Chad Reed comenta sua temporada: “tem sido um ano maluco”

||

reed
Chad Reed foi um dos vencedores do AMA SX 2015 – Foto: AMA SX

 

Que tal a temporada do australiano Chad Reed? Aos 33 anos, terminou o AMA Supercross 2015 na quarta colocação, venceu uma etapa, caiu várias vezes e foi desclassificado de uma rodada por causa de “má conduta” contra Trey Canard. Ele chegou a dizer em seu perfil de Twitter que foi a temporada “mais frustrante”.

Agora ele se prepara para estrear no AMA Motocross, que começa no próximo sábado, 16, na pista de Hangtown. Antes, concedeu esta entrevista ao site Australasian Dirt Bike, na qual fala da temporada e do futuro. Confira!

 

Como você avalia esta temporada de Supercross?
Chad Reed: Tem sido um ano maluco, para ser sincero. Por alguma razão eu fui a Anaheim (primeira etapa do campeonato) e lutei pelas primeiras posições, e depois houve a situação da bandeira preta. Tem sido uma batalha, uma temporada difícil. Acredito que não tenha tido tantos tombos em 10 anos como tive até agora. E na maior parte foram erros bobos meus.

 

:: Reveja o lance entre Reed e Canard, ocorrido na terceira etapa deste ano
%CODE41%

 

Mas você tem uma vitória, o que é bom, e você tem vencido pelo menos uma corrida de Supercross todos os anos desde 2003.
Chad Reed: Sinceramente, eu não estaria lá se não achasse que não posso vencer. Isso é o que eu sempre digo. Enquanto eu me sentir competitivo, vou fazer isso. Ainda é muito divertido. Me sinto motivado, com habilidades, preparado para fazer isso. Só não tem acontecido tanto como eu gostaria. Acho que em apenas dois anos eu não venci uma corrida, 2010 e 2013, e foi porque em ambos eu estava lesionado.

Você já sabe o que vai fazer em 2016?
Chad Reed: Eu digo aqui, hoje, que com certeza estarei pilotando. Não há prazo para eu parar ou qualquer coisa do tipo. Talvez seja como Windham fez e eu pare no meio da temporada, ou talvez no final. Não sei quando isso (aposentadoria) irá acontecer.

Você contratou um companheiro de equipe este ano e se houvesse um campeonato de construtores no Supercross, você e Josh Grant estariam em segundo, atrás apenas da Honda.
Chad Reed: Esta é uma estatística muito boa. É algo que eu tenho orgulho. Quando você tem um ano como este, é apenas nosso quinto como equipe, são com as pequenas coisas que você fica feliz. Este é o nosso primeiro ano com um segundo piloto. Foi um grande negócio para nós, e eu aprendi que nem tudo é apenas sobre eu mesmo. Sinto que viemos para esta temporada talvez não tão bem preparados como deveríamos. Muitas coisas deram errado. Josh passou por uma cirurgia no pé no meio de dezembro. Isso atrasou seu progresso.

Sinto que, seja qual for á razão, este ano não foi o melhor em termos de grandes corridas e repercussão para o campeonato. O que você acha?
Chad Reed: Acho que sempre que você tira um James Stewart, segundo na lista de vitórias de todos os tempos, ou um Ryan Villopoto, quatro vezes campeão seguido, obviamente não é algo positivo. Acho que falta tempero atualmente. É bem chato.

 

reed_oak
Chad Reed – Foto: AMA SX

 

Ryan Dungey foi melhor do que nunca. Nova moto, casou, e ele foi melhor do que todos semana-a-semana. O que você acha sobre o ano dele?
Chad Reed: Sempre pensei que Ryan Dungey seria o cara que teríamos que bater na medida em que apenas um cara competitivo estava lá, semana após semana. Se eu achei que ele iria vencer muitas corridas? Eu honestamente estava esperando para estar do lado oposto e ser o vencedor das corridas. Mas eu acho apenas que você tem o cara a quem foi dada a moto mais competitiva. É claro que o programa de Aldon (Baker) funciona para algumas pessoas.
Kenny (Roczen) parece que implodiu. Me parece bizarro como ele decaiu. Eu não achei que ele seria o cara para ir lá e acabar com tudo todo ano, mas você nunca sabe. Ele é jovem, e veja no ano passado, mesmo quando havia erros, ele estava lá para brigar todo fim de semana. Então, meio que lhe consignei uma chance maior. Mas o (Trey) Canard foi melhor e mais consistente do que eu pensava. O fato de ele ter se machucado não foi culpa dele, foi apenas que ele estava no lugar errado e na hora errada. Eu acho que Dungey teve um grande ano, grande programa, moto e equipe. Quando você junta todas essas coisas, boas coisas estão para acontecer.

Você está indo para casa para correr the AUS-X Open Supercross contra James Stewart. Deve estar empolgado com isso.
Chad Reed: Estou animado para ir para casa. Eu não estive mais em minha casa… na verdade, ano passado eu estive lá, mas foi tudo muito rápido, não cheguei a ver muito a minha família. Novembro é sempre um momento difícil de ir para casa porque é um momento de crise. Mas, acho que vai ser legal para o Australian Supercross. Estou animado porque James está indo também. Correr com James em meu próprio país será demais.

 

:: Relembre uma das batalhas entre Reed e Bubba