Cresce expectativa para o Mundial de Super Enduro no Brasil

superenduro_2014
Em 2014, Mineirinho recebeu grande público para assistir as disputas – Foto: Fred Mancini

 

Neste sábado, 21, a elite do Mundial de Super Enduro se reúne no México para a disputa da quarta etapa do campeonato, que antecede a rodada brasileira, marcada para o dia 28 de fevereiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento é considerado um dos maiores espetáculos de esporte a motor indoor, com grandes nomes do motociclismo off-road, como Taddy Blasuziak, pentacampeão mundial da modalidade.

A pista dentro do Mineirinho – ginásio de esportes anexo ao Estádio Mineirão – está em construção. Grandes troncos, pedras, pneus de tratores e até um lago artificial será construído. Tudo para simular os mais difíceis obstáculos que o piloto encontra durante a prática do trail ou trilha.

– A medida que vai chegando a hora, os fãs ficam ansiosos pois é a única oportunidade do ano para verem os melhores pilotos do mundo bem de perto – afirma Sebastião Lago Junior, diretor da Quanta Sports, empresa promotora do evento.

A programação oficial no Brasil começa na quinta feira, 26, com evento fechado ao público, destinado apenas à imprensa e convidados. No sábado, 28, a partir das 13h, começam os treinos livres abertos ao público.

Pilotos brasileiros também participarão da disputa. Uma categoria nacional foi criada exclusivamente para os atletas nacionais, e alguns outros tentarão a sorte na categoria Prestige, a principal da competição. Rômulo Bottrel, 24 anos, é um deles. Campeão Brasileiro de Cross Country, campeão da Copa EFX e campeão Brasileiro de Enduro, está fazendo sua pré-temporada em Portugal e retorna ao Brasil a tempo de disputar a etapa do Mundial. Segundo Rômulo, é muito importante ter contato com novas modalidades para o desenvolvimento técnico dos pilotos locais.

– Não tenho uma preparação específica para essa prova, pois meu foco é o Campeonato Brasileiro de Enduro. Acredito que fazer a pré-temporada na Europa e participar do Super Enduro novamente são experiências importantes para o meu desempenho na disputa pelo título Brasileiro – diz Bottrel.

 

Ingressos

As vendas do segundo lote de ingressos acontecem no site do evento: www.mundialdesuperenduro.com.br. Estudantes e idosos pagam metade do valor. Filiados à Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG) têm 30% de desconto. Arquibancada, Cadeira e Camarote Vip são os setores disponíveis. Mais informações podem ser obtidas também através dos telefones: (31) 3284-6006 ou (31) 9973-1916.

 

Como está o campeonato?

blasuziak_superenduro
Blasuziak chega como favorito ao Brasil – Foto: Divulgação

 

Depois de três etapas realizadas (Polônia, Alemanha e Finlândia), o polonês Taddy Blasuziak chega a quarta etapa, que acontece neste sábado, 21, no México, na liderança da categoria Prestige, a principal do circuito. O britânico David Knight ocupa a vice-liderança seguido do compatriota Jonny Walker.

A KTM domina a competição com sete pilotos entre os dez melhores do campeonato, entre eles os três primeiros citados acima. A Husqvarna aparece em duas posições do Top 10 e a Beta ocupa a décima colocação.

A maioria dos pilotos são europeus. Entre os 18 atletas que já pontuaram neste campeonato, apenas um é de fora do Velho Continente. Robert Taylor é norte-americano, corre de KTM, e está na sexta colocação do campeonato.