O lendário estádio dos Dodgers – time tradicional de baseball – recebe neste sábado, 21, a terceira etapa do AMA Supercross 2012 – provavelmente sob chuva, conforme a previsão do weather.com. As provas finais estão programadas para iniciar à 1h da madrugada de domingo, 22, no horário brasileiro de verão.
O BRMX, mais uma vez, acompanha os resultados em tempo real a partir das provas classificatórias – marcadas para iniciarem às 19h30 de sábado, no horário de Brasília – e estabelece regime de plantão para retransmitir as imagens geradas pela TV norte-americana. Fique ligado!
Empatados na liderança da categoria Supercross com 45 pontos, Ryan Villopoto e Ryan Dungey serão os mais visados da noite. Provavelmente, o campeonato será desempatado em LA, mas não necessariamente com a vitória de um deles. Há vários candidatos, como explica o ex-piloto e atual comentarista do Speed Channel, Jeff Emig.
– Stewart tem mostrado velocidade, como sempre, mas perde o foco e comete muitos erros. Mesmo assim é sempre favorito e pode ganhar um Main Event. Mas Villopoto está consistente, Chad Reed está bem, Dungey está mais confortável e Windham fez uma boa corrida (em Phoenix) – lembra.
Além de toda esta lista, ainda tem Trey Canard, Josh Hansen, Broc Tickle, Andrew Short e tantos outros nomes que podem surpreender na categoria. A baixa do momento é Tommy Hahn, que quebrou a fíbula em Phoenix e deve ficar oito semanas afastado das pistas.
Mas um fato chamou a atenção nesta semana. Quando a organização liberou a animação do traçado que veremos no Dodger Stadium, todos percebemos que a pista não teria seção de costelas. Porém, nesta sexta-feira, 20, uma foto do traçado foi divulgada, mostrando justamente uma seção de costelas na parte central da pista, aonde, na animação, apareciam três saltos “secos” em sequência. Veja a foto e assista ao vídeo!
Costelas aparecem no traçado e devolvem uma característica comum às pistas de SX – Foto: Divulgação Supercrossonline
Disputa acirrada também na Lites – Costa Oeste
O numberplate vermelho da categoria Lites – Costa Oeste estará na moto de Tyla Rattray, que lidera a competição sem jamais ter vencido uma prova de supercross em sua carreira profissional. Seu companheiro de Pro Circuit Kawasaki, Dean Wilson, e Cole Seely, da Troy Lee Desings Lucas Oil Honda, foram os ganhadores das etapas iniciais.
Mas os nomes candidatos à vitória em LA não se limitam a estes três pilotos. Eli Tomac, Marvin Musquin, Zac Osborne e Ryan Sipes, pelo menos, estão no páreo.
E o grande atrativo para o público brasileiro é a presença de Jean Ramos na categoria. A esperança é que ele repita a boa performance da etapa passada, quando foi ao Main Event, em Phoenix.
Tyla Rattray mudou da Costa Leste para a Oeste para tentar o título da Lites em 2012 – Foto: Frank Hoppen / Feld Entertainment
Veja também: há um ano no BRMX
Classificação do AMA SX 2012
Supercross Class
1) Ryan Dungey – 45 pontos
2) Ryan Villopoto – 45 pontos
3) Jake Weimer – 38 pontos
4) Chad Reed – 38 pontos
5) Kevin Windham – 31 pontos
6) Andrew Short – 29 pontos
7) James Stewart – 28 pontos
8) Justin Brayton – 25 pontos
9) Brett Metcalfe – 22 pontos
10) Josh Hansen – 22 pontos
Lites – Costa Oeste
1) Tyla Rattray – 42 pontos
2) Cole Seely – 41 pontos
3) Dean Wilson – 40 pontos
4) Marvin Musquin – 40 pontos
5) Eli Tomac – 38 pontos
6) Jason Anderson – 28 pontos
7) Zac Osborne – 27 pontos
8) Nico Izzi – 22 pontos
9) Travis Baker – 22 pontos
10) Max Anstie – 17 pontos
22) Jean Ramos – 3 pontos
25) Adam Chatfield – 2 pontos