Cyril Despres vence no sexto dia de Rally dos Sertões e é o novo líder

||


Cyril Despres vencedor e novo líder – Foto: Marcelo Maragni / Webventure


* Texto assessoria de imprensa Rally dos Sertões

A Etapa Maratona, realizada terça-feira, 30, deu uma reviravolta na
disputa da 21ª edição do Rally dos Sertões. Na segunda-feira, 29, os
competidores chegaram, não tiveram apoio mecânico e no dia seguinte
saíram do jeito que chegaram, totalizando em dois dias 650 km de
especiais. Um verdadeiro teste de resistência. O até então líder, o
espanhol Marc Coma (KTM), enfrentou problemas e perdeu a liderança para o
francês Cyril Despres (Yamaha), que venceu a segunda e pela primeira
vez aparece na liderança.

O brasileiro destaque do dia foi o
pentacampeão do Sertões, Jean Azevedo (Honda Mobil de Rally), que entrou
no meio da disputa entre as feras internacionais e fez o segundo tempo,
colado em Despres, com diferença de 59 segundos. A terceira posição
ficou com o polonês Jakub Przygonski (KTM).

No acumulado, as
diferenças são muito pequenas e a disputa promete muito ainda. O
português Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally), sexto no dia, está em
segundo lugar a 5min15 de Despres, seguido pelo polonês Jakub, a 22min08
do líder. Quarta-feira, 31, será outro grande teste de resistência. É
dia de entrar no deserto do Jalapão, percorrer a maior especial de todos
os tempos com 514 km e o maior percurso total até agora com746 km. Uma
especial completíssima, vai ter de tudo. Os competidores farão um laço,
saindo de Palmas, TO, e voltando a Palmas, TO.

Feliz com o resultado, Despres foi se refrescar no rio Tocantins assim que chegou.


Muito legal chegar em Palmas e ter esta praia nos esperando. Dá uma
sensação de renovação depois de passar tanto calor durante a especial
com todas as roupas de proteção, capacete e botas e poder se refrescar
nas águas deste rio. Quanto à competição, a maratona é um pouco
diferente porque tem que cuidar da moto, dos pneus e se concentrar muito
para não errar. Foi um dia bem rápido, uma especial bacana, mas não dá
para acelerar tudo justamente por ser a parte final da maratona. Para
ganhar o Sertões é preciso ser rápido, mas não toda vez. A moto me
impressionou, foi muito bem, assim como os pneus – analisou o francês.

Coma, que da liderança caiu para sétimo no acumulado a 38 minutos do líder, descreveu o problema enfrentado.


Tive um problema no aro da roda traseira. Então tive que vir lento até o
final, pois não tinha como forçar. Infelizmente, isso acontece –
lamentou.

Já Azevedo falou de sua superação para conquistar o resultado.


Tive uma lesão no ombro direito antes da competição e não estou
correndo como gostaria. Hoje (terça-feira), como o piso era menos
acidentado e mais rápido, e isso me favorece, eu não senti o ombro e
pude conseguir um bom resultado. Com a lesão, quando pego muita
quebradeira não consigo render tanto. Agora é preparar para tentar subir
ainda mais – comentou o piloto, que está em oitavo no acumulado.

No
acumulado entre os brasileiros, o melhor é Dario Julio (Honda Mobil de
Rally), que no dia terminou em quarto lugar e subiu uma posição no
geral, agora em quinto, seguido pelo companheiro na Equipe Mobil Honda
de Rally, Ike Klaumann (oitavo no dia) que está em sexto no acumulado.

Quadriciclos
Nos
Quads, o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700) vence a quinta seguida,
mas a diferença para o segundo colocado no dia e no acumulado, o
brasileiro Marcelo Medeiros, atual campeão, caiu de 23 para 21 minutos.
Eletrizante está o duelo entre Medeiros (Yamaha Raptor 700) e Robert
Nahas (Honda TRX 700), que foi o terceiro do dia. A diferença que na
segunda-feira era de sete minutos, caiu hoje para apenas 3min40.

Nahas destacou os problemas que superou no dia e para quarta-feira a principal preocupação é a hidratação.


Ontem (segunda-feira) enfrentei alguns problemas com escapamento e com a
tampa do radiador, então cheguei ao parque fechado quase no limite de
tempo. Hoje (terça-feira) já foi bem melhor e muito mais rápido, mas
para acelerar assim é uma faca de dois gumes, porque é maratona e não dá
para trocar alguns itens que geralmente substituímos em dias normais,
como filtros e óleo. Então era questão de encontrar equilíbrio. Amanhã
vai ser bem sofrido andar no Jalapão, uma especial muito longa, quente e
com muita areia. Vou ter que levar o dobro da quantidade de líquidos
para me hidratar, porque isso vai ser o mais importante – precaviu
Nahas.

Para Sonik, tudo está perfeito e o polonês destacou que essa foi a especial que mais gostou deste Sertões.


Acho que passei uns 15 pilotos de moto hoje (terça-feira). Os pneus
aguentaram muito bem e pude imprimir um ritmo forte. Adorei a especial,
ela é muito, muito rápida e sem dúvida esta foi a que eu mais gostei
deste Sertões. Havia trechos técnicos e velozes ao mesmo tempo, com
algumas curvas, misturando areia e outros tipos de terreno. Para mim foi
a especial perfeita – considerou Sonik.

