Campano, Thales e Cidade falam das novas Yamaha 2014

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Carlos Campano durante os testes na Espanha – Foto: Miguel Campano Jiménez

 

*Texto: assessoria de imprensa Geração Racing

As diversas melhorias apresentadas pela Yamaha em seus modelos 2014 das motos de motocross já foram testadas pelos pilotos da equipe de fábrica brasileira.

Carlos Campano, Anderson Cidade e Thales Vilardi – integrantes da Yamaha Grupo Geração – fazem suas pré-temporadas na Europa e nos Estados Unidos com as YZ 250F e YZ 450F 2014, e revelam como os novos modelos são mais leves, mais potentes e mais versáteis em relação aos anos anteriores.

– Desde 2010 a moto mudava pouco – explica Campano. – Agora mudou muita coisa, e para melhor. Ficou mais fácil pilotar a 450, principalmente nas curvas. Como ela tem o tanque e o motor melhor localizados, mais embaixo do corpo do piloto, parece que ela é mais curta e isso faz você ter melhor controle sobre a moto – analisa.

A Yamaha tem tradição em revolucionar as motos de motocross. No início das quatro tempos de competição, nos idos de 1998, a marca apareceu com a YZ 400F. Depois, em 2001, foi pioneira ao lançar a YZ 250F. E, em 2010, mais uma revolução foi implementada com a YZ 450F. Agora, em 2014, ano de mais melhorias.

 

:: VÍDEO: Campano em pré-temporada

 

– A moto de 2014 é toda remodelada, desde o chassi, motor, suspensão, e uma característica que vai marcar os novos modelos: a centralização da massa, do peso, que traz muito mais domínio para o piloto (como diagnosticou Campano acima) – ressalta Rafael Rocha, mecânico da Yamaha Grupo Geração.

– Pra mim, que não era acostumado com a marca, foi muito bom e muito fácil me adaptar”, diz Thales Vilardi. – Estou treinando com moto original e ela é bastante forte, tem um motor rápido. Ganhei a maioria das corridas regionais que fiz aqui, largando em primeiro em quase todas – conta Thales.

Anderson Cidade é quem menos teve contato com a moto até o momento, mas tem a bagagem de andar de Yamaha há bastante tempo para comparar o modelo novo com os anteriores. A YZ 250F 2014, além de mais potente e versátil, vem com injeção eletrônica como já acontecia na 450F.

– Gostei muito do fato dela ter a tampa do tanque embaixo do banco, o que facilita para sentar mais na frente quando necessário. E este fator do “peso centralizado” ajuda muito mesmo! – salienta.

No Brasil, a YZ 450F 2014 chega em fevereiro. Já a YZ 250F 2014 estará disponível a partir de março.

 

:: Ficha técnica da YZ 450F

Motor refrigerado por líquido, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, cilindro inclinado para trás
Cilindrada: 449.7cc
Diâmetro x curso: 97,0mm x 60,8mm
Taxa de compressão: 12.5 : 1
Sistema de lubrificação: Cárter úmido
Carburador: injeção eletrônica
Tipo de embreagem: multidisco banhado a óleo
Sistema de ignição: CDI
Sistema de partida: Pedal
Sistema de transmissão: 5 velocidades

Chassi
Quadro: Semi-berço duplo
Sistema de suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido / 310mm
Ângulo de cánter: 27º 25
Trail: 122 mm
Sistema de suspensão traseira: Monocross com link / 310mm
Freio dianteiro: Disco único hidráulico de 250mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco único hidráulico, 245mm de diâmetro

Dimensões
Comprimento total: 2,180mm
Largura total: 825mm
Altura total: 1,280mm
Altura do assento até o chão: 965mm
Distância entre eixos: 1,480mm
Distância mínima do solo: 335mm
Peso (incluindo tanques de combustível e óleo cheios): 111kg
Capacidade do tanque de combustíveis: 7,5 litros
Capacidade do depósito de óleo do motor: 0,9 litros

 

:: Ficha técnica da YZ 250F

Motor refrigerado por líquido, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 250cc
Diâmetro x curso: 77,0mm x 53,6mm
Taxa de compressão: 13.5 : 1
Sistema de lubrificação: Cárter úmido
Carburador: injeção eletrônica
Tipo de embreagem: multidisco banhado a óleo
Sistema de ignição: CDI
Sistema de partida: Pedal
Sistema de transmissão: 5 velocidades

Chassi
Quadro: Semi-berço duplo
Sistema de suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido / 310mm
Ângulo de cánter: 26º 50
Trail: 118 mm
Sistema de suspensão traseira: Monocross com link / 315mm
Freio dianteiro: Disco único hidráulico de 250mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco único hidráulico, 245mm de diâmetro

Dimensões
Comprimento total: 2,170mm
Largura total: 825mm
Altura total: 1,280mm
Altura do assento até o chão: 965mm
Distância entre eixos: 1,475mm
Distância mínima do solo: 330mm
Peso (incluindo tanques de combustível e óleo cheios): 105kg
Capacidade do tanque de combustíveis: 7,5 litros
Capacidade do depósito de óleo do motor: 0,9 litros