, se você analisar, logo antes da largada a moto de Roczen começa a se mover lentamente na direção do gate – provavelmente por algum problema ou a “queima” da embreagem. Algo que poderia até ser considerado comum na situação em que o piloto está segurando a moto em alto giro por muito tempo. Mas, com certeza, piloto e mecânicos trabalharam duro durante a semana para que isso não se repita.

:: Roczen na largada de Atlanta

Justin Bogle: piloto que corre a sua primeira temporada profissional de supercross e tem tido um início de temporada muito bom se reconsideramos a controvérsia com Malcolm Stewart em Dallas. Na ocasião, depois de uma manobra agressiva de Stewart, os dois caíram e perderem várias posições, e Bogle dar um murro no capacete de Malcolm antes de subir na sua moto. A AMA puniu ambos com multas de 500 dólares.

:: Bogle Vs Stewart

Gostaria ainda de salientar que, exceto Justin Barcia depois de duas corridas, eu poderia declarar que os demais pilotos da Lites se mantém um quanto inconsistentes. Se compararmos os resultados dos ponteiros Blake Baggett, Blake Warthon, Justin Bogle, Malcolm Stewart, Darryn Durham e Ken Roczen, o que indica que a experiência e a atitude dos pilotos na próximas etapas serão fatores importantes para o desfecho do final do campeonato em Las Vegas. 

Frase da semana

“If language was given to men to conceal their thoughts, then gesture’s purpose was to disclose them”