Cine BRMX #1 – dicas de filmes e séries com temática duas rodas

 

Participantes e equipe em ação durante as filmagens de “On Any Sunday: The Next Chapter” no Red Bull Day in the Dirt no Glen Helen Motorsports Park, em San Bernardino, Califórnia, EUA em 30 de novembro de 2013 – Foto: Divulgação RedBull

 

Audiovisual e esporte, na minha opinião, sempre foi uma combinação perfeita. As câmeras captam lances e detalhes que passam despercebidos aos nossos olhos, e com avanços de tecnologias das filmadoras – com recursos de câmera lenta “slow motion”, lentes com zoom capazes de enquadrar os mais ricos detalhes da ação, entre outras ferramentas, filmagens esportivas ficaram ainda mais “necessárias” e emocionantes.

A captação de imagem estilo “Broadcast”, que são filmagens com diversas câmeras, e que tem o intuito de captar imagens de um evento factual, ao vivo ou não, como as transmissões esportivas que vemos nas TVs, e há algum tempo em canais do Youtube, servem para transmitir a corrida às pessoas que não puderam ir até o evento.

O que quero trazer aqui pra vocês é a união do esporte, no nosso caso esportes de ação sobre duas rodas, com o cinema – e o universo das séries lançadas recentemente. Vou compartilhar com vocês obras de ficção e documentários que elegeram o Motocross, o Supercross, ou outras modalidades com motos, como tema principal ou subtema em suas narrativas.

 

O que virá a seguir

 

O primeiro filme que já deixo como dica e que trarei mais detalhes e críticas é o documentário On Any Sunday – no Brasil, Um domingo sobre Moto. Vou tornar o filme acessível com legendas em português, já que atualmente ele está no Youtube somente com áudio original em Inglês (então fiquem ligados no próximo post da série).

Será que temos muitas opções de filmes e séries sobre moto (principalmente off road), disponíveis em plataformas digitais e TVs?

Por exemplo, fazendo uma pesquisa rápida pelo catálogo da Netflix no Brasil, encontramos pelo menos 15 filmes sobre diversos esportes. A maioria das obras é sobre futebol, depois beisebol, futebol americano e basquete. Atletismo e esportes de aventura como escalada ganham um pequeno espaço entre as opções. A obra mais popular sobre esporte a motor e que ganhou o coração de muitos fãs do motocross é a série Formula 1 Drive to Survive, no Brasil, Dirigir para Viver. 

E sobre motos? Bom camaradas, agora temos esse espaço aqui no BRMX para catalogar, criticar, discutir e trocar muitas informações sobre o mundo do cinema duas rodas (off road), vai ficar mais acessível aos fãs do braap, uma lista de filmes e séries para assistirem no fim de semana, enquanto não tem etapa do Brasileiro, do AMA, MXGP etc.

Mandem opiniões e dicas do que vocês já assistiram, vamos trocar umas figurinhas como bons apaixonados por esporte e por que não, por cinema!

 

Quem sou

 

Meu nome é Sérgio Azevedo e trabalho com audiovisual há quase 10 anos. Nasci em Brusque, Santa Catarina, e atualmente sou diretor, produtor e roteirista audiovisual. Comecei a filmar esportes quando realizamos os programas do Brasileiro de Motocross (2013 e 2014), que era uma produção do BRMX com exibição na ESPN. Foi trabalhando com o Mau que aprendi a gostar de estar com uma câmera entre os roncos das motos e o cheiro do óleo queimando.

Em 2016, minha esposa e eu fundamos a Café Preto Filmes, produtora de conteúdo audiovisual, e nesse mesmo ano lançamos o documentário Do Outro Lado – A conquista de Matheus Rheine , uma coprodução com a ESPN Brasil, que conta a história do nadador paralímpico da categoria S11, 100% cego, e meu conterrâneo, Matheus Rheine.

Após o sucesso do primeiro filme vieram outros documentários, e o mundo esportivo tomou conta dos nossos principais projetos.

Atualmente nosso produtora se uniu ao BRMX para a produção da série Lendas do Motocross Brasileiro, que será filmada em breve, e tem previsão de estreia no início de 2021, no canal BandSports. Saiba mais sobre o projeto se ainda não viu.

Também estou indo para meu segundo ano como videomaker da equipe Yamaha Monster Energy Geração, filmando etapas das principais modalidades off road que a equipe participa, criando conteúdo em vídeo para o Youtube da Yamaha Racing Brasil.

Sou apaixonado pela união do cinema com esportes em geral. Uma competição é sempre uma surpresa cheia de dramas e isso rende muitas cenas interessantes diante das câmeras. Não há como prever quem vai ganhar uma corrida, quem vai cair e se levantar, quem vai brigar pelo título. O enredo do cinema esportivo é sempre uma surpresa, e com um olhar atento é fácil de captarmos momentos de espontaneidade que marcam quem está do outro lado da tela.

Por isso resolvi criar este espaço, para compartilhar com vocês o meu fascínio pelo esporte nas telas. Espero que vocês embarquem comigo nessa! Bora?