Dakar 2019: Um minuto e uma etapa. A final do Dakar será emocionante!

Yamaha
Quintanilla ou Price? Qual sua aposta?

 

9ª etapa – Quarta-feira (16/1)
Pisco/Pisco
Quilometragem total – 409 km
Trecho especial (cronometrado) – 313 km

Falta uma etapa para o Rally Dakar 2019 terminar. E apenas um minuto e dois segundos separa o líder Toby Price (KTM) do vice-líder Pablo Quintanilla (Husqvarna) – e Matthias Walkner corre por fora, em terceiro.

Será uma etapa emocionante nesta quinta-feira 17. O trecho cronometrado terá 112Km dentro de uma etapa com total de 359Km, curta para os padrões de Dakar.

Quintanilla, obviamente, terá que arriscar mais para tirar a diferença. Mas um pequeno erro pode custar um minuto. E errar em rally é algo corriqueiro. Está tudo aberto.

Muitos fãs sul-americanos torcem pelo chileno Quintanilla. A vitória dele também “quebraria” a hegemonia da KTM, que ganhou as últimas 17 edições do Dakar. Quebraria entre aspas porque a Husqvarna, todos sabem, foi comprada pela KTM em 2013 e atualmente faz parte da mesma fábrica, sendo as duas motos muito parecidas.

Veja o que Janjão Santiago, jornalista especialista em rally, tem a dizer sobre esta final:

“Mais do que a diferença de tempo entre eles, acho que o que vai fazer a diferença mesmo é a ordem de largada. Quintanilla é o terceiro a largar neste último dia, com Walkner largando atrás dele e Price largando logo atrás dos dois. A pressão está com Quintanilla, que tem que acelerar e não pode cometer nenhum erro. Walkner tem q acelerar e tirar muito tempo em uma especial curta, de pouco mais de cem quilômetros. Price, largando atrás dos dois, tem a vantagem de contar com os rastros à sua frente e saber como estão seus concorrentes. Tem menos “pressão psicológica”, apesar de saber que nada está ganho ainda. No Dakar tudo muda de uma hora pra outra, mas a vantagem de largar atrás, é uma grande vantagem nesse momento”, analisa.

 

Destaques da 9ª etapa

Nesta quarta-feira 16, Quintanilla foi apenas um segundo mais rápido que Price e garantiu o terceiro melhor tempo do dia.

Outra curiosidade é que Price e seu companheiro de time Matthias Walkner cruzaram a linha de chegada com o mesmo tempo: 3h50min07seg.

A 9ª especial foi vencida pelo francês Michael Metge, da Sherco, seguido do boliviano Daniel Jager, da Honda. Ambos comemoraram muito o resultado um tanto inesperado.

A baixa do dia foi o francês Xavier Van Beveren, da Yamaha, que abandonou o Dakar 2019 poucos quilômetros antes da chegada por causa de problemas mecânicos.

 

Resultado da 9ª etapa

 

Acumulado após 9 etapas

 

Etapa final

10ª etapa – Quinta-feira (17/1)
Pisco/Lima
Quilometragem total – 359 km
Trecho especial (cronometrado) -112 km

Yamaha