BRMX Tips para a nona etapa do Mundial de Motocross 2014, na França

MxGp6Fra2012_Mix_0140
Pista de Saint Jean d’Angely – Foto: Youthstream

 

Saint Jean d’Angely retorna ao calendário para sediar nona etapa do Mundial de Motocross 2014 neste fim de semana depois de uma ausência de um ano no circuito. A rara mistura de areia com terra batida tem enorme tradição e já foi palco de algumas batalhas memoráveis desde 1984, o que faz a realização da etapa na França ser uma grande honra para o campeonato.

Situada perto da costa atlântica da França, Saint Jean d’Angely é uma pista rápida, construída em uma encosta com muitas curvas e boa fluidez para ultrapassagens. Como a pista corre para cima e para baixo, as condições mudam o tempo todo, variando de um solo muito rápido de terra batida quando no pé do morro, para uma faixa de areia nas partes mais altas, mudando totalmente, e rapidamente, a dinâmica de pilotagem.

Além disso a pista também privilegia muito o público, e por isso ficou bastante popular. Muitos fãs e apoiadores comparecem em peso, e 30 mil pessoas não chega a ser uma surpresa. A chuva deverá dar uma trégua de acordo com a previsão, que ainda mostra temperaturas amenas em torno de 20°C.

 

MXGP

Antonio Cairoli, da Red Bull KTM, recuperou as forças depois das “duas piores duas semanas que já tive” – foram suas palavras após levar uma vitória e um segundo lugar nas baterias da última etapa na Inglaterra. Depois da impressionante demonstração de coragem e coração grande, o italiano sete vezes campeão mundial valida o que todos nós já havíamos pensado: é o jogador mais forte deste jogo.

Cairoli_MXGP_8_GB_2014
Antonio Cairoli, na oitava etapa do Mundial, em Matterley Basin – Foto: Youthstream

 

Depois de elevar o nível de sua pilotagem nas últimas nas últimas provas, Clement Desalle, da equipe Rockstar Energy Suzuki, continua sua busca para destronar o detentor da placa vermelha, Tony Cairoli.

Muita gente está apostando em Jeremy Van Horebeek para este final de semana, especialmente depois que o piloto, da Yamaha Factory Racing, disse abertamente na coletiva de imprensa que está ansioso para ir para a França, “eu realmente gosto muito da pista da pista de lá.”, afirmou o belga.

Já Tyla Rattray, da IceOne Husqvarna, teve um quarto lugar geral em Metterley como sua melhor colocação até agora no campeonato.

– Este resultado é o impulso de confiança que eu precisava. Neste fim de semana, na França, vou insistir e me aprimorar ainda mais. Com este TOP 5 a minha próxima meta é chegar ao pódio – disse o sul-africano, campeão mundial em 2008 na MX2.

>>> Veja a tabela completa de classificação do campeonato
>>> Relembre a oitava etapa, na Inglaterra 

Um quinto lugar na última etapa na Inglaterra é tudo que os fãs de Tommy Searle queriam ver dele, depois de um hiato de cinco etapas.

– Um quinto lugar geral não está tão ruim para a minha primeira corrida depois de 12 semanas, mas sei que posso muito mais. Precisamos agora avançar e trabalhar em equipe, melhorar meu acerto com a moto para as próximas corridas. – disso o piloto da CLS Kawasaki.

No entanto, o francês da Monster Energy Kawsaki, Steven Frossard, poderia ser uma aposta quente para este fim de semana por alguns motivos. Um deles é que o piloto estará correndo em casa e terá uma tonelada de fãs gritando por ele. Outro indicativo importante é o fato de ele ter vencido a etapa de Jean d’Angely em 2011. Tudo indica que o francês estará bem à vontade para disputar a vitória.

FrossardSat_MXGP_8_GB_2014
Steven Frossard em Matterley Basin, 2014 – Foto: Youthstream

 

As notícias sobre Evgeny Bobryshev, da equipe HRC, apontam que ele está basicamente cuspindo fogo! Após ficar fora da última etapa em Matterley Basin por problemas de visto, ele estará de volta para a etapa da França, onde vai largar pronto para reaver os pontos perdidos. Enquanto isso, o herói local do motocross francês, Gautier Paulin, da Monster Energy Kawasaki, ainda está lesionado e seu retorno não foi confirmado.

