Carlos Campano vence primeira etapa do Brasileiro de Motocross 2014

Yamaha
campano_eltonsouza
Carlos Campano cruza a linha de chegada em primeiro – Foto: Elton Souza / BRMX

 

* Texto atualizado às 14h30 desta terça-feira, 15

Carlos Campano foi soberano na etapa de abertura do Brasileiro de Motocross 2014, realizada neste domingo, 13, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O espanhol da Yamaha Grupo Geração ganhou as duas corridas da classe principal, MX1, e abriu a temporada com a liderança da competição.

O pódio da categoria teve o surpreendente Jetro Salazar em segundo, Wellington Garcia em terceiro, Balbi Junior em quarto e Rafael Faria na quinta posição.

– Foi um bom início de campeonato. A pista estava difícil, com bastantes buracos, mas consegui largadas no pelotão da frente e fui conquistando as posições aos poucos – disse Campano. – Na primeira bateria, acho que alguma coisa bateu na minha moto e começou a vazar água. O motor da Yamaha provou que é muito forte ao aguentar mais da metade da bateria sem água! Na segunda bateria, andei com a moto reserva, que foi muito bem também e eu consegui vencer para começar bem o campeonato – complementou.

O equatoriano Jetro Salazar também avaliou sua primeira etapa no Brasil:

– Foi um início de temporada muito bom, mas poderia ser melhor. Vi que tenho condição de vencer e vou trabalhar para isso. Falta evoluir um pouco fisicamente e fazer uns pequenos ajustes na moto – disse Jetro Salazar.

Na terceira colocação, Wellington Garcia comemorou o bom começo como o melhor brasileiro entre a legião de gringos que corre no Brasil em 2014.

– Fiz quarto e segundo aqui em Três Lagoas e estou bastante feliz. Sei que o esforço foi grande, principalmente na última corrida, para fazer as ultrapassagens nessa pista muito dura e técnica. O campeonato está apenas no começo e quero melhorar ainda mais – disse o piloto.

Importante

A próxima etapa do Brasileiro de Motocross 2014 será Pedra Bonita, Minas Gerais, nos dias 31 de maio e 1º de junho.

 

:: Resumo das baterias

balbi_eltonsouza
Balbi teve bom desempenho na primeira bateria, mas caiu na segunda – Foto: Elton Souza / BRMX

 

1ª bateria
Rafael Faria fez uma grande largada e saiu liderando a prova. O equatoriano Jetro Salazar, em segundo, pressionava o ponteiro, mas não conseguia a ultrapassagem até que Rafael Farias sofreu uma queda e voltou apenas na oitava colocação.

Com Jetro Salazar na liderança, o espanhol Carlos Campano iniciou uma grande prova de recuperação. O piloto espanhol largou na sexta posição e conseguiu boas ultrapassagens até chegar à segunda colocação. A moto de Campano começou a soltar água e assustou sua torcida. Parecia que a Yamaha do espanhol quebraria antes do final. Porém, ela aguentou e levou o piloto à vitória.

– Acho que alguma coisa bateu na minha moto e começou a vazar água. O motor da Yamaha provou que é muito forte ao aguentar mais da metade da bateria sem água! Na segunda bateria, andei com a moto reserva, que foi muito bem também e eu consegui vencer para começar bem o campeonato – disse Campano.

 

2ª bateria
Na prova que fechou a programação da etapa, a recuperação do espanhol se repetiu. Jetro Salazar largou na ponta, seguido de Rafael Faria, Balbi Junior, Wellington Garcia e Carlos Campano. Logo nas primeiras voltas, Balbi sofreu uma queda e perdeu várias posições.

Carlos Campano conseguiu boas ultrapassagens e chegou a segunda posição para pressionar Jetro Salazar outra vez. O espanhol conseguiu passar o equatoriano e assumiu a liderança da prova. Depois, Carlos Campano abriu vantagem.

Jetro Salazar não conseguiu manter o mesmo ritmo da primeira bateria foi ultrapassado por Welington Garcia, que fez uma bela segunda bateria.

 

:: Resultados final

1. Carlos Campano – 1-1
2. Jetro Salazar – 2-3
3. Wellington Garcia – 4-2
4. Balbi Junior – 3-9
5. Rafael Faria – 9-4

 

Classificação do campeonato

1. Carlos Campano – 50 pontos
2. Jetro Salazar – 42 pontos
3. Wellington Garcia – 40 pontos
4. Balbi Junior – 32 pontos
5. Rafael Faria – 30 pontos

 

jetrocampano_eltonsouza
Salazar e Campano fizeram um duelo interessante na primeira bateria – Foto: Elton Souza / BRMX

 

Yamaha