A partir deste ano, os pilotos brasileiros terão a possibilidade de escolher o número de sua moto, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos e no Mundial de Motocross FIM.
A nova norma da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) entrou em vigor no início deste ano, dando prioridade de escolha para os pilotos melhor ranqueados. Marcello “Ratinho” Lima, por exemplo, abandona o #38 e passa a utilizar o #5. Balbi Junior mantém o #3, mas também pode optar pelo #1, já que foi campeão na categoria MX1 em 2011. Chumbinho segue com sua “marca registrada”, o numeral #2.
– A ideia é fazer com que o público identifique os pilotos pelo número. Faz tempo que noto que todo ano é difícil para as pessoas identificarem a nova numeração, que antes era definida pelo ranking do Campeonato Brasileiro do ano anterior – explica Paulo Della Flora, o Jabuti, diretor da Comissão de Motocross da CBM.
– Nas competições internacionais já é assim, com número definitivo, e isso facilita na divulgação da imagem de cada piloto. Também ajuda porque, desta maneira, ele não precisa mudar todo seu uniforme e a plotagem do motorhome, por exemplo, a cada ano – complementa.
A lista prévia já foi divulgada – confira logo abaixo –, e nela o número #2 está para Chumbinho e Dudu Lima, o que a princípio parece conflitante. Della Flora explica:
– Analisamos esta situação e vimos que não teremos problemas com isso. O Chumbinho vai competir na MX3 e, eventualmente, na MX1. Já o Dudu poderá participar apenas da MX2, por causa de sua idade e do novo regulamento. Eles não estarão na pista ao mesmo tempo – conclui.
A partir desta definição prévia, os novos filiados terão que escolher um número disponível. O número #1 de cada categoria está reservado para o campeão do ano anterior.
Confira a numeração dos principais pilotos do país
2 – Milton “Chumbinho” Becker (MX3 ou MX1 – liberado para usar o #1 na MX4)
2 – Dudu Lima
3 – Antonio Jorge Balbi Junior (liberado para usar o #1 na MX1)
4 – Roosevelt Assunção
5 – Marcello “Ratinho” Lima
6 – Gabriel Gentil
7 – João “Marronzinho” Paulino
8 – Cristopher “Pipo” Castro
10 – Paulo Stédile
18 – Jean Ramos (liberado para usar o #1 na MX2)
20
– Anderson Cidade
– Anderson Cidade
21 – Wellington Garcia
26 – Cristiano Lopes
27 – Thales Vilardi
30 – Hector Assunção
45 – Massoud Nassar Neto
115 – Carlos Campano
292 – Douglas “Duda” Parise
407 – Adam Chatfield
Veja aqui a lista completa no site da CBM