Campeonato Brasileiro de Enduro FIM altera calendário por causa do Covid-19

O Campeonato Brasileiro de Enduro Fim teve seu início em Março, na cidade de Itapema/SC, com vitória do capixaba Bruno Crivilin, da Honda Racing Brasil. Na prova catarinense também foram realizadas as etapas de abertura do Campeonato Feminino e Campeonato KIDS. Logo depois, a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), anunciou a suspensão das provas no Brasil, inicialmente por 60 dias, por causa da pandemia do coronavírus. A segunda etapa do Campeonato, marcada para Nova Bréscia/RS, neste início de abril, foi portanto adiada por causa das medidas de prevenção e a prova seguinte do calendário, de Marzagão/GO, no final de maio, também será remarcada.

As decisões para o novo calendário foram tomadas depois de inúmeras conversas entre organizadores, federações, patrocinadores, equipes, pilotos e demais envolvidos com a modalidade. Ainda sem previsão para o fim da pandemia, a próxima prova do calendário passa a ser então a de Aracruz/ES, no início de julho. Ainda assim, já existe um plano B, caso a prova não possa ser realizada. Outras provas do campeonato também foram remanejadas e terão novas datas de realização, visando uma melhor adequação do calendário.

Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2020 tem alterações no calendário – Crédito da foto: Janjão Santiago

 

Principais alterações:

– Nova  Bréscia/RS: prevista para 4 e 5 de abril, será adiada para 31 de outubro e 1º de novembro (pode também ser uma prova com três etapas (31/10, 01 e 02/11). Se a cidade não puder realizar a etapa, uma nova cidade poderá sediar, nesta mesma data.

– Marzagão/GO: prevista para 23 e 24 de Maio, será adiada para 28 e 29 de
Novembro. Será a final do Campeonato e contará com as categorias Feminina e Youth.

– Carmópolis/MG: prevista para 20 e 21 de Junho, será adiada para 12 e 13 ou 26 e 27 de Setembro. Contará com a categoria Feminina.

– Aracruz/ES: Marcada para 11 e 12 de Julho. Não sendo possível a realização nesta data, pode ser adiada para 29 e 30 de Agosto. Contará com as categorias KIDS.

– Patrocínio/MG: prevista para 26 e 27 de Setembro, será adiada para 10, 11 e 12 de Outubro. Contará com as categorias Feminina e KIDS.

A intenção das alterações e viabilizar a realização das 14 etapas previstas no regulamento ou no mínimo 12. Inclusive existe a possibilidade de realização de provas em três dias, marcadas para os feriados de 12 de outubro e 2 de novembro. Com a realização de duas provas com três etapas, isso abre margem para que uma das etapas já agendadas possa ser cancelada, sem prejuízo no número de etapas do campeonato.

 

Como fica o novo calendário:

– 7 e 8 de Março – Itapema/SC – REALIZADA

– 11 e 12 de Julho – Aracruz/ES, pode ser adiada 29 e 30 de Agosto

– 8 e 9 de Agosto – Pinhais/PR

– 12 e 13 de Setembro – Carmópolis/MG, pode ser adiada para 26 e 27 de Setembro

– 10, 11 e 12 de Outubro – Patrocínio/MG

– 31 de Out, 1 e 2 de Nov – Nova Bréscia/RS (ou outra cidade a definir)

– 28 e 29 de Novembro – Marzagão/GO

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2020 é patrocinado por Honda, coopatrocinado por IMS e conta com o apoio de: MXF Motors, Beta Brasil, Borilli, Airoh Helmet, Programa bLU cRU Yamaha, Motorex, Motul , Edgers, Race Tech, Sig Visual, Parts 57, MR Pro Braces, Tech Ride, DYVA, BMP, Circiut Equipament, Dirt Racing, BMS, Galfer , RTech, All Balls, Wossner, Jeri Adventure Ride, Brasil Moto Tour, Receptivo Itália, Adven Tour Brasil, Freeride Spirit e Planetour agencia de viagens.