A partir de agora Cristiano Lopes será a voz de todos os atletas do motociclismo brasileiro. O piloto de Jundiaí-SP, da equipe KTM Sacramento/IMS Racing, foi eleito o primeiro representante da Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Motociclismo. A eleição aconteceu no sábado durante a 4ª etapa do Brasileiro de Motocross.
Eleito para participar direta e ativamente dentro das ações dos associados da Confederação, Cristiano Lopes participará das Assembleias Ordinárias e Extraordinárias que ocorrerão dentro da instituição e trará sugestões dos atletas para o fortalecimento do esporte no país.
– Uma maior participação dos atletas na confederação é uma enorme conquista para o motociclismo nacional e vai dar maior transparência. Agradeço imensamente todos os pilotos que confiaram em mim e me elegeram para representá-los. É um momento histórico para o esporte brasileiro que, finalmente, abre espaço para os atletas participarem das decisões da Confederação. Temos um trabalho grande a ser feito, explicou Cristiano.
Segundo Lopes, o momento é de união.
– Tenho consciência da importância e da responsabilidade em representar pilotos e equipes. Serei a voz de todos pela valorização e pelo crescimento do esporte da nossa entidade. Juntos faremos o melhor para o esporte brasileiro, conclui.
Eleição
A participação efetiva dos atletas em suas respectivas confederações é uma exigência da Lei Pelé, depois de uma alteração nos artigos 18 e 18-A em 2018. Entre tais exigências estão: regras de transparência, limitação de mandato, garantias de representatividade das respectivas comissões de atletas e criação de conselhos fiscais, entre outras.