Carlos Campano garante seu primeiro título no Brasil com mais 22 pontos – Foto: Mau Haas / BRMX
A final da Superliga Brasil de Motocross 2012, neste domingo, 15, coloca em jogo o título da categoria Pró entre dois pilotos estrangeiros. O espanhol Carlos Campano – Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit – livra 29 pontos de vantagem para o inglês Adam Chatfield – IMS Honda Ipiranga Vulcano – e, assim, tem uma das mãos na taça.
Para Campano basta chegar em segundo lugar em apenas uma das baterias para garantir o título. Com mais 22 pontos o espanhol alcançaria 257 pontos, enquanto Adam pode chegar ao máximo em 256 caso vença as duas baterias.
– Tudo que posso fazer é dar meu melhor e ganhar as duas baterias. Eu sei que será muito difícil ganhar o campeonato dele, mas fiz duas semanas de bons treinos e estou confiante em ganhar as duas corridas de Penha – afirma Chatfield, campeão da Superliga 2011 na classe MX2.
>>> Aposte no Bolão BRMX e concorra a um conjunto IMS
Único brasileiro que pode ser campeão na categoria, Balbi Junior – Pro Tork 2B Kawasaki Racing – defende o título de 2011. Com 43 pontos a menos que Carlos Campano, o mineiro teria que vencer as duas baterias e torcer para Campano fazer no máximo seis pontos, o que significa ser 15º colocado em uma bateria e não pontuar na outra. Chatfield poderia somar no máximo 35 pontos – dois quartos lugares já somam 36 pontos.
– Campano fez excelente campanha e tem todo mérito se ficar com o título. Tenho que pensar em mim. Não quero ir para uma corrida tendo que torcer contra alguém. Mas corrida é imprevisível. O Cairoli, na última etapa do Mundial, perdeu uma liderança de 47 pontos – lembra Balbi Junior.
– Mas como eu disse: não adianta eu me preocupar com o Campano e com o Adam se eu não vencer as duas baterias. Quero vencer e, se ganhar um overall, já será uma grande conquista – comenta.
Campano regressou ao Brasil na quarta-feira, 11 de julho, depois de visitar seus pais na Espanha. A viagem serviu para o piloto se recuperar do momento difícil que vivenciou nas últimas semanas com o acidente fatal envolvendo João “Marronzinho” Paulino.
– Preferi ir para a Espanha descansar e me concentrar. Voltei tranquilo e com muita vontade de andar de moto – afirmou através da assessoria de imprensa da equipe.
Nas cinco etapas que aconteceram até agora, o espanhol venceu sete baterias, sendo as seis primeiras em sequência. Chatfield ganhou duas, e a outra foi vencida por Wellington Garcia.
Confira a classificação
MX Pró
1) Carlos Campano – 235 pontos
2) Adam Chatfield – 206 pontos
3) Jorge Balbi Junior – 192 pontos
4) Wellington Garcia – 168 pontos
5) Leandro Silva – 147 pontos
Classificação completa
* Texto atualizado às 14h10 desta quinta-feira, 12.