Dizem que o ano de estreia em uma categoria é um ano de adaptação. Não para Romain Febvre! O francês de apenas 23 anos foi campeão antecipado da categoria MXGP no Mundial de Motocross 2015 e mostrou que uma dose de ousadia e outra de cabeça no lugar podem fazer a diferença. Veja abaixo a história de Romain Febvre e seus resultados como piloto profissional!
Nascido em Epinal, na França, o piloto iniciou no esporte quando criança, mas por conta de várias lesões na adolescência decidiu mudar do motocross para o Super Moto. Só em 2010, com 18 anos, resolveu que era a hora certa de retornar à sua verdadeira paixão, o MX. Participou então do campeonato francês em 2010 e 2011, terminando com o 7º e 2º lugares, respectivamente. Ainda em 2011, o piloto participou do campeonato europeu na EMX 250, no qual conquistou seu primeiro título da carreira.
Em 2012, ele entrou na categoria MX2 no Mundial de Motocross. No seu ano de estreia entre os profissionais, terminou em 13º na classificação geral do campeonato. Um 5º lugar foi o melhor resultado que teve, no GP da Europa, em Faenza, na Itália.
Em 2013 teve pódio, mas também teve lesão. Ainda na MX2, o francês quebrou a perna no começo da temporada e voltou a competir meses depois, ficando em 12º na geral do campeonato. Seu melhor resultado neste ano foi na segunda rodada, no GP da Tailândia, com um duplo segundo lugar.
Já no último ano de MX2, em 2014, Febvre decolou e fez três pódios, chegando a vencer uma corrida pela primeira vez, aqui no Brasil, em Trindade, Goiás. No final do Mundial de Motocross, o francês ficou em terceiro na classificação geral, atrás apenas de Jordi Tixier e Jeffrey Herlings, despertando o interesse da equipe de fábrica da Yamaha, a única que procurou o piloto oficialmente.
Na sua temporada de estreia entre os “big boys”, Febvre teve uma pequena lesão no braço e uma hérnia, mas não se abalou diante das “cobras” e foi alcançando seu espaço, galgando degraus a cada fim de semana. Após cinco etapas, o francês começou a mostrar seu talento. No GP da Espanha, conquistou seu primeiro pódio e não parou por aí… Liderou 158 voltas no campeonato e tirou o máximo de proveito do que qualquer piloto da MXGP, ganhou 13 corridas, subiu ao pódio 11 vezes consecutivas e, faltando duas etapas para o final, conquistou o título. Não é para qualquer um, hein?
– O que eu posso dizer, eu posso fazer! Ontem (domingo, 30 de setembro) foi o melhor dia da minha vida, tornar-se campeão mundial sempre foi um sonho e se tornou realidade. Realizar um grande sonho não é para todos, então eu gostaria de aproveitar. Vai me ajudar muito no futuro da carreira. Sem a minha equipe, certamente eu não estaria aqui – disse Febvre.
:: Fotos da conquista, por Maximo Zanzani, fotógrafo oficial da MXGP
:: Biografia e carreira de Romain Febvre
Nome: Romain Febvre
Nacionalidade: Francês
Local de nascimento: Epinal – França
Títulos mundiais: 1
Primeiro título mundial: 2015 | MXGP
Primeira vitória: 2014 | MX2 em Trindade, Goiás, Brasil
Última vitória: 2015 | MXGP em Lombardia, Mantova
Classificação 2014: 3º na MX2 | Husqvarna
Classificação 2015: 1º na MXGP | Yamaha