Circuito de Carlos Barbosa, no RS, recebe a primeira etapa do Brasileiro de Motocross em abril – Foto: Elton Souza / BRMX
A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) divulgou na noite desta quarta-feira, 22 de fevereiro, o complemento do calendário do Campeonato Brasileiro de Motocross para a temporada 2012. As datas das oito etapas foram mantidas, mas, alguns locais de provas foram alterados.
A cidade de Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, receberá a primeira etapa da competição, em 7 e 8 de abril. Na última alteração no calendário, em 1º de fevereiro, a etapa gaúcha estava prevista para ser a terceira rodada.
– Dizer que estamos preparando uma das melhores etapas do Brasileiro dos últimos anos seria chover no molhado, pois é tradição as provas de Carlos Barbosa receberem muitos elogios dos pilotos e do público – comenta Paulo Della Flora, diretor de motocross da CBM e presidente da Federação Gaúcha de Motociclismo.
O campeonato segue pelo Sul do Brasil com o anúncio de Canelinha, Santa Catarina, como sede da segunda etapa, em 29 de abril. Na sequência, o Paraná recebe a terceira rodada, em 27 de maio, mas sem local definido.
Depois, o Brasileiro de Motocross se transfere para o Centro-Oeste, com etapas em Nova Alvorada do Sul, Mato Grosso do Sul, em 10 de junho, e a cidade de Sorriso, no Mato Grosso, em 1º de julho.
A sexta etapa da temporada será realizada em 22 de julho, com Aracaju, Sergipe, representando a região Nordeste. O calendário do Brasileiro de Motocross se encerra na região Sudeste, com as duas últimas etapas previstas para Espírito Santo e São Paulo.
A etapa capixaba será realizada em Anchieta, em 12 de agosto, enquanto a rodada paulista, que encerra o campeonato, será disputada em Praia Grande, na Baixada Paulista, em 9 de setembro. No calendário anterior, Espírito Santo receberia a segunda rodada do campeonato, e São Paulo a penúltima etapa.
– Tenho viajado o país inteiro, consolidando parcerias que recolocarão o motociclismo brasileiro no lugar em que ele merece. Não há mais espaço para amadorismo no esporte – afirma Firmo Alves, presidente da CBM.
De volta ao país após uma série de reuniões com dirigentes da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) na Suíça, Firmo Alves vai anunciar na semana que vem uma série de ações visando profissionalizar cada vez mais o motociclismo brasileiro.
– Enquanto o esporte se profissionalizava cada vez mais no exterior, as gestões anteriores da CBM não tiveram a coragem que estamos tendo agora de fazer a roda girar – ressalta o presidente da entidade.
Calendário do Brasileiro 2012
7 e 8 de abril – Carlos Barbosa | Rio Grande do Sul
28 e 29 de abril – Canelinha | Santa Catarina
26 e 27 de maio – A definir | Paraná
9 e 10 de junho – Nova Alvorada do Sul | Mato Grosso do Sul
30 de junho e 1º de julho – Sorriso | Mato Grosso
21 e 22 de julho – Aracaju | Sergipe
11 e 12 de agosto – Anchieta | Espírito Santo
8 e 9 de setembro – Praia Grande | São Paulo
Com informações da assessoria de imprensa da CBM