Wellington Garcia e Thales Vilardi vencem quarta etapa do Brasileiro de Motocross 2014, em Campo Grande

||

:: Volta na pista

 

Thales Vilardi, na MX2, e Wellington Garcia, na MX1, foram os vencedores da quarta etapa do Brasileiro de Motocross 2014, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, neste domingo, 31 de agosto. Abaixo você confere todos os resultados, detalhes e fotos dos vencedores deste domingo!

Agora o campeonato passa da metade com Paulo Alberto na liderança da MX2 e Jetro Salazar na dianteira da MX1. A quinta etapa será em Limeira, São Paulo, nos dias 13 e 14 de setembro.

>>> Confira tudo que rolou no sábado!
>>> Responda a Pesquisa de Mercado BRMX!
>>> VOLTA NA PISTA com Wellington Garcia

 

>>> Classificação ATUALIZADA DO CAMPEONATO

Atualizações das provas

Soma das baterias MX1
soma_mx1_campo_grande

 

MX1 – 2ª bateria

wellingtonwin_mauhaas
Wellington caminha para o pódio com ajuda de Hector Assunção – Foto: Mau Haas / BRMX

 

18h – Balbi erra e Wellington ganha segunda bateria >> A segunda bateria da MX1 teve muito emoção, principalmente no fim. Jetro Salazar saiu na frente, seguido de Wellington Garcia, Jean Ramos, Balbi Junior e Adam Chatfield.

Nos minutos iniciais, Wellington e Balbi estavam mais rápidos, forçaram para cima e conseguiram ultrapassar Jetro e Jean, respectivamente.

Balbi era o mais rápido na pista, especialmente na seção de “whoops” em subida, e assim assumiu a liderança da prova por volta dos 20min de corrida. O mineiro abriu vantagem e parecia ter a vitória assegurada.

As últimas voltas reservavam emoções fortes. Jetro, em terceiro, encostou em Wellington Garcia, em segundo, mas caiu quando fazia o ataque. E Balbi, na última volta, na seção de “whoops”, caiu, perdendo posições para Wellington, Jetro e Adam. Depois da prova, Balbi e Jetro foram penalizados em 10 segundos cada um por saírem da pista e voltarem em “local posterior”.

Carlos Campano, depois de vomitar de cansaço na primeira bateria, largou por fora na segunda e apenas passeou pela pista, completando a prova na sétima posição. Kevin Rookstool nem largou. O piloto ficou muito desidratado com o calor de Campo Grande e precisou tomar soro depois de desmaiar ao final da primeira bateria.

Apenas oito pilotos completaram a segunda corrida do dia. O calor castigou os atletas. Muitos precisaram tomar soro para se hidratar ao final do dia.

Veja os resultados!

 

segunda_mx1_campo_grande

 

MX1 – 1ª bateria

jetrowin_mauhaas
Jetro mantém a liderança do campeonato – Foto: Mau Haas / BRMX

 

15h – Jetro Salazar vence primeira bateria da MX1 >> O equatoriano Jetro Salazar chegou a sua primeira vitória em baterias no Brasileiro de Motocross neste domingo. Depois de largar na frente, seguido de Jean Ramos, Kevin Rookstool, Carlos Campano, Balbi Junior, Ratinho Lima e Humberto “Machito” Martin, ele chegou a perder a primeira posição para Jean Ramos no início da prova. Mas o paranaense caiu logo na sequência e o caminho ficou aberto para Jetro.

Carlos Campano ultrapassou Rookstool e iniciou uma busca a Salazar. Equatoriano e espanhol mais uma vez travaram boa disputa, mas Jetro esteve sempre cerca de dois segundos à frente. Mais atrás, Rookstool, Balbi Junior e Ratinho faziam outro belo duelo. Ratinho passou Balbi, que depois caiu e perdeu muito tempo – preso às placas de publicidade – para voltar.

Wellington Garcia fez uma grande prova depois de largar mal, nas últimas colocações. O goiano girou rápido, se aproveitou de alguns erros dos adversários, e conseguiu chegar na segunda colocação. Campano visivelmente perdeu rendimento nos dez minutos finais e, pouco a pouco, Wellington, Adam Chatfield e Machito o ultrapassaram.

