Carlos Campano vence MX Pró e Rafael Faria conquista MX2 na segunda etapa da Superliga 2012, em Salvador, Bahia

||

O espanho Carlos Campano – Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit – ganhou as duas baterias da MX Pró da segunda etapa da Superliga Brasil de MX 2012. As provas aconteceram neste domingo, 1º de abril, em Salvador, Bahia.

Rafael Faria – Yamaha Flying Racing -, com um duplo segundo lugar, faturou a MX2. E Gustavo Pessoa – Honda Itamaracá One Racing – venceu a categoria MX Júnior.

Confira os resumos das baterias, com resultados e classificações atualizadas, mais abaixo.

>>> Veja as fotos das provas de domingo

Domínio espanhol na MX Pró

Chatfield #407 e Leandro Silva #14 bem que tentaram segurar Campano #115, que acabou vencedo – Foto: Luiz Pires / Vipcomm

O espanhol Carlos Campano mais uma vez mostrou superioridade na categoria das motos 450cc. Sem boas largadas, Campano foi notóriamente mais rápido e eficiente que os demais pilotos. Nas duas baterias, encostou nos ponteiros e, sem grandes dificuldades, fez as ultrapassagens.

Na primeira bateria, o paranaense Leandro Silva – Honda Mobil – fez o holeshot seguido de seu companheiro de time Wellington Garcia. Na sequência aparecia o estreante argentino Damien Villar, contratado pela equipe Honda para o lugar do francês Pascal Leuret, e Adam Chatfield –  IMS Honda Ipiranga Pirelli Vulcano.

Na quarta volta, Leandro cometeu um erro e perdeu três posições. Assim, Adam assumiu a liderança.

O espanhol Carlos Campano, que havia largado em sétimo, vinha ultrapassando adversários. Após ganhar a posição de Wellington, o epanhol foi atrás de Adam, tomando a liderança na 12ª volta para vencer seguido de Adam Chatfield e Jorge Balbi Júnior, que havia largado na quinta posição.

Leandro Silva repetiu o holeshot na segunda bateria.

Adam Chatfield saiu colado no piloto Honda, e Carlos Campano aparecia logo atrás.

O inglês e o paranaense fizeram um belo duelo nas duas primeiras voltas, com trocas de posições intensas. Adam levou a melhor.

Não demorou muito para Campano ganhar a posição do brasileiro e encostar em Chatfield. Adam tentou de todas as maneiras sustentar a liderança, mas o espanhol assumiu a ponta e venceu mais uma.

– Foram duas baterias bastante difíceis. Tive que esperar o melhor momento para ultrapassar Adam e Leandro, pois estava bem complicado fazer ultrapassagens. Eu não imaginava começar o ano deste jeito – comentou Carlos Campano, que chegou a sua quarta vitória consecutiva na competição.

Resultados

MX Pró
1) Carlos Campano – 50 pontos (1-1)
2) Adam Chatfield – 44 pontos (2-2)
3) Jorge Balbi Junior – 38 pontos (3-4)
4) Leandro Silva – 36 pontos  (5-3)
5) Wellington Garcia – 34 pontos (4-5)

Classificação do campeonato
MX Pró
1) Carlos Campano – 100 pontos
2) Adam Chatfield – 86 pontos
3) Leandro Silva – 78 pontos
4) Jorge Balbi  Junior – 70 pontos
5) Wellington Garcia – 64 pontos

Consistência dá vitória a Rafael Faria na MX2

Hector Assunção em segundo, Rafael Faria em primeiro, e Anderson Amaral em terceiro – Foto: Luiz Pires / Vipcomm

Sem vencer nenhuma bateria, o paranaense Rafael Faria – Yamaha Flying Racing – conquistou a etapa na somatória final.

A primeira bateria começou com o já característico holeshot de Thales Vilardi – Honda Mobil. Porém, o paulista não teve sossego. Se Anderson Amaral – Irrigação Borborema Rota do Mar WRP –, que vinha na segunda colocação, não encontrava uma maneira de chegar no líder, o norte-americano Everett Holcomb – LS racing –, em terceiro, encontrou.

Após ultrapassar Amaral, Everett batalhou com Thales e foi para ponta. Tudo estava bem com Everett até que na 11ª volta o competidor caiu e perdeu várias posições.

Thales assumiu a ponta e faturou a bateria. Rafael Faria foi segundo e Dudu Lima, o terceiro.

Na segunda bateria, Anderson Amaral e Everett Holcomb saíram na frente. No entanto, o norte-americano se envolveu em um acidente e perdeu posições. Anderson completou algumas voltas em primeiro, mas Thales Vilardi e Hector Assunção, mais velozes, o ultrapassaram.

Em primeiro, Thales caiu e foi para décimo. Hector se aproveitou, assumiu a ponta e a manteve até a bandeira quadriculada.

Regular em Salvador, Rafael Faria foi novamente segundo. No geral, o piloto conquistou a etapa com 44 pontos. Hector terminou em segundo e Anderson Amaral em terceiro.

– Não saí bem nas duas largadas, mas consegui me recuperar. Estou feliz por vencer a etapa, mas nas próximas quero também ganhar as baterias e ser campeão da Superliga – comentou Faria.

Resultados
MX2
1) Rafael Faria – 44 pontos (2-2)
2) Hector assunção – 43 pontos (4-1)
3) Anderson Amaral – 36 pontos (5-3)
4) Eduardo Lima – 36 pontos (3-5)
5) Thales Vilardi – 36 pontos (1-10)

Classificação
MX2
1) Thales Vilardi – 86 pontos
2) Rafael Faria – 80 pontos
3) Eduardo Lima – 80 pontos
4) Hector Assunção – 79 pontos
5) Anderson Amaral – 59 pontos

:: VÍDEO – confira o que falaram os pilotos Honda

Gustavo Pessoa assume liderança na Júnior

Gustavo Pessoa – Honda Itamaracá One Racing – ganhou de ponta a ponta – Foto: Luiz Pires / Vipcomm

Depois de chegar perto da vitória em Indaiatuba, na etapa de abertura da SLBMX, Gustavo Pessoa foi para Salvador com um único objetivo: vencer a bateria.

Consistente nos treinos – liderou as duas sessões no sábado -, o paulista fez o holeshot no domigo e disparou. A diferença chegou a mais de 30 segundos e Gustavo venceu para assumir a liderança do campeonato com 47 pontos.

Enzo Lopes mostrou força e terminou em segundo, seguido de Guilherme Castro.

– Apesar da diferença que consegui, a corrida não foi fácil. Qualquer erro ou falta de atenção poderia me prejudicar – disse Pessoa.


Resultados

Júnior
1) Gustavo Pessoa
2) Enzo Lopes
3) Guilherme Castro
4) Marcos Delgadilho
5) Leonardo de Souza

Classificação
Júnior
1) Gustavo Pessoa – 47 pontos
2) Fabio dos Santos – 40 pontos
3) Enzo Lopes – 36 pontos
4) Guilherme Castro – 35 pontos
5) Marcos Del Gadilho – 28 pontos

* Matéria atualizada às 19h15 de domingo, 1º de abril