BRMX Tips apresenta sexta etapa do AMA Motocross 2013, que acontece em Southwick

Metade do caminho do AMA Motocross 2013 se completará neste sábado, 29, quando acontece a sexta etapa da competição, em Southwick, estado de Massachusetts.

BRMX, como de costume, preparou um resumão das notícias da semana para que você fique por dentro do que está rolando na Terra do Tio Sam e acompanhe as corridas bem informado.

>>> Faça sua aposta no Bolão BRMX

:: Última vez
Esta será a despedida da arenosa pista de Southwick no calendário norte-americano de motocross. Depois de 35 anos sediando o evento, organizadores não chegaram a um acordo para a próxima temporada. Os fãs lamentam, já que a pista de Southwick é uma das melhores do circuito (a única de areia).

Nestes 35 anos, 38 pilotos estiveram no topo do pódio se juntarmos os resultados das classes 250, 450 e 500cc. Entre estes pilotos, cinco nacionalidades diferentes.
 

:: Participação especial
John Dowd é sempre uma atração a parte em SW. Aos 47 anos de idade ele participará da prova na categoria 450. Dowd também prometeu que esta será sua despedida definitiva. Em 2009, aos 43 anos, Dowd se tornou o piloto mais velho a estar no pódio de uma etapa do nacional. Seu filho de 16 anos, Ryan Dowd, estará lá também tentando a classificação para a 250.

:: Horários (de acordo com horário de Brasília)
14h – primeiras baterias
16h30 – baterias finais

>>> Clique aqui para acompanhar ao vivo

:: Pista virtual

:: Retorno #1
O australiano Brett Metcalfe volta a disputar uma etapa do AMA MX neste sábado, após ficar sem equipe para correr nos EUA na última “Silly Season” e se mudar para o Canadá em busca de vitórias (lidera o campeonato na MX1). Esta será uma participação especial, a bordo da Kawasaki da ADR Motorsports. Em 2011, o piloto ganhou o overall da categoria 450 em Southwick.

:: Retorno #2
Sem fazer sucesso no Mundial de Motocross após participar de seis etapas a bordo de uma CLS Kawasaki, Jimmy Decotis está de volta ao Estados Unidos para pilotar uma Honda na categoria das 250. Massachussets é a casa dele. Será que ele se dará bem?

:: WMX
Southwick sediará a terceira e última etapa do campeonato feminino. Sayaka Kaneshiro, que esteve sempre entre as três melhores nas quatro baterias realizadas até aqui, é a favorita ao título. Mari Balbi está fora da disputa.

:: Um pouco da história da pista

> A primeira corrida do AMA MX em Southwick aconteceu em 6 de junho de 1976. Pierre Karsmakers ganhou com uma Honda. Foi a última vitória da carreira dele no AMA MX.

> Broc Glover, Ricky Carmichael, John Dowd, Mike Kiedrowski, Doug Henry, James Stewart e Tyla Rattray já ganharam lá nas duas categorias.

> Carmichael ganhou oito vezes seguidas, de 2000 a 2007.

> Dungey deu a KTM sua primeira vitória na história em 2012.

Vitória em SW por marca
Honda – 14
Suzuki – 8
Kawasaki – 6
Yamaha – 5
KTM – 1

Última vitória, por marca, em SW
KTM – 2012
Suzuki – 2011
Yamaha – 2009
Kawasaki – 2008
Honda – 2004

Quem ganhou pela primeira vez na carreia em SW
Brett Metcalfe, 2011 – Suzuki
Matt Goerke, 2009 – Yamaha
Jeff Emig, 1995 – Yamaha