BRMX Tips apresenta as atrações da retomada do Brasileiro de Motocross 2014, em Canelinha

||

Depois de uma lacuna de 75 dias, o Brasileiro de Motocross 2014 volta às suas atividades neste fim de semana, 16 e 17, em Canelinha, Santa Catarina. O Motódromo Arthur Jachowicz, um dos “templos do motocross nacional” e sua tradicional pista formam o palco perfeito para este regresso após a conturbada etapa de Pedra Bonita, Minas Gerais.

Há ingredientes de sobra para você ficar ligado. Pensando nisso, o BRMX Tips entra em ação e lista dez coisas importantes de você saber antes do fim de semana.

*Texto atualizado às 8h deste sábado

 

#1 – Transmissão

VÍDEOS: última etapa do AMA Supercross 2012, em Las Vegas, Nevada

A CBM anunciou uma transmissão ao vivo pela internet para Canelinha. A entidade já fez transmissões mais “simples” em rodadas anteriores e agora promete algo mais elaborado, com mais câmeras, entrevistas e tudo mais. O BRMX foi pioneiro em transmissões ao vivo para a internet do campeonato em 2012, quando transmitiu a etapa de Foz do Iguaçu com sete câmeras na pista, narrador e comentarista. O Arena Cross e a Copa Minas Gerais de Motocross também têm suas transmissões e isso é importante nos dias atuais, quando as pessoas estão mais conectadas à internet do que à TV.

>>> Para assistir, clique aqui!

 

#2 – Sem Campano

jundiai_arenacross_mauhaas-1
Campano está fora de combate – Foto: Mau Haas / BRMX

 

O líder do campeonato na MX1 está fora de combate. Carlos Campano ainda se recupera de lesão no pé direito, viajou à Espanha, e sequer estará presente em Canelinha. Isso acirra demais a competição. Sem o espanhol, que ganhou três das quatro baterias disputadas até o momento, é muito mais difícil destacar um favorito. Jetro Salazar, que lutou com o espanhol na primeira etapa? Balbi Junior, que venceu a segunda rodada? Wellington Garcia, que está em quarto no campeonato? Jean Ramos, que venceu a etapa do Arena Cross há uma semana? Adam Chatfield, que agora está 100% da lesão no ombro? Kyle Regal, o norte-americano que está substituindo Julien Bill na Honda Mobil? Quem?

 

#3 – MX2 “on fire”

_MG_8393 copy
Hector divide a liderança com Paulo Alberto – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Três baterias estarão em jogo na classe das 250cc neste fim de semana já que em Pedra Bonita, na segunda etapa, aconteceu apenas uma das duas previstas. Paulo Alberto e Hector Assunção dividem a liderança com 67 pontos. Eles têm Thales Vilardi na bota, com 65 tentos, e Anderson Cidade logo atrás, com 53 pontos. Os quatro pilotos das duas maiores equipes devem disputar o título, mas Dudu Lima, Fabinho dos Santos, Anderson Amaral, Gustavo Henn (fora por causa de lesão) e Pepê Bueno sempre aparecem bem, roubando pontos de quem bobear. Uma bateria da MX2 será no sábado. As outras duas no domingo.

 

#4 – Pista de Mundial

mundial2009canelinha
Mundial em Canelinha, em 2009 – Foto: Gerson Coas / FCM

 

O Brasil tem três pistas (re)construídas recentemente pelo britânico Justin Barclay, o construtor de pistas do Mundial de Motocross – Canelinha (2009), Campo Grande (2010) e Penha (2011, 2012 e 2013). Penha e Campo Grande nunca sediaram uma etapa do nacional. Canelinha, além disso, tem uma história antiga como sede do Brasileiro de Motocross. Só isso já é motivo para você sair de casa no fim de semana.

