O Rally Dakar 2019 promete fortes emoções, em especial para Lincoln Berrocal.
O piloto curitibano de 60 anos realizará o sonho de participar da maior corrida off-road do mundo, sendo o único representante do estado na ocasião.
A 41ª edição da competição inicia em 6 de janeiro e segue até o dia 17, com um percurso de cinco mil quilômetros, divididos em dez etapas, exclusivamente no Peru.
Para conquistar a vaga foi necessária muita dedicação.
Apesar de ter uma história de sucesso no motociclismo, com dois títulos Brasileiros de Cross-Country, além de várias taças nos Paranaenses de Velocross, Cross-Country e Motocross, o empresário do ramo de jóias não se dedicava a competições há muito tempo, fazendo apenas algumas participações especiais em corridas da região.
– Eu precisei encarar o Dakar Series, uma espécie de seletiva ao redor do mundo, com provas que integram o calendário Mundial de Rally Cross-Country. Participei de uma no Paraguai e duas na Argentina, não conseguindo completar nenhuma na América do Sul. Fui garantir minha vaga apenas no Marrocos, na África, após um grande esforço. Foi um verdadeiro teste para o que vem a seguir – explica.
Desde então ele intensificou os treinos, fortalecendo a parte física e desenvolvendo a pilotagem com sua moto KTM 450 Rally, que enfrentará muita areia, cerca de 70% do trajeto.
– Tenho ido ao litoral para treinar nas dunas, mas cuidando para não extrapolar meus limites, busco apenas fazer o melhor que eu consigo. Preciso me preparar para as oito horas de prova por dia, altas temperaturas e fadiga muscular – afirma.
Sua expectativa é de terminar todas as etapas, sem penalizações.
– O Dakar é o sonho de qualquer piloto, eu não queria acabar minha carreira sem tentar, então, fui atrás e consegui. São 130 participantes de todo o mundo, dos quais 60 já são oficiais, dá para imaginar o quão difícil foi ser habilitado. Estou muito feliz por estar entre esses números, espero representar bem meu estado e meu país – finaliza.
Rally Dakar 2019 – Peru:
5.000 km divididos em 10 etapas
70% areia = 3.000 km
6 de janeiro: Pódio de partida em Lima
7 de janeiro: Etapa 1 – Lima-Pisco
8 de janeiro: Etapa 2 – Pisco-San Juan de Marcona
9 de janeiro: Etapa 3 – San Juan de Marcona-Arequipa
10 de janeiro: Etapa 4 (Maratona) – Arequipa-Moquegua (motos e quadriciclos) e Arequipa-Tacna (carros, caminhões e SUVs)
11 de janeiro: Etapa 5 (Maratona) – Moquegua-Arequipa (motos e quadriciclos) e Tacna-Arequipa (carros, caminhões e SUVs)
12 de janeiro: dia de descanso em Arequipa
13 de janeiro: Etapa 6 – Arequipa-San Juan de Marcona
14 de janeiro: Etapa 7 – San Juan de Marcona – San Juan de Marcona
15 de janeiro: Etapa 8 – San Juan de Marcona-Pisco
16 de janeiro: Etapa 9 – Pisco-Pisco
17 de janeiro: Etapa 10 – Pisco-Lima