UTVs
Entre
os UTVs, Carlo Collet e Marcos Gouvea (Can Am Maverick) venceram a
terceira seguida, seguidos por Bruno Sperancini e Lourival Roldan
(Polaris RZR XP 900), que se mantém na liderança isolada no acumulado,
com 58 minutos de vantagem para o estreante Rodrigo Varela e João Arena
(Can An Comander), que na etapa completou na terceira posição.


Hoje (terça-feira) deu para acelerar legal, mas sem revisão no UTV, por
causa da maratona, a gente tem de tomar cuidado e não ir tão forte como
gostaríamos. Nossa ideia agora é ganhar as especiais para tirar o
máximo de diferença que pudermos para os ponteiros, mas para isso também
precisamos ser cuidadosos, porque primeiro tem que terminar – disse
Collet.

Para Sperancini, agora é hora de administrar.


Dia duro, muito rápido e muito quente, só com trecho de alta velocidade,
muito gostoso de acelerar. Tivemos um probleminha com a pressão do óleo
do motor, paramos e o Lourival consertou tudo rapidinho para
continuarmos. Agora passa a ser questão de administrar a liderança e não
fazer nenhuma bobagem – analisou Sperancini.

Resultado 6ª etapa Motos (extra-oficial)
1)   CYRIL DESPRES   03:52:50
2)   JEAN AZEVEDO   03:53:50
3)   JAKUB PRZYGONSKI   03:54:57
4)   DARIO JULIO   03:55:44
5)   FAUSTO MOTA   03:58:10
6)   PAULO GONCALVES   03:58:56
7)   MICHAEL METGE   04:00:11
8)   IKE KLAUMANN   04:01:27
9)   RICARDO MARTINS   04:03:43
10)   RAMON SACILOTTI   04:10:41

Resultado acumulado Motos (extra-oficial)
1)   CYRIL DESPRES   15:35:05   –
2)   PAULO GONCALVES   15:40:20   +00:05:15)1
3)   JAKUB PRZYGONSKI   15:57:13   +00:22:08)2
4)   MICHAEL METGE   16:02:51   +00:27:45)9
5)   DARIO JULIO   16:07:57   +00:32:51)1
6)   IKE KLAUMANN   16:10:58   +00:35:53)4
7)   MARC COMA   16:14:01   +00:38:56)5
8)   JEAN AZEVEDO   16:17:53   +00:42:48)3
9)   RICARDO MARTINS   16:49:03   +01:13:57)8
10)   FAUSTO MOTA   16:59:27   +01:24:21)9

Resultado 6ª etapa Quadriciclos (extra-oficial)
1)   RAFAL SONIK   04:11:42
2)   MARCELO MEDEIROS   04:21:48
3)   ROBERT NAHAS   04:22:43
4)   MAURO ALMEIDA   04:27:18
5)   TOM ROSA   04:32:08
6)   ERNESTO WATASHI   04:42:53
7)   MOHAMED ABU-ISSA   04:49:13
8)   DANIEL MAZZUCCO   04:56:19

Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial)
1)   RAFAL SONIK   17:48:40   –
2)   MARCELO MEDEIROS   18:10:21   +00:21:40)9
3)   ROBERT NAHAS   18:14:03   +00:25:23)2
4)   MAURO ALMEIDA   19:23:28   +01:34:47)9
5)   DANIEL MAZZUCCO   20:19:50   +02:31:09)9
6)   MOHAMED ABU-ISSA   22:02:38   +04:13:58)3
7)   EDNARG MARQUES   22:44:13   +04:55:32)8
8)   TOM ROSA   25:38:05   +07:49:25)3

Resultado 6ª etapa UTVs (extra-oficial)
1)   CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA   04:36:25
2)   BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN   04:44:31
3)   RODRIGO VARELA/JOAO ARENA   04:48:09
4)   CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO   05:01:04
5)   MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA   05:32:32

Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)
1)   BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN   19:26:26 
 –
2)   RODRIGO VARELA/JOAO ARENA   20:24:56 
 +00:58:29)8
3)   CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA   29:38:15 
 +10:11:49)1
4)   CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO   31:50:57 
 +12:24:31)5
5)   MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA   47:43:33 
 + 1D 04:17:0

7ª Etapa – quarta-feira (31 de julho)
Palmas, TO – Palmas, TO
Deslocamento inicial: 109 km
Trecho de Especial: 514 km
Deslocamento final: 122 km
TOTAL: 746 km

Uma
das maiores etapas e uma das maiores especiais de todos os tempos.
Completíssima com todos os tipos de terrenos. Começa com estradas de
média, com muitas erosões e depressões, seguindo por trechos mais
travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios
fazem parte desta especial fantástica. Segue por estradas de cascalho
com longas retas até entrar definitivamente nas areias do Jalapão.
Haverá dois abastecimentos para motos, quadris e UTVs. A prova volta a
ficar travada com um pequeno trecho de trial, seguindo sinuosa e com
piso melhor até o final.