Com ares de Daytona Speedway, Alemanha recebe 13ª etapa do Mundial de Motocross 2013

||

Pista construída com mais de mil cargas de terra – Foto: KTM Images

Lausitzring, na Alemanha, promete chocar o mundo do motocross neste fim de semana com uma pista inédita, construída especialmente para a 13ª etapa do Mundial de MX 2013.

Com 1.500 metros de extensão, o traçado desenhado dentro do EuroSpeedway Lausitz lembra muito a pista de supercross que os norte-americanos constroem todos os anos no Daytona Race Speedway, na Flórida, para o AMA SX. Cerca de 15.000 metros cúbicos (mais de 1.000 caminhões) de terra foram transportados para criar a pista sob a orientação da equipe técnica Lausitzring.

O campeonato chega a Alemanha sob domínio absoluto de Antonio Cairoli na MX1 e Jeffrey Herlings na MX2. Mas, mesmo com folga, ambos seguem entusiasmados na busca por novos recordes.

Há poucos dias, no GP da Finlândia, Herlings chegou a marca de 12 vitórias em GPs em uma mesma temporada, igualando o feito de Everts. Mas jamais um piloto conseguiu ganhar todos os GPs do ano. Será que Herlings alcança isso nesta temporada? Restam apenas cinco rodadas.

Herlings também está perto de se tornar o holandês com o maior número de GPs conquistados, ultrapassando Dave Strijbos. Se for campeão desta temporada (alguém ainda duvida disso?), ele também iguala a marca de John Van Den Berk, outro holandês que ganhou dois títulos mundiais de motocross (1987 e 1988).

Enquanto isso, Antonio Cairoli, 27 anos, segue em busca dos recordes de Stefan Everts, que tem 101 vitórias em GPs e 10 títulos mundiais. Cairoli já ganhou 61 GPs na carreira e está muito próximo do sétimo título mundial nesta temporada.

Mapa mostra como será a pista de MX dentro do autódromo – Arte: Divulgação

Últimas

Frossard será substituído por Potisek

Steven Frossard segue fora de combate por causa de uma lesão no pé. Assim, outro francês, Milko Potisek, ganha uma chance na equipe de fábrica da Yamaha neste fim de semana, na Alemanha.

Aos 23 anos, Potisek estava 2B Yamaha, pela qual foi TOP 10 no GP da Itália, algumas semanas atrás. Ele também tem credenciais por uma boa performance no campeonato francês, no início do ano.

Frossard machucou o pé durante o GP da Finlândia, 12ª rodada do Mundial MX deste ano. Depois que foi campeão mundial em 2011, sofreu com muitas lesões e jamais teve o mesmo desempenho.

Outra participação especial nesta etapa é do norte-americano Michael Leib. Ele está confirmado nas duas próximas rodadas do Mundial de MX2 – Alemanha e República Tcheca – pela equipe Honda Gariboldi.

Michael Leib disse que vai mostrar trabalho – Foto: Divulgação