:: MXGP – classificação dos top-10 após oito etapas
1. Antonio Cairoli (ITA , KTM) , 351 p.
2 Clement Desalle (BEL , SUZ ) , 323 p.
3 Jeremy Van Horebeek (BEL , YAM ) , 316 p .
4 Kevin Strijbos (BEL , SUZ ), 250 p.
5 Gautier Paulin (FRA , KAW ) , 205 p .
6 Maximilian Nagl (GER , HON ), 166 p.
7 Steven Frossard (FRA , KAW ) , 164 p .
8 Shaun Simpson (GBR , KTM) , 159 p .
9 Joel Roelants (BEL , HON) , 153 p .
10. Xavier Boog (FRA , HON) , 145 p.

:: Pódio de 2012 da MXGP em Saint Jean d’ Angely
1. Antonio Cairoli
2. Christophe Pourcel
3. Gautier Paulin

:: Pole de 2013 da MXGP em Saint Jean d’ Angely: Christophe Pourcel

 

 

MX2  

Será um fim de semana intenso na MX2: três franceses na pista prometem incendiar os ânimos e fazer uma corrida digna de orgulho para os franceses.

O mais bem colocado deles no campeonato é Romain Febvre, da equipe Wilvo Nestaan Husqvarna, que está em terceiro no geral. O garoto é um lutador nas pistas e neste fim de semana não será diferente, Febvre quer um lugar no pódio para comemorar em casa.

FebvreSat_MXGP_7_E_2014
Romain Febvre no GP da Espanha, 2014 – Foto: Youthstream

 

Enquanto isso, Jordi Tixier, da Red Bull KTM, está em quarto no campeonato, dez pontos atrás de seu compatriota Febvre. O vice-campeão mundial Tixier, era esperado como um dos favoritos para esta temporada, mas em vez disso ele vem se esforçando a cada etapa para tentar chegar na frente. Será interessante ver se o apoio dos fãs pode trazer Tixier para o desempenho que todos esperamos ansiosamente.

Outro francês rápido e com estilo é Dylan Ferrandis, da equipe CLS Kawasaki, que é um dos poucos que venceu uma corrida este ano e é o quinto colocado no geral. Depois da frustração com seu resultado da última etapa (ficou em nono no geral), vamos ver se ele consegue canalizar esta frustração em suas duas corridas deste final de semana, onde um pódio é bastante possível para ele.

Aparentemente confiante, Arnaud Tonus sempre tem bons resultados em St Jean d’Angely. O piloto da CLS Kawasaki está satisfeito com seu desempenho na última etapa, onde ficou em segundo no geral e especialmente na segunda bateria foi muito bem, fechando voltas muito rápidas. – Estou feliz com meu desempenho e velocidade. No próximo final de semana vamos para St Jean para o GP da França, me sinto em casa lá e sempre tenho bons resultados – disse o Tonus após o GP da Inglaterra.

O piloto mais jovem da categoria, e possivelmente o futuro astro da equipe Honda Gariboldi continua a enlouquecer seus concorrentes. Apesar de não poder beber, Tim Gajser estourou sua primeira champanhe em Matterley Basin, no pódio, em terceiro lugar. O jovem esloveno não poderia mesmo tomar um gole, mas pode sentir o doce sabor de dividir o pódio com dois dos melhores pilotos de todos os tempos da MX2.

Por último, e não menos importante, Jeffrey “The Bullet” Herlings será sem dúvida o favorito neste sim de semana. O piloto da Red Bull KTM está confiante, e a única coisa que vai contra seu favoritismo é a velocidade dos franceses correndo em casa, embora Herlings já tenha provado antes – e provavelmente vai mostrar novamente – que não se sente intimidado por ninguém.

 

Herlings_MXGP_8_GB_2014
Jeffrey “The Bullet” Herlings – Foto: Youthstream

 

:: Classificação da MX2 após oito etapas
1. Jeffrey Herlings (NED , KTM) , 344 pontos
2 Arnaud Tonus (SUI , KAW ) , 305 p.
3 Romain Febvre (FRA , HUS ) , 263 p .
4 Jordi Tixier (FRA , KTM) , 253 p.
5 Dylan Ferrandis (FRA , KAW ) , 248 p.
6 Tim Gajser ( SLO , HON) , 209 p .
7 Aleksandr Tonkov (RUS , HUS ) , 197 p .
8 Jose Butron (ESP , KTM) , 184 p .
9 Glenn Coldenhoff (NED , SUZ ) , 176 p .
10. Valentin Guillod (SUI , KTM) , 173 p .

:: Pódio de 2012 da MXGP em Saint Jean d’ Angely
1. Antonio Cairoli
2. Christophe Pourcel
3. Gautier Paulin

:: Pole de 2013 da MX2 em Saint Jean d’ Angely: Tommy Searle