Coldenhoff e Kullas vencem as classificatórias em Assen 2015

mxgp14glenn-coldenhoff3
Coldenhoff – Crédito: Suzuki Racing

 

A 15ª etapa do Mundial de Motocross 2015 começou neste sábado, 29, no autódromo de Assen, na Holanda. Correndo diante de sua torcida, o holandês Glenn Coldenhoff (Suzuki) venceu a bateria classificatória da MXGP e o finlandês Harri Kullas (Husqvarna) faturou a MX2. Ambos levam a vantagem de escolher primeiro o gate de largada neste domingo, quando acontecem as provas que somam pontos pelo campeonato.

O grande diferencial da rodada é a pista de 1.520 metros montada sobre o asfalto do autódromo holandês. Pista inédita para todos os pilotos, formada basicamente de areia, teve o tempo recorde marcado pelo russo Evgeny Bobryshev (Honda), durante o treino, com 1min27seg769. Na corrida, o melhor tempo ficou na casa de 1min32seg, feito pelo vencedor, Coldenhoff. Além disso, a pista também se mostrou veloz, com média de 54 Km/h.

Após 15 etapas realizadas, Romain Febvre (Yamaha) lidera a categoria MXGP com 101 pontos de diferença para o segundo colocado, Gautier Paulin (Honda). A  distância de pontos permite que o francês da Yamaha garanta o campeonato antecipadamente e leve o primeiro título mundial no seu ano de estreia na MXGP e na nova equipe. Mas se Paulin conseguir dois pontos a mais que Febvre, nada estará decidido.

>>> Veja a classificação completa!

Na MX2, a diferença de pontos é relativamente pequena entre os quatro primeiros, Pauls Jonass (KTM), Tim Gajser (Honda), Max Anstie (Kawasaki) e Valentin Guillod (Yamaha). Anstie cresce em favoritismo, já que venceu oito baterias nas 15 etapas. Jonass não venceu nenhuma, e Gajser e Guillod venceram três cada um.

 

Melhores momentos

:: MX2

 

:: MXGP

 

 

Resultados

MXGP
mxgp_classificatoria_assen2015

 

MX2
mx2_assen2015_classificatoria

 

 

Confira a programação do evento no domingo, 30

assen_pista_track

 

A Bandsports transmite ao vivo. Você também pode acompanhar em tempo real clicando aqui.

MX2 – 8h15 | Primeira bateria
MXGP – 9h15  | Primeira bateria
MX2 – 11h10 | Segunda bateria
MXGP – 12h10 | Segunda bateria