Coleção 2016 ASW Racing remete aos 30 anos de marca e à paixão por duas rodas

Yamaha
asw_30anos_mauhaas-2
AERO voltou com força, fazendo referência ao início da marca, criada em 1986 – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

Seguindo a tendência das fabricantes europeias e norte-americanas, a brasileira ASW Racing lançou sua coleção de equipamentos modelo 2016 neste mês de agosto. O evento de lançamento aconteceu em Mogi das Cruzes, São Paulo, cidade aonde está localizada a sede da empresa da Família Mattos, e contou com a presença de lojistas, pilotos, imprensa e outros empresários do ramo.

Além de apresentar a tecnologia dos produtos (camisas com proteção contra raios UV, etiquetas emborrachadas com ventilação, tecido com ventilação nas calças e camisetas), a coleção traz design com referências nos 30 anos de marca, que serão completados em janeiro de 2016. Fundada em 1986 pelos irmãos Dimas e Paulo Mattos, com no nome de Aero Sports Wear, a marca assume “trintão” mais moderna do que nunca.

– O lançamento da coleção dá início à comemoração dos 30 anos. Também lançamos dois vídeos (veja aqui), um de moto e um de bike, que mostram a história da empresa e toda essa modernização – comenta Leandro Mattos, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da empresa.

>>> Acesse o site da ASW para ver todos os modelos, cores, tamanhos

Leandro, aliás, é um dos grandes responsáveis pela modernização da marca ASW. Formado em design de produtos, o filho do co-fundador da empresa, Paulo Mattos, iniciou um processo de desenvolvimento e reestilização faz meia década.

– Comecei a trabalhar no desenvolvimento de produtos há seis anos e estamos colhendo bons frutos agora. Passamos pelo novo logo, novo A de ASW, e toda essa modernidade que estamos apresentando agora. Nesta nova coleção, voltamos a usar o logo AERO, que foi o primeiro nome, mas apesar de ser uma coleção que a gente olha pra trás, é uma roupa moderna. Não quisemos ir muito para o retrô pois já tínhamos feito isso nos 25 anos”, complementa.

 

asw_colecao_bike_2016
Coleção ASW bike 2016

 

asw_2016gear
Coleção ASW moto 2016

 

 

Uma história de paixão

asw_30anos_mauhaas-22
Paulo, Leandro e Dimas Mattos – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

Quando você visita a sede da ASW, encontra um clima familiar e de amizade. Isso é perceptível e contagiante. De acordo com Dimas Mattos, fundador da empresa, a paixão pelo esporte é grande combustível para se alcançar objetivos marcantes e vencer crises.

– 30 anos é uma data muito importante para a gente. Tá todo mundo falando em crise, mas nós pegamos todas as crises destes últimos 30 anos e nem por isso desanimamos. Vencemos todas e sempre motivados pela paixão que temos pelas duas rodas. Não encaramos a ASW simplesmente como um negócio, é uma paixão mesmo. A gente vive isso desde moleque. Até hoje, continuo andando de moto, competindo. Tudo isso motiva a empresa e as pessoas envolvidas. A paixão por duas rodas não é um slogan comercial, é verdade mesmo – reforça Dimas.

Quase 30 anos atrás, quando os irmãos iniciaram esta jornada, o objetivo era suprir uma necessidade básica de quem pilotava nos finais de semana. Agora a meta é alçar voos mais longos.

– Eu trabalhava na Embraer e andava de moto nos finais de semana. E sentia falta de equipamentos. Não tinha equipamentos para competir aqui no Brasil. E o Dimas tinha uma revenda Agrale, também andava de moto, e a gente sentia falta destes produtos. Começamos a fabricar luva, depois veio calça, camisa e fomos evoluindo. A gente não imaginava chegar neste tamanho. Nunca tivemos muita ambição. Mas graças a Deus o produto caiu bem no mercado, logo todos gostaram, e evoluímos. E como sempre tivemos muita paixão por andar de moto, procuramos fazer um produto bem bacana desde o início – lembra Paulo.

– E agora queremos chegar nos 40, nos 50 e ir além, perpetuar a marca. Queremos trabalhar bem no Brasil, ir também para a Europa e Estados Unidos e mostrar lá fora todo potencial da marca – revela Dimas Mattos.

