YZ elétrica? Protótipo de moto elétrica com apoio da Yamaha está em desenvolvimento

Desenvolvimento do motor está sob responsabilidade da Dohms Projecten B.V. Já a bateria é desenvolvida pela Spike Technologies B.V – Foto: divulgação Yamaha

 

As motos elétricas estão no futuro das nossas vidas. Não há outro caminho. E as gigantes japonesas começam a avançar neste campo.

Nesta terça-feira, 11, nos deparamos com um protótipo que tem apoio da Yamaha Europa, uma e-MX com cara de YZ.

O protótipo deve ficar pronto até o final deste ano. O Projeto EMX Powertrain é da Dohms Projecten B.V. e da Spike Technologies B.V. e é apoiado pela Yamaha Motor Europe N.V. e pela KNMV.

A Dohms Projecten B.V, empresa holandesa de engenharia para construção mecânica e mobilidade eletrônica, trabalha há algum tempo no desenvolvimento de um motor elétrico competitivo de alto desempenho para motocross. Elmar Dohms é piloto de motocross e alerta para o fato de que o barulho e a poluição enfrenta restrições ambientais e estimularam a busca por novas alternativas, então as motos elétricas podem ser uma alternativa.

Na base desse desenvolvimento estão requisitos específicos como alto desempenho, emissão zero, experiência de pilotagem e confiabilidade.

A nova máquina elétrica para motocross terá bateria com capacidade suficiente para um bom desempenho. A grande vantagem de um motor elétrico é que o torque pode ser muito maior. Além disso, a bateria será fácil de substituir para que uma segunda corrida (ou treino) seja disputada imediatamente.

 

Cara de YZ. Plásticos e chassis são muito semelhantes aos das motos Yamaha