No sábado, 27, ocorreu a abertura do Mundial de Motocross Feminino 2016, no Catar, paralelamente e na mesma pista do Mundial MX da MXGP e MX. Recém-saída da Nova Zelândia, Courtney Duncan foi o destaque da noite vencendo as duas baterias, desbancando as favoritas Livia Lancelot e Kiara Fontanesi.
A primeira bateria começou com o holeshot foi de Nancy Van De Ven. A holandesa liderou a primeira volta à frente de Livia Lancelot, Kiara Fontanesi e a estreante Courtney Duncan. Faltando 10 minutos para acabar, a neozelandesa estreante aproveitou a oportunidade e ultrapassou Lancelot, assumindo a liderança para não largar mais.
A novata abriu uma diferença de 27 segundos, vencendo a abertura do campeonato com certa “folga”. Enquanto isso, Lancelot manteve a cabeça fria na segunda posição, enquanto Van De Ven tinha uma lacuna confortável na terceira sobre Larissa Papenmeier e Amandine Verstappen.
Na segunda bateria Nancy Van De Ven repetiu a boa largada e consequentemente o holeshot. Mas Courtney logo passou Lancelot e Van De Ven e concluiu a dobradinha. Vale ressaltar que Duncan é piloto privada sob a orientação da lenda Josh Coppins.
A segunda etapa do Mundial de Motocross Feminino 2016 acontecerá nos dias 26 e 27 de março, em Valkenswaard, na Holanda, durante a terceira rodada do Mundial MXGP e MX2.
Resultados da primeira etapa do Mundial de Motocross Feminino 2016
MXF – soma das baterias