Carlos Campano e Hector Assunção são campeões brasileiros de motocross em 2014

||

campano_champ_toledo_mauhaas
Carlos Campano no pódio em Toledo – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Carlos Campano, da Yamaha Grupo Geração, e Hector Assunção, da Honda Mobil, faturaram os títulos do Brasileiro de Motocross 2014 nas categorias MX1 e MX2, respectivamente. A decisão do campeonato aconteceu neste domingo, 19, em Toledo, Paraná.

Ambos chegaram para a rodada final como líderes e favoritos, pois tinham uma vantagem pequena mas que lhes permitia administrar os resultados nas duas baterias. E ambos venceram as primeiras baterias do dia, o que lhes favoreceu ainda mais para a segunda e derradeira prova, quando fizeram “pilotagens de segurança”.

Outra semelhança entre eles é que os dois chegaram ao bicampeonato brasileiro em suas respectivas categorias. E ambos também haviam sido campeões deste campeonato pela primeira vez em 2012. Hector Assunção, 22 anos, tem idade para mais duas temporadas na categoria MX2, e por isso defenderá o “cinturão de campeão” na próxima temporada. Carlos Campano, 29 anos, também fica no Brasil para a defesa de título na MX1 em 2015.

>>> Confira aqui a classificação final do campeonato
>>> Acesse neste link os resultados de sábado

Leia abaixo o resumo das baterias deste domingo!

.

 

MX1

Carlos Campano fatura primeira bateria e coloca mão na taça

campanomx1_tolado_keulerner
Carlos Campano comemora a primeira vitória no dia – Foto: Keu Lerner / BRMX

 

Carlos Campano fez o holeshot na primeira bateria e liderou todas as voltas até a bandeira quadriculada. Jean Ramos, que também brigava pelo título, largou em terceiro, atrás de seu companheiro de equipe Adam Chatfield.

Jean logo ganhou a posição do inglês e colocou pressão em Campano nos 10min iniciais. Depois o espanhol abriu vantagem e venceu com 4seg sobre Jean.

Balbi Junior, que também brigava pelo título, largou por volta da sexta colocação e fez uma bela corrida de recuperação. Avançou sobre os adversários e terminou a prova pressionando Jean pela segunda colocação.

O estreante Miguel Cordobez mostrou boas habilidades. Andou quase toda prova entre os cinco primeiros, mas sentiu o calor e o ritmo forte da corrida e perdeu muitas posições na parte final da prova.

Com os resultados, Campano abriu 13 pontos de vantagem sobre Jean Ramos (que assumiu a vice-liderança) e 14 pontos de vantagem sobre Balbi Junior (que caiu para o terceiro lugar). Foi para a segunda bateria podendo administrar esta “sobra”.

.
:: Resultado da 1ª bateria MX1
toledo_prova_mx1-1

 

 

Jean Ramos ganha segunda bateria e Campano é campeão

jeanramos2_toledo_mauhaas
Jean Ramos, vice-campeão brasileiro de motocross – Foto: Mau Haas / BRMX

 

A segunda bateria deixou a desejar em emoção. Campano tinha uma vantagem muito boa para administrar (13 pontos) e poderia terminar até na nona colocação para sair campeão. O espanhol largou em primeiro, mas tirou a mão algumas curvas depois e manteve uma “tocada de segurança” para acabar em sexto na bateria e comemorar o título.

Jean Ramos imprimiu seu ritmo e venceu a prova depois de assumir a liderança ainda na primeira volta. Balbi Junior, outro candidato ao título, estava se recuperando na corrida, dava impressão que pressionaria Jean, mas sua moto apresentou problemas e ele perdeu rendimento.

Jetro Salazar se aproveitou e conseguiu seu melhor resultado desde a primeira bateria da sexta etapa, realizada em Paty de Alferes, quando também foi segundo colocado e tinha a liderança do campeonato.

Na soma das baterias, Jean Ramos saiu vencedor da etapa (a primeira vitória overall dele no ano), com Jetro Salazar em segundo e Carlos Campano em terceiro.

 

:: Resultado da 2ª bateria em Toledo
mx1bat2

 

:: Soma das baterias – MX1
somamx1

 

MX2

Hector Assunção vence primeira bateria e se aproxima do título

hectorchamp_toledo_mauhaas
Hector e Paulo comemoram a dobradinha da Honda no pódio – Foto: Mau Haas / BRMX

 

A chuva chegou minutos antes da primeira largada do dia e mudou as condições da pista, que ficou mais lisa e um pouco mais pesada.

Quando caiu o gate, Anderson Amaral largou na frente, trazendo os dois postulantes ao título, Hector Assunção e Paulo Alberto, na “carona”. Paulo Alberto assumiu a liderança na terceira volta e Hector Assunção pulou junto para o segundo lugar. Iniciava então a principal disputa da categoria.

O português liderou cerca de metade da corrida, até um retardatário cair na sua frente. Paulo foi atrapalhado no lance, e Hector, que estava muito perto, conseguiu tirar vantagem e ultrapassar o português na rampa seguinte. Paulo saltou pouco enquanto Hector fez o salto completo para assumir a liderança.

Com este resultado, o brasileiro aumentou para 10 pontos a sua vantagem no campeonato. Vai para a segunda bateria podendo terminar em nono lugar para ficar o título.

 

:: Resultado da 1ª bateria da MX2
toledo_prova_mx2-1

 
Anderson Amaral vence segunda bateria e Hector comemora título

andersonamaral_toledo_mauhaas
Amaral comemora sua primeira vitória em baterias de 2014 – Foto: Mau Haas / BRMX

 

A segunda bateria foi vencida por Anderson Amaral, que comemorou muito, mas quem comemorou o título no fim do campeonato foi Hector Assunção. Hector tinha 10 pontos sobre o português Paulo Alberto. Assim, na segunda bateria, a nona colocação já seria suficiente, e Hector ainda terminou em terceiro.

– Depois da primeira etapa eu torci meu tornozelo e acabei diminuindo o ritmo de treino, e meu desempenho não foi tão bom quanto na primeira etapa (ficou em primeiro lugar). Mas, como mantive a regularidade no campeonato, acabei vencendo – ressalta Hector.

 

:: Resultado da 2ª bateria MX2
toledo_prova_mx2-2

 

:: Soma das baterias MX2
toledo_prova_mx2-soma

 

.

MXF

Stefany Serrão é campeã brasileira na categoria das mulheres

stefany_toledo_keulerner
Stefany Serrão – Foto: Keu Lerner / BRMX

 

Em prova única, a categoria feminina do Brasileiro de Motocross 2014 definiu a campeã em Toledo, Paraná. Stefany Serrão desbancou a favorita Mariana Balbi e venceu a corrida para comemorar seu primeiro título brasileiro.

A prova foi bastante emocionante. Mariana Balbi largou na frente e Stefany em segundo. As duas brigaram pela liderança volta a volta, até que Stefany conseguiu a ultrapassagem já nos minutos finais. Em seguida, Mariana caiu e deixou que a paulista abrisse mais vantagem.

– Como choveu, eu sabia que seria uma prova difícil, mas que eu tinha condições de vencer. Não me arrisquei muito, pois estava sendo uma prova muito difícil. Estava na segunda colocação até que no final da prova resolvi atacar e consegui a ultrapassagem. Estou feliz de mais com esse título – diz Stefany Serrão.

 

:: Resultado da bateria única da MXF
mxfprova

 

..

Warm-up (treino de aquecimento)

MX1
mx1warmup

MX2
mx2warm

MXF
mxfwarmup