A primeira etapa do Brasileiro de Motocross 2015 aconteceu em Limeira, São Paulo, neste domingo, 17. Paulo Alberto e Gustavo Pessoa largaram na frente na disputa pelos títulos das categorias MX1 e MX2, respectivamente, enquanto Leonardo Almeida ganhou a Júnior e Duda Parise faturou a MX3 (no sábado).
>>> Classificação do campeonato
Agora o campeonato ruma para o Rio de Janeiro, onde acontece a segunda etapa, na cidade de Paty do Alferes. A prova está marcada para o dia 14 de junho.
Fotos de domingo
Créditos: Mau Haas / BRMXFotos da primeira etapa do Brasileiro de Motocross 2015, em Limeira, São Paulo.
Posted by Brasileiro Mx on Domingo, 17 de maio de 2015
Resumos das corridas
MX1
Primeira bateria
Jetro Salazar e Paulo Alberto largaram na frente, puxando um pelotão com grandes nomes que iniciava com Miguel Cordovez, Ratinho Lima, Wellington Garcia, Jean Ramos, Balbi Junior, Adam Chatfield e Carlos Campano.
Paulo Alberto assumiu a dianteira na primeira volta e começou a abrir vantagem dos demais. Mais atrás, Campano iniciava sua recuperação, mas com dificuldades para ultrapassar Wellington Garcia e Jean Ramos. Depois de assumir a quarta colocação, com pista limpa, o espanhol chegou em Cordovez, fez a ultrapassagem e manteve a terceira colocação.
Balbi Junior acabou tomando um tombo e terminou a prova com a moto toda torta, na 11ª colocação.
–
MX1 – segunda bateria
O equatoriano Miguel Cordovez largou na frente, trazendo Carlos Campano no encalço. Jean Ramos era o terceiro, seguido de Adam Chatfield, Carlos Badiali, Wellington Garcia e Balbi Junior.
Jetro Salazar e Paulo Alberto, que na primeira bateria largaram na frente, caíram juntos na largada da segunda prova. Paulo Alberto então fez uma corrida espetacular de recuperação, deixando um a um para trás até chegar na segunda colocação para garantir a sua primeira vitória overall na MX1 do Brasileiro de Motocross. Jetro não teve o mesmo desempenho, e acabou a bateria em sétimo.
Na terceira volta, Campano e Jean ultrapassaram Cordovez. O espanhol conseguiu abrir vantagem e se manteve na dianteira até a bandeirada final. Nas últimas voltas, com a chegada de Paulo Alberto ao segundo lugar, CC115 apenas administrou a distância.
–
MX1 – soma das baterias (resultado final da etapa)
Gustavo Pessoa surpreende e vence MX2
Primeira bateria
Largada com Fabio “Moranguinho” e Rodrigo Lama dividindo a primeira curva, e Dudu Lima em terceiro “babando” na cola dos ponteiros.
O campeão de 2014, Hector Assunção, ficou no gate de largada com a moto desligada. Pedalou várias vezes e saiu muito atrasado. Seu companheiro de time, Gustavo Pessoa, caiu na primeira curva, e então ambos fizeram uma corrida espetacular de recuperação.
Demorou três voltas para Dudu Lima assumir a primeira colocação e disparar na frente. Moranguinho, com lesão recente no braço, aguentou bem as primeiras voltas, mas acabou tomando um tombo e abandonando a prova com dores no ombro. E Lama, consistente, se manteve em segundo até a chegada de Gustavo Pessoa e Hector Assunção.
.
MX2 – segunda bateria
Fabinho “Moranguinho” e Caio Lopes dividiram a primeira curva puxando a frente da segunda bateria. Caio Lopes conseguiu a dianteira na quarta curva e disparou. Hector Assunção e Gustavo Pessoa desta vez largaram melhor e logo chegaram no ponteiro para, na metade da prova, ultrapassarem Caio Lopes.
Mais rápido, Gustavo Pessoa deixou Hector para trás, tendo Caio Lopes em terceiro, Dudu Lima em quarto e João Ribeiro em quinto.
No fim, aplaudido pelo público, Gustavo Pessoa chorou de emoção ao dar entrevista no microfone, agradecendo toda equipe e família pelo suporte. Esta foi a primeira vitória do atleta na categoria MX2.
MX2 – soma das baterias (resultado final da etapa)
–
Júnior
Leonardo Almeida teve um fim de semana perfeito. Depois de conquistar os melhores tempos nos treinos livre e classificatório da categoria Júnior, o garoto de 15 anos levou com tranquilidade a corrida. O paranaense liderou de ponta a ponta e abriu vantagem de seis segundos em relação a Tallys Brito, que terminou na segunda colocação.
– A etapa foi ótima. Vim embalado com os resultados de sábado e me concentrei para fazer uma boa bateria. Espero manter esse ritmo durante todo o campeonato e lutar pelo título da categoria – disse o vencedor.
Outro fato chamou a atenção nesta corrida. Muguinho Paz e Leo Cassaroti disputavam a segunda colocação quando Muguinho deu um “chega pra lá” muito forte em Cassaroti. O paranaense teve que abandonar a prova e Muguinho foi penalizado em 20 segundos por atitude antidesportiva. A torcida também “penalizou” Muguinho com muitas vaias pelo ocorrido.
– A gente vinha numa disputa forte pela segunda colocação. Ele já tinha me acertado na parte baixa da pista, onde o público não enxerga, e eu dei o troco. Ainda não falei com ele, mas acho que foi um lance de corrida, do calor do momento. Escutei as vaias, mas tentei me manter focado na corrida – explicou Muguinho.
–
.
Resultados do Warm up (treino de aquecimento)