BRMX Opinião: CBM adia abertura do Brasileiro de Motocross 2016

Yamaha
corridas2_dom_tapejara_brasileiro_mauhaas-94
Pilotos sentem estas mudanças – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

O Brasileiro de Motocross 2016 vai começar apenas na metade de maio, e não em abril – como divulgado previamente pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

No dia 29 de setembro 2015, a entidade divulgou pré-calendário da competição. Depois, fez ajustes na data da primeira etapa, adiando em uma semana. E agora, adia a abertura do campeonato em um mês, empurrando para 15 de maio, além de mexer em outras três datas.

Toda vez que a Confederação altera datas do calendário de provas, o assunto gera polêmica e dor de barriga em muitas pessoas. Não é por acaso.

Recentemente, escrevemos aqui que os pilotos brasileiros estão mais profissionais, levando o esporte mais a sério. Eles intensificaram seus treinamentos, contrataram treinadores, nutricionistas, psicólogos, e elevaram o nível de pilotagem. Mas parece que a CBM releva esta preocupação dos atletas.

Mais uma vez, assim como em 2015, a entidade adiou a data de abertura do campeonato brasileiro em mais de um mês, atrapalhando a preparação dos pilotos, que se programaram para iniciar o campeonato em 10 de abril, conforme anúncio da própria CBM.

A entidade fez a alteração em seu site oficial, aparentemente, na sexta-feira, 11, sem emitir uma nota oficial explicando o porquê da mudança. O site da entidade tem até texto sobre campanha #ZikaZero, mas não tem (até a publicação deste post) a explicação sobre a mudança. #quezika

O BRMX lamenta a alteração. Entendemos que a CBM deve ter seus motivos, mas fazendo isto ela atrapalha a programação de quem faz um planejamento sério para participar do campeonato, inclusive da imprensa e de outras empresas envolvidas no mundo duas rodas.

Em tempo: com as alterações, a data da segunda etapa do Arena Cross Brasil deixa de ser no mesmo fim de semana da prevista primeira etapa, que estava marcada para o dia 10 de abril. Agora, nenhuma data das duas competições coincide. Além disso, o novo calendário do Brasileiro de Motocross apresenta as cidades-sede de cinco das seis etapas. Confira abaixo!

 

Calendário atualizado do Brasileiros de Motocross 2016

1ª etapa – 15 de maio – Limeira/SP
2ª etapa – 5 de junho – Três Rios/RJ
3ª etapa – 19 de junho – Paty do Alferes/RJ
4ª etapa – 17 de julho – a definir
5ª etapa – 21 de agosto – Campo Grande/MS
6ª etapa – 11 de setembro – Tapejara/RS

Yamaha