O norte-americano Rookstool andou bem, boa parte da prova na terceira colocação, porém, errou perto do fim e saiu da pista muito mal por causa do calor. O atleta chegou a desmaiar e ser levado para a ambulância. Salazar venceu com larga vantagem.

Veja os resultados!

 

mx1bateria1

 

 

MX2

Soma das baterias MX2
soma_mx2_campo_grande 

 

MX2 – 2ª bateria

thalespod_mauhaas
Thales diminuiu a diferença no campeonato para oito pontos – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Thales Vilardi fez o holeshot na segunda bateria da MX2 e disparou na frente mais uma vez. Outra coisa que se repetiu na segunda largada da categoria foi a queda do português Paulo Alberto. Ainda na primeira volta, Anderson Cidade, que havia largado em segundo, sentiu seu ombro esquerdo deslocar na seção de “whoops” e precisou desacelerar. Todo pelotão vinha na sequência e, sem perceber que o piloto catarinense estava parando, Pepê Bueno saltou e bateu em cheio. Os dois caíram e abandonaram a prova.

A sequência na segunda volta tinha Thales seguido de Hector Assunção, Anderson Amaral, Gustavo Pessoa e Fabinho Santos. Paulo Alberto logo se recuperou e encostou no pelotão. Fabinho vendeu caro a posição, mas acabou vencido pelo português, assim como os demais pilotos.

Thales abriu cerca de 20 segundos de vantagem sobre Hector. Faltando duas voltas para o fim, Paulo Alberto encostou e passou Hector Assunção.

Veja os resultados!
segunda_mx2_campo_grande

 

MX2 – 1ª bateria

thales_mauhaas
Thales Vilardi – Foto: Mau Haas / BRMX

 

14h – Thales Vilardi vence primeira bateria >> Anderson Amaral fez o holeshot na primeira bateria da MX2, mas logo perdeu a primeira posição para Gustavo Pessoa. Thales Vilardi, porém, foi quem assumiu a primeira posição na segunda volta. O paulista da Yamaha então disparou na frente, abrindo mais de 20 segundos dos demais. Paulo Alberto e Hector Assunção caíram na largada e saíram das últimas posições para fazer uma ótima corrida e chegar em segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Após 5min de prova, Thales Vilardi, Gustavo Pessoa, Anderson Amaral, Dudu Lima e Enzo Lopes formavam o Top 5. Com 10min de corrida, Paulo Alberto já encostava no pelotão de frente, ganhando diversas posições a cada volta. Mais para o fim, Dudu Lima, Gustavo Pessoa e Anderson Amaral caíram, perdendo muitas posições (Dudu Lima chegou a abandonar com dores no ombro).

Nos 5min finais da prova, Thales, Paulo e Hector se estabeleceram na frente, com Anderson Cidade na quarta posição e Enzo Lopes e Anderson Amaral brigando muito pela quinta colocação. Enzo levou a melhor e comemorou seu primeiro Top 5 da carreira na MX2.

Veja os resultados!

 

mx2bateria1

 

Júnior

enzo_bruno_mauhaas
Bruno, Enzo e Prika Becker (mecânico de Bruno) – Foto: Mau Haas / BRMX

 

13h – Enzo Lopes vence Júnior e comemora segundo lugar do amigo > O gaúcho Enzo Lopes largou na frente na categoria Júnior e disparou, abrindo vantagem maior que 30 segundos do segundo colocado em determinado momento da corrida. No fim da prova, o piloto comemorou muito o segundo lugar do amigo, e também gaúcho, Bruno Schimitz. O piloto de numeral #40, aguentou a pressão do paranaense Léo Almeida durante boa parte da prova. Acabou em segundo, mesmo com o pneu furado nas voltas finais, com larga vantagem. Léo caiu duas vezes e mal conseguiu terminar a prova, extenuado pelo calor de Campo Grande.

Enzo, Muguinho Paz e Djalminha Brito eram os únicos que saltavam o triplo, e levaram vantagem por isso. Muguinho vinha bem na corrida, recuperando posições depois de uma largada ruim, mas acabou com o pneu furado. Djalminha, por outro lado, também fez uma bela prova de recuperação e garantiu o terceiro posto no pódio.

Veja os resultados!

MXJR

 

Tempos dos treinos de aquecimento

Warm up
9h20 – Júnior
warmup_campogrande_jr

 

9h40 – MX2

warmup_campogrande_mx2
10h – MX1
warmup_campogrande_mx1