Copa Brasil abre calendário brasileiro de motocross freestyle 2012

Yamaha

Joaninha é um dos brasileiros que estão na busca pelo título da Copa Brasil de FMX– Foto: Black & White/Divulgação Pro Tork

Neste fim de semana, de 13 a 15 de janeiro, tem início a Copa Brasil de Motocross Freestyle, que deve reunir pilotos do Brasil e diversos países nas areias do Postinho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Serão 13 atletas executando suas melhores manobras em busca do título de uma das competições mais importantes do calendário da modalidade.

A novidade deste ano é a participação do norte-americano Wiley Fullmer. Com grande experiência em competições pelo mundo, Wiley, de 24 anos, é piloto de FMX desde os 15 anos. Aos 16 já dominava o backflip e desde então vem aperfeiçoando a manobra nas suas apresentações pelo mundo. Para Gilmar Flores, o “Joaninha”, pentacampeão da Copa do Brasil, a presença do norte-americano vai aumentar o nível de dificuldade da competição.
– Nos outros anos eu tinha uma certa tranquilidade na competição pois conhecia bem meus adversários. Mas esse ano acho que vai ser mais complicado por causa do Wiley Fullmer. Ele é muito bom e anda com o melhores pilotos do mundo. Desde já estou me esforçando para fazer o meu melhor – disse o pentacampeão, piloto Pro Tork.
Além de “Joaninha” e do norte-americano, outros pilotos confirmados na competição são: Tatá Mello, Jeff Campacci, Fred Kyrillos, Henrique Balestrin, o “Zoio”, Jonilson Silva, o “Kiko Loko”, Pedro Nougalli, Paô e Gian Bergamini, Marcelo Simões, Cyro de Oliveira e o colombiano Tatan Mejia.
Para executar pulos e manobras ousadas sobre duas rodas, os pilotos terão que unir velocidade, habilidade e controle das motos em saltos que podem ultrapassar de 10 metros de altura e de 25 a 30 metros de distância, dependendo da velocidade de execução. A manobra mais esperada é o backflip, onde os atletas fazem um giro de 360º com a moto, especialidade de “Joaninha”, Wiley Fullmer e “Kiko Loco”.
Os pilotos começam a treinar nas areias da Barra na sexta-feira, a partir das 9h. No sábado, 14, os treinos começam às 8h, e as eliminatórias às 9h. A final acontece no domingo, 15, às 10h com disputas em duplas. Para garantir um lugar na arquibancada será preciso chegar cedo. A capacidade da arena é de 1.200 pessoas. No ano passado, mais de 10 mil pessoas assistiram ao show dos pilotos voadores no Quebra-Mar.
O evento será transmitido ao vivo pelo Sportv (eliminatórias) e TV Globo (finais).Com informações de In Press Media Guide

freestyle 2012

Yamaha