 

Longe de mim, crise!

fernandinho_asw_30anos-1
Fernandinho em meio aos fundadores da ASW – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

A festa de lançamento da coleção 2016 aconteceu no dia 12 de agosto, coincidentemente no mesmo dia em que o diretor comercial da empresa, Fernando Silvestre, completava 12 anos de trabalho na ASW. Ele também conversou com o BRMX e contou alguns detalhes sobre o momento e o futuro da marca.

– Comercialmente está acontecendo uma coisa muito interessante na nossa história de 30 anos, que é uma mudança na percepção do consumidor e do nosso revendedor. A marca tem ganhado um carinho e um grande reconhecimento da nossa busca pela qualidade. As pessoas têm percebido uma qualidade no produto, no design, o revendedor tem visto qualidade no serviço, justiça no preço, e isso tem refletido num crescimento apesar das dificuldades econômicas do país. A partir disso, estamos pensando a médio prazo em uma projeção internacional, com muita tranquilidade, com calma, como a gente faz as coisas – diz Fernandinho.

Outro apaixonado pelo esporte e pelo que faz, Fernandinho tem palavras de incentivo para quem está abalado com a crise política e econômica que o Brasil atravessa.

– A paixão pelo nosso esporte é tão grande que ele vai crescendo. A gente é muito otimista aqui na ASW. Têm dificuldades? Tem. Mas têm soluções também. E o motociclismo é construído de gente legal, gente bacana. Eu acredito que estamos crescendo, melhorando como um todo. Acredito no desenvolvimento da cultura motociclistica, que é construída de geração em geração. Hoje temos grandes competições, grandes pilotos vindo para o Brasil, cursos com pilotos consagrados, motoclubes de 40 anos ativos que organizam competições, pessoas interessadas em fazer acontecer”, finaliza Fernandinho.

 

Curiosidade

asw_30anos_mauhaas-7
Óculos da coleção 2016 – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

O nome Aero Sports Wear deu origem à sigla ASW no fim da década de 80. Hoje, com a marca consolidada, muitas vezes nem nos damos conta de perguntar: por que ASW? Paulo Mattos conta a história.

– Olhávamos muito o mercado norte-americano na época (1986), que já era muito maior do que o nosso. Lá tinha a Answer, com aquele “a” no logo. Gostamos da ideia e passamos a usar o A e veio a ideia de “Aero”. Usamos o nome Aero durante alguns anos, mas a marca acabou sendo requisitada porque era patenteada pela Alpargatas. Então tivemos que parar de usar na época, lá no fim dos anos 80, e passamos a usar as iniciais de Aero Sports Wear – ASW –  relembra Paulo Mattos.

 

Mais fotos da coleção 2016

asw_campano_arruda
Carlos Campano – Crédito: Mauricio Arruda

 

Print
Modelo feminino

 

asw_bike2016_arruda
Bike em ação – Crédito: Mauricio Arruda

 

 

Mais fotos da festa

asw_30anos_mauhaas-5
Novidade floral na linha de bike

 

asw_30anos_mauhaas-21
Paulo e Dimas Mattos

 

asw_30anos_mauhaas-20
Momento de homenagem

 

asw_30anos_mauhaas-19
Todos queriam uma foto em frente ao painel comemorativo

 

asw_30anos_mauhaas-18
ASW 30 anos

 

asw_30anos_mauhaas-17
José Luis Terwak e Dimas Matos

 

asw_30anos_mauhaas-16
Público observa apresentação dos vídeos

 

asw_30anos_mauhaas-15
Campano atende fãs

 

asw_30anos_mauhaas-14
Leandro Mattos

 

asw_30anos_mauhaas-13
KDra, Moranguinho e Cacau

 

asw_30anos_mauhaas-12
SoKDra na área

 

asw_30anos_mauhaas-11
Público pôde observar as novas roupas

 

asw_30anos_mauhaas-10
E até experimentar 🙂

 

asw_30anos_mauhaas-9
Rocha, Zanol e Gaya

 

asw_30anos_mauhaas-8
Fotos e mais fotos

 

asw_30anos_mauhaas-6
Relíquia

 

asw_30anos_mauhaas-4
Novidade

 

asw_30anos_mauhaas-3
Passado e presente na mesma arte

Yamaha