 

#5 – Público de Woodstock

canelinhapub
Galera se empolga em Canelinha – Foto: Christine Wesendonk / BRMX

 

Em 1969, uma galera se reuniu e fez um dos maiores encontros da música de todos os tempos. A lama, a música, a bagunça ganham o acréscimo de motos, carros e gaiolas em Canelinha em um evento a parte que acontece sempre que há corrida de motocross lá. É um tanto perigoso, mas bastante divertido. Misturando motocross e festa, Canelinha costuma receber muito público em dia de motocross. O Motódromo Arthur Jachowicz deve lotar mais uma vez!

 

#6 – MX3 acirrada

largadamx3
Largada da MX3 em Pedra Bonita – Foto: Mau Haas / BRMX

 

A exemplo da MX1 e MX2, a categoria MX3 está mais disputada nesta temporada. Milton “Chumbinho” Becker e Davis Guimarães ganharam uma etapa cada um, com direito a disputa quente na segunda rodada, com toques e vitória redentora de Chumbinho. O catarinense lidera com quatro pontos a mais que o paranaense, que vai tentar tirar a diferença na casa do adversário.

 

#7 – Ratinho Lima está fora

jundiai_arena_mauhaas-110
Ratinho – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Marcello “Ratinho” Lima está fora desta rodada por causa de uma lesão na mão sofrida durante o Arena Cross no sábado passado. O piloto paulista ocupa a 11ª colocação na tabela da MX1.

 

#8 – Júnior

djalminhabrito
Djalminha Brito é terceiro colocado no campeonato – Foto: Mau Haas / BRMX

 

A categoria dominada pelo gaúcho Enzo Lopes sempre tem atrativos. Além da oportunidade de conferir a pilotagem de Enzo, é interessante analisar quem daqueles ali podem ser grandes atletas no futuro. O Top 5 da categoria tem ainda Gabriel Della Flora, Djalma Brito, Vinícius de Abreu e Frederico Spagnol, mas outros nomes também devem ser observados, como Muguinho Paz, que disputou o Mundial de Motocross Júnior no último fim de semana e Léo Almeida, vencedor da etapa passada do Arena Cross.

 

#9 – BRMX Weather

jundiai_arena_mauhaas-138
Temperaturas devem ser baixas – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Canelinha costuma ser uma corrida na lama. Deve chover BASTANTE (30mm) no sábado, enquanto domingo deve chover pouco (5mm) – informações do Climatempo.

 

#10 – Bolão BRMX vale uma camisa do Chatfield

_MG_7891 copy
Jean e Adam, o atual campeão brasileiro de motocross – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Quer ganhar a camiseta de corrida do Adam Chatfield, da equipe IMS Honda? Então participe do Bolão BRMX – Canelinha 2014! Acesse, escolha os cinco melhores da MX1 (soma das baterias) e o vencedor da MX2 (soma das baterias – apenas as corridas de domingo serão contabilizadas) e boa sorte!

>>> Faça sua aposta!

 

 

:: Programação do evento

Sexta-feira (15/08)
13h às 18h secretaria/vistoria – todas as categorias

Sábado (16/08)
8h às 8h30 – vistoria técnica

Treinos livres – cancelados
9h às 9h20 – MX3
9h30 às 10h – MX1
10h10 às 10h40 – MX2
10h50 às 11h10 – Júnior

Treinos cronometrados
13h às 13h20 – MX3
13h30 às 14h – MX2
14h10 às 14h40 – MX1
14h50 às 15h10 – Júnior

Provas
15h30 – MX2 – 30min + 2 voltas (segunda bateria – Pedra Bonita, MG)
16h20 – MX3 – 20min + 2 voltas

Domingo (17/08)
Warm up
9h às 9h15 – Júnior
9h20 às 9h35 – MX2
9h40 às 9h55 – MX1

Provas
10h30 – Júnior – 20min + 2 voltas

12h – MX2/ 1ª Bateria – 30min + 2 voltas
13h – MX1/ 1ª Bateria – 30min + 2 voltas
14h – MX2/ 2ª Bateria – 30min + 2 voltas
15h – MX1/ 2ª Bateria – 30min + 2 voltas