Cody Webb vence Mundial de Super Enduro no Brasil e empurra decisão do título para a grande final

codyweb_fredmancini
Cody Webb – Foto: Fred Mancini / Y Sports

 

O dia amanheceu quente em Belo Horizonte neste sábado, 28, e esquentou ainda mais com a atmosfera de adrenalina dentro do ginásio do Mineirinho, local onde aconteceu a semifinal do Mundial de Super Enduro 2014/2015. Os pilotos foram submetidos a grandes obstáculos, como pedras, água, troncos, areia, em uma pista de 400 metros de extensão construída por Eric Peronnard, um dos grandes construtores de pista do mundo.

Os olhos do público estavam atentos à categoria Prestige, que contou com os melhores pilotos da modalidade. O polonês Taddy Blazusiak entrou na pista com a chance de conquistar o hexacampeonato, mas foi surpreendido pelos seus concorrentes Cody Webb e David Knight, que mostraram logo no início que seriam UMA PEDRA NO CAMINHO do atual líder da competição.

Nesta semana, no BRMX:
Entrevista exclusiva com Taddy Blasuziak. Não perca!

Como aperitivo, a Super Pole (corrida classificatória) foi conquistada pelo britânico Jonny Walker, seguido pelo compatriota David Knight e pelo americano Cody Webb. Blazusiak apareceu apenas na quinta posição.

Esperada pela maioria dos presentes, a primeira bateria final da noite foi vencida por Cody Webb. Jonny Walker apareceu em segundo e David Kinight em terceiro. Blazusiak foi o quarto, proporcionando mais emoção à disputa.

A segunda bateria foi muito disputada. Quem levou a melhor foi Walker, seguido por Webb e, na cola dos dois, Blazusiak. Assim, a pontuação final da noite ficou para ser definida na terceira e decisiva bateria, que foi marcada por uma largada com várias quedas. Knight aproveitou e liderou do inicio ao fim com Blazusiak em segundo e Cody Webb em terceiro.

No final das contas o vencedor da etapa foi Cody Webb, com David Knight e Taddy Blazusiak completando o pódio. Com estes resultados, a decisão do campeonato ficou para etapa final, que acontecerá no dia 14 de março, na cidade francesa de Montpellier.

 

publi_superenduro
Público nas arquibancadas do Mineirinho – Foto: Fred Mancini / Y Sports

 

Na categoria Junior, para pilotos com até 23 anos, apenas dois pilotos conseguiram pontuar na classificação final. Quem levou a melhor foi o sueco Andreas Linusson. Em segundo ficou o americano Ty Tremaine. Os brasileiros que disputaram a prova não atingiram o número de voltas suficientes para classificar.

Com 25 pilotos competindo na categoria Nacional – criada especialmente para a etapa brasileira -, o campeão da noite foi Gabriel Badaró, seguido de Ripi Galileu e Felipe Carlette.

O evento ainda teve uma apresentação de Trial, feita por Thiago Vermelho, durante o intervalo das corridas, com inúmeras acrobacias, inclusive a sua especialidade: o backflip.

 

pista_superenduro
Visual da pista – Foto: Fred Mancini / Y Sports

 

O Brasil, por contrato, está na lista dos países que receberão uma etapa do evento em 2016. Basta definir se a capital mineira mais uma vez será a cidade sede escolhida. Segundo o organizador da prova, Sebastião Lago Junior, “existe chance do evento mudar para outro estado”.

O Mundial de Super Enduro no Brasil tem a Supervisão da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG). Promoção Y.Sports e BEMC – Brasil Esporte Motor Clube. Realização da ABC Communications e organização da Quanta Sports.

 

Resultado Geral (pódio)

Categoria Prestige
1. Cody Webb
2. David Kinight
3. Taddy Blazusiak

Categoria Junior
1. Andreas Linusson
2. Ty Tremaine

Categoria Nacional
1. Gabriel Badaró
2. Ripi Galileu
3. Felipe Carlette