BRMX reúne informações básicas para você acompanhar o X Games Brasil

||

Largada de Enduro Cross com Taddy Blazusiak #111 – Foto: KTM Images / Edmunds J

Nesta quinta-feira, 18, começa a edição brasileira da maior competição de esportes radicais do mundo – X Games.

O BRMX estará em Foz do Iguaçu, palco das disputas, para acompanhar os destaques de cada dia, principalmente nas competições que envolvam motocicletas, como Enduro Cross e FMX, sem esquecer de dar uma passada na área de skate, BMX e Rally Cross. 

Para você se ambientar e se organizar, preparamos esse material que se abaixo, com informações da programação e uma breve explicação de cada modalidade em jogo.

O X Games Foz do Iguaçu faz parte da programação do X Games Pelo Mundo. O evento já passou por Aspen, Colorado, Estados Unidos e Tignes, na França. Depois ainda vai para Barcelona, na Espanha, Munique, na Alemanha e termina em sua casa, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

Vale lembrar que o X Games é um evento da ESPN. Então, se você tem o canal em casa, fique ligado na programação para ver os eventos ao vivo.

:: Programação

Quinta-feira, 18 (Parque Infraero)
12h-15h – Street League Skateboarding Select Series
18h30-20h – Skate Big Air
20h-21h – Enduro X Masculino – Round 1
21h-21h15 – Enduro X Feminino – Final
21h15-21h30 – Enduro X Masculino – Final

Sexta-feira, 19 (Parque Infraero)
15h30-18h – Street League Skateboarding – Eliminatória
18h30-19h30 – BMX Big Air – Final
19h30-20h – Moto X Freestyle Jam
20h30-21h30 – Moto X Step Up – Final
20h-20h15 – Moto X Best Whip

Sábado, 20 (Parque Infraero e Parque Nacional do Iguaçu)
12h-13h30 – BMX Park – Eliminatória & Final
13h30-15h – Skate Vertical – Final
15h-16h30 – Street League Skateboarding  – Final
17h-18h – BMX Vertical – Final
19h-19h45 – Moto X Speed & Style – Tomada de tempo
20h-21h30 – BMX Dirt – Final
22h-23h – Moto X Speed & Style – Quartas/Semis/Final

Domingo, 21 (Parque Infraero)
12h-13h30 – Skate Street Feminino – Final
13h30-16h30 – RallyCross – Eliminatória & Final
14h-15h30 – Skate Park – Eliminatória & Final
16h30-18h – Moto X Freestyle – Final

:: Modalidades

Motocross Freestyle
Toneladas de terra formarão uma pista alucinante em Foz do Iguaçu. Travis Pastrana é quase sinônimo da modalidade. Só na categoria, Pastrana tem sete medalhas de ouro e uma de prata.

>>> Step Up: A competição nada mais é do que um salto em altura com moto. Os saltos passam dos 10 metros de altura.

>>> Best Whip: Conhecida em português como a famosa “entortada”. O Best Whip é a competição em que o público escolhe o vencedor. Quem mandar a melhor entortada e conquistar o público, leva o ouro.

>>> Enduro X:
O Enduro X parece uma corrida maluca. Isso porque ele é uma corrida em uma pista repleta de obstáculos. Pedras, lombadas, troncos, saltos, poças d’água e tudo mais quase impede a circulação das motos. Quem chega primeiro é o vencedor.

>>> Speed & Style: Velocidade e Estilo. Misturando uma corrida com manobras de FMX, pilotos disputam este X de ouro. O campeão é definido por uma conta matemática que equaciona o tempo levado para completar o percurso com a nota dada pelos juízes às manobras. No final das contas está eleito o piloto mais veloz e estiloso do Moto X.

Rally Cross
Rally Cross nada mais é do que uma corrida de carros em um terreno de terra, cheia de obstáculos. A diferença é que, pilotando os carros tem pessoas insanas com Travis Pastrana, Ken Block e Sebatian Loéb.

BMX
>>> BMX Big Air: O BMX Big Air acontece também na Megarrampa do skate. Pilotos decolam para voos assustadores com suas bikes, realizando manobras plasticamente incríveis.

>>> BMX Park: O Park dos X Games é a única modalidade de BMX que já teve um brasileiro liderando. Diogo Canina sempre representou a bandeira verde-amarela muito bem nas transições do park. Ele é dono de duas medalhas de prata da modalidade.

>>> BMX Dirt: Durante anos, enxadas e pás foram equipamentos obrigatórios para uma boa sessão de BMX. Sem skateparks, o BMX brasileiro cresceu e amadureceu na terra batida. O Brasil é uma das potências mundiais no BMX Dirt, não é por menos que o BMX Dirt volta aos X Games no evento brasileiro. A lista de pilotos com nível para andar de igual para igual com os pilotos gringos é longa.

>>> BMX Vertical:O BMX Vertical é praticado no halfpipe (aquele “U” famoso do skate). A modalidade é dominada com Jamie Bestwick. Há seis anos ele sobe no lugar mais alto do pódio. É dono de 12 medalhas no total.

Skate
>>> Skate Big Air: O Big Air é a competição da Megarrampa. Uma rampa com proporções gigantescas com a altura aproximada de 30 metros e a extensão de 110. Sua estrutura é composta por três partes. Após o drop o atleta tem que passar por um vão livre, que varia entre 15 e 18 metros, e se preparar para um voo a quase 10 metros de altura.

Quem domina a modalidade é Bob Burnquist. O brasileiro é dono de sete medalhas, sendo quatro de ouro, só nessa modalidade. Apesar de ter uma nova geração de moleques entre 12 a 15 anos chegando com tudo, Bob é sempre o favorito ao ouro.

>>> Skate Street Masculino: O Skate Street é uma prova realizada em uma pista que simula os obstáculos da rua. Feita de concreto, a pista traz para o ambiente de competição escadas, corrimãos, rampas, paredes e caixotes. Na modalidade o brasileiro que desponta é Luan de Oliveira, medalhista de prata em 2011.

>>> Skate Street Feminino: A competição feminina acontece na mesma pista dos meninos. Entre elas é a paulista Letícia Bufoni que representa a bandeira verde-amarela da melhor maneira. Dona de duas medalhas de prata e uma de bronze, Leticia pode chegar ao X de ouro em casa.

>>> Skate Park Masculino: O skate park, no formato que é conhecido hoje, é a modalidade mais nova de skate dos X Games. A pista mistura o  bowl com algumas rampas e transições que vemos em pistas ao redor de todo o mundo. Pedro Barros domina a cena da modalidade. Desde que ingressou nos X Games, há 3 anos, Pedrinho nunca deixou de subir no pódio. Ele tem duas medalhas de ouro e uma de prata e deve garantir o show no Brasil.

>>> Skate Vertical: O skate vertical é a mais tradicional modalidade de skate. Aqui no Brasil, deve ganhar ainda mais charme. Isso porque, o halfpipe será montado no Parque Nacional do Iguaçu, de frente às Cataratas do  Iguaçu.  O Brasil tem grandes representantes da modalidade, como Sandro Dias, Rony Gomes, Ítalo Penarrubia, Pedro Barros, Bob Burquist, Edgard Vovô e outros. Mas nomes como o de Shaun White muitas vezes aparece em cena para assumir a ponta. Neste ano, Shaun que venceu ano passado, não irá competir no skate, mas Pierre Luc Gagnon, Bucky Lasek entre outros devem trazer para o Brasil uma prova bem competitiva.


* Com informações do site oficial dos
X Games Brasil