
Um evento para abrir os olhos de muita gente para o motocross.
Partindo desta intenção, a Youthstream – empresa que organiza o Mundial de Motocross e o MX das Nações – está preparando uma grande corrida para dia 8 de outubro de 2016. Você já deve ter escutado falar da sigla SMX, que significa Supermotocrorss, e da SMX Rider’s Cup.
>>> Clique aqui para comprar ingresso para a competição
Neste sábado, 7, durante a sétima etapa do Mundial de Motocross 2016, em Teuctschthal, na Alemanha, o presidente da Youthstream, Giuseppe Luongo, concedeu coletiva de imprensa e abriu detalhes importantes sobre a SMX Rider’s Cup.
Luongo ressaltou que a ideia surgiu com o Motocross das Nações, mas que eles gostariam de criar algo novo para o motocross, com mais facilidade para o público, e algo que enaltecesse as equipes, as fabricantes – Honda, Yamaha, Kawasaki, Husqvarna, KTM, Suzuki, TM, que são as marcas confirmadas nesta primeira edição.
Além disso, a Monster Energy será a patrocinadora maior do evento, que se chama oficialmente Monster Energy Supermotocross Rider’s Cup, e os pilotos norte-americanos também estão convidados a correr no evento, que acontece no fim de semana entre o MXoN e a Monster Cup de Las Vegas.
Veja abaixo algumas regras e curiosidades da SMX Rider’s Cup

– Cada equipe/fábrica poderá escolher quatro pilotos para participar. Um deles será o “coringa”.
– O coringa pode correr qualquer uma das três corridas. O chefe de equipe determinará sempre antes de cada bateria quais serão os três pilotos a alinhar no gate. Como em outros esportes coletivos, como futebol, basquete, vôlei, haverá um reserva que pode entrar no time antes de cada corrida.
– O chefe da equipe escolherá um dos quatro pilotos para participar da “Superpole”, duas voltas rápidas que definirão a ordem de escolha do gate nas corridas. O coringa, por exemplo, pode ser convocado exclusivamente para fazer o melhor tempo na Superpole.
– Não haverá distinção de moto. A equipe decide se quer correr de 450, 250, ou até mesmo de dois-tempos. Todos os pilotos podem utilizar a mesma cilindrada de moto, se desejarem. Ou seja, será uma categoria “Open”.
– Haverá prêmio em dinheiro para os pilotos vencedores. 50 mil euros para o primeiro; 30 mil euros para o segundo; 20 mil euros para o terceiro. As três melhores equipes também receberão valores iguais, respectivamente.
– Os dois piores resultados de cada time serão descartados. Serão nove resultados por time (três pilotos em cada corrida).
– No mesmo dia e na mesma pista também acontecerá duas competições para jovens pilotos. Uma 125cc dois-tempos aberta para todos e outra 125cc dois-tempos apenas para Yamaha, que será a Yamaha 125 Cup.
Veja fotos da Veltins Arena, onde será a SMX Rider’s Cup
Veja